Os gestores da Controladoria-Geral do Estado de MG (CGE) participaram, ontem (15/12/21), da capacitação “Acolhimento e Gestão de Conflitos: Humanizando relações interpessoais no tratamento do assédio”, com a professora Cintia Moreira Gonçalves.
A professora enfatizou a importância de se evitar que pequenas indisposições, normais no ambiente de trabalho, evoluam para uma situação de assédio. Para isso, é importante que o gestor esteja atento a sua equipe para intervir tempestivamente.
Cintia explicou sobre o papel do acolhimento, da escuta ativa do gestor para com sua equipe. Apontou como ações simples, como compartilhar uma garrafa de café com a equipe pela manhã, pode humanizar as relações e desembaraçar problemas que, de outro modo, poderiam desencadear um conflito.
Caso a denúncia aconteça, a professora apontou estratégias que facilitam que as partes cheguem a um acordo. O mediador, por exemplo, deve utilizar linguagem cidadã e usar roupas mais casuais, que deixem as partes mais à vontade. Uma mesa redonda, com café quentinho, balinhas e biscoitos também proporcionam um clima de acolhimento que leva a conclusões mais favoráveis do processo.
"Falar em acolhimento é falar em atenção, audição ativa, empatia. Mais do que aspectos legais, acolher é mostrar ao outro que ele realmente está amparado, que a organização se preocupa com sua situação e fará o possível para melhorar o clima organizacional. ", afirmou Raquel de Oliveira Damázio Prudêncio.