Auditoria Interna e Gestão de Riscos

Auditoria interna e riscos

O papel da Auditoria Interna na Implementação da Gestão de Riscos

A busca dos objetivos de uma organização pública envolve riscos decorrentes da natureza de suas atividades, de mudanças nas circunstâncias e nas demandas sociais, da própria dinâmica da administração pública, bem como da necessidade de mais transparência, prestação de contas e cumprimento dos requisitos legais e regulatórios.  

 O desafio da governança nas organizações públicas é determinar quanto risco aceitar na busca do melhor valor para os cidadãos e outras partes interessadas, o que significa prestar o serviço de interesse público da melhor maneira possível, equilibrando riscos e benefícios. O instrumento da governança para lidar com esse desafio é a gestão de riscos, um processo estratégico e fundamental para as organizações do setor público, e um componente relevante de seus sistemas de governança.  

 A gestão de riscos corretamente implementada e aplicada de forma sistemática, estruturada e oportuna gera benefícios que impactam diretamente cidadãos e outras partes interessadas da organização ao viabilizar o adequado suporte às decisões de alocação e uso apropriado dos recursos públicos, o aumento do grau de eficiência e eficácia no processo de criação, proteção e entrega de valor público, otimizando o desempenho e os resultados entregues à sociedade. 

Conforme previsto nas normas legais, regulamentares e operacionais de auditoria interna da CGE-MG, a auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, estruturada para aprimorar as operações dos órgãos e entidades do Poder Executivo, auxiliando-os na consecução de seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.  Nesse sentido, a auditoria interna visa agregar valor à gestão, aprimorando os controles internos administrativos e a geração de informações preventivas e oportunas para subsidiar o processo decisório dos órgãos e entidades, com ênfase nos serviços de consultoria e avaliação dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos. 

A auditoria interna presta avaliação ao examinar e reportar sobre a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos implementados nas organizações e também presta serviços de consultoria (assessoramento; orientação; facilitação e treinamento) para auxiliar na implementação e aprimoramento da gestão de riscos nas organizações. Quando uma organização não dispõe de um processo formal de gestão de riscos, a auditoria interna pode assumir um envolvimento direto nos primeiros estágios de sua implementação, mediante trabalhos de consultoria. Como exemplo de ações executadas, a CGE-MG, por meio da Superintendência Central de Auditoria em Gestão de Riscos, desde 2019 capacita servidores sobre o tema Gestão de Riscos, além de já ter executado várias ações de consultoria aos órgãos do Poder Executivo na identificação e avaliação de riscos de seus processos operacionais. 

No entanto, o momento atual demanda um avanço na difusão da Gestão de Riscos no âmbito do estadual, sendo necessário executar esforços no sentido de cada órgão elaborar e implementar uma Política de Gestão de Riscos. Por isso, a Superintendência Central de Auditoria em Gestão de Riscos, como forma de apoiar e incentivar as organizações do Poder Executivo a implementarem e institucionalizarem a gestão de riscos, prevê como ação a ser desenvolvida no seu Plano Anual de Auditoria de 2023, a elaboração de material de apoio, oferta de treinamento e orientação para a formulação de diretrizes para a implementação da Política de Gestão de Riscos. 

Referência Bibliográfica: 

TCU. Tribunal de Contas da União. Roteiro de Auditoria de Gestão de Riscos. 2017 

IIA. Instituto de Auditores Internos. Declaração de Posicionamento do IIA:O Papel da Auditoria Interna na Governança Corporativa. Ano:2018.Disponível em:https://iiabrasil.org.br/korbilload/upl/ippf/downloads/declarao-de-pos-ippf-00000006-14062018163019.pdf. Acesso: janeiro, 2023.

Quer saber mais? 

Superintendência Central de Auditoria em Gestão de Riscos e Programas
Armando Noé Carvalho de Moura Júnior
Telefone: (31) 3915-8885
Endereço Eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acesse:

 

Videos do TCU: 

download

O que é risco?           

download 1

O que é gestão de risco? 

download 2

7 Princípios básicos para uma Polítoca de Gestão de Riscos

download 3

Objetos de Processos de Gestão de Riscos