Galeria dos Controladores

Maria Celeste Morais Guimarães

Maria Celeste Morais Guimarães

celeste1Advogada e parecerista. Sócia Fundadora do Nemer & Guimarães Advogados. Árbitra credenciada pela CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil. Vice-Presidente da Comissão Especial de Falências e Recuperação de Empresas, do Conselho Federal da OAB para o triênio de 2019/2021. Presidente da Comissão Estadual de Direito Societário da OAB/MG para o triênio de 2019/2021. Doutora em Direito Empresarial e Mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora Titular de Direito Empresarial da Faculdade de Direito Milton Campos, período de 1988 a 2017. Membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), no qual atuou como Diretora do Departamento de Direito Empresarial. Membro e Presidente de Honra da Comissão de Falência e Recuperação de Empresas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais (OAB-MG). Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR). Membro Efetivo do International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy (INSOL). Conselheira de Administração certifi cada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro efetivo. Auditora Geral do Estado de Minas Gerais, atual Controladoria-Geral do Estado, período de 2003 a 2010 e Diretora Jurídica da Companhia Energética de Minas Gerais - Holding (CEMIG), da CEMIG Geração e Transmissão S/A e da CEMIG Distribuição S/A, período de 2011 a 2015.

Maria Celeste Morais Guimarães

Período: 28/03/2007 à 31/12/2010

Moacyr Lobato

Moacyr Lobato

ddihaxhb

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desde 28/06/2012. Professor de Direito Empresarial na PUC-MG. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG – 2002. Pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-2004. Eleito Membro do Órgão Especial do TJMG. (biênio 2018-2020). Ex-Ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais no período de 31/07/2015 a 30/07/2017.

Eleito membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. (biênio 2012/2013). Integrante membro da Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. (biênio 2014/2016). Integrante do Grupo de Trabalho destinado à revisão da utilização do Serviço de Apoio Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - Logística. (biênio 2016/2018).

Procurador do Estado de Minas Gerais, por concurso público de provas e títulos, desde 21 de março de 1983. Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Defesa Social, no período de 20 de julho de 2007 a 10 de março de 2009. Secretário de Estado de Defesa Social, no período de fevereiro a dezembro de 2010. Controlador-Geral do Estado de 03 de janeiro de 2011 a 04 de fevereiro de 2012.

Advogado, de março/1982 a maio/2012. Membro do Instituto dos Advogados do Estado de Minas Gerais. Membro da Câmara de Planejamento, Gestão e Finanças do Estado de Minas Gerais - 2011/2012. Membro do Comitê de Governança Corporativa do Estado de Minas Gerais - 2011/2012.

Professor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional de Minas Gerais, de 1998 a 2010. Professor auxiliar de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna no ano de 1986. Professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito Milton Campos no período de 1986 a 1988. Membro integrante de Bancas Examinadoras de processos de seleção para admissão à Categoria de Professor Assistente – cadeira de Direito Comercial – Faculdade Mineira de Direito – PUC/MG. Membro integrante da Banca Examinadora, na Cadeira de Direito Civil, do Concurso Publico promovido pela academia de Policia Civil de Minas Gerais – agosto de 1993. Membro da Banca Examinadora do concurso público para ingresso na carreira de Procurador do Estado da Advocacia geral do Estado de Minas Gerais em 2007.

Moacyr Lobato

Período: 03/01/2011 à 03/02/2012

Plínio Salgado

Plínio Salgado

Antonio anastasiaEspecialista e mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais e administrador de Empresas pela União de Negócios e Administração (UMA). Ele ainda é professor de Direito da Faculdade Milton Campos. Familiarizado com a questão do controle, o professor fez sua dissertação de mestrado sobre o tema, com ênfase no papel das CPI. Esse trabalho deu origem à obra Comissões Parlamentares de Inquérito CPI.
Plínio Salgado foi professor também na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna, na Universidade Fumec, e nas academias Polícia Civil e Polícia Militar de Minas Gerais. Exerceu ainda os cargos de consultor Técnico do Governo de Minas Gerais; de assessor Jurídico da Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG) e de procurador geral da Copasa.
Plínio Salgado é fundador do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), tornando-se o primeiro presidente. Integra o Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG).

Plínio Salgado

Período: 28/02/2012 à 03/04/2014

Júlio César dos Santos Esteves

Júlio César dos Santos Esteves

ywe777vqAdvogado; Procurador de carreira da ALMG; ex-Procurador-Geral Adjunto e ex-Procurador-Geral da ALMG; Professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Ex-Professor da sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, da Universidade FUMEC e da Universidade de Itaúna; Ex-Secretário de Estado Adjunto de Casa Civil e Relações Institucionais e ex-Controlador-Geral do Estado; Ex-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo - IMDA; Especialista e Mestre em Direito Administrativo pela UFMG; Especialista em Administração do Poder Legislativo pela Universidade de Minnesota-EUA.

Júlio César dos Santos Esteves

Período: 04/04/2014 à 31/12/2014

Mario Vinicius Claussen Spinelli

Mario Vinicius Claussen Spinelli

mario spinelliOuvidor-Geral da Petrobras. Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP e Mestre em Administração Pública pela FJP-MG. Professor do curso de Pós-Graduação em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos, da UFLA-ESAF. Professor do Curso de Extensão em Compliance da PUC-RJ. Professor do Curso de Pós-graduação em Compliance pelo CPEC/Universidad Castilla La Mancha. Foi o primeiro Controlador-Geral do Município de São Paulo, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Secretário de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da CGU e Conselheiro do COAF. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CG.

Mario Vinicius Claussen Spinelli

Período: 19/01/2015 à 10/01/2016

Eduardo Martins de Lima

Eduardo Martins de Lima

gntyr0opGraduado em Psicologia e Direito, Mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências Humanas: em Sociologia.
Do ponto de vista da experiência profissional salienta-se o desenvolvimento de programas de gestão de pessoas, governança corporativa no âmbito privado e público e, em alguns casos, situações que envolveram o controle social. Exemplos dessas experiências foram os trabalhos desenvolvidos na Universidade FUMEC (em especial na condição de Reitor e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão) e na Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (como seu dirigente máximo). Ademais, a experiência em conselho de administração e conselhos fiscais de companhias (GASMIG, LIGHT SA e EMIP, respectivamente), agregam a vivência em estruturas de governança empresarial.
Atuou, ainda, como pesquisador e professor universitário durante mais de 30 anos e tem diversos artigos publicados em revistas especializadas e é autor/coautor de 6 livros publicados.

Eduardo Martins de Lima

Período: 11/07/2016 à 31/12/2018

Rodrigo Fontenelle

Rodrigo Fontenelle

Antrodrigo santinelle

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Estadual de Controle Interno (CONECI-MG) e Coordenador Nacional da Rede de Controle da Gestão Pública. Foi presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) no biênio 2022-2023. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum, 2ª edição)) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição). Possui cinco certificações internacionais: CGAP, CIA, CCSA e CRMA, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA); e ISO 37001/37301, emitida pela Tradius.

Rodrigo Fontenelle

Período: 02/01/2019 - Atual