A proposta é identificar eventual existência de bens hospitalares e ambulatoriais que se encontram armazenados sem utilização e propor soluções para sua destinação, evitando a ociosidade
Auditores da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) visitaram, nesta semana, o almoxarifado central da Secretaria de Estado de Saúde em Contagem. O objetivo da visita foi conhecer as condições de funcionamento e compreender os fluxos de trabalho do almoxarifado.
Neste ciclo, o projeto CGE Presente visa avaliar o processo de destinação dos bens adquiridos pela SES e identificar a eventual existência de bens remanescentes (materiais permanentes e/ou de consumo) que se encontram sem utilização, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e dos mecanismos de controle.
“O almoxarifado tem um fluxo de trabalho intenso e uma equipe dedicada à entrega dos resultados”, afirmou o Auditor Leonardo Vitorino. Carlos Humberto, auditor que também participou da visita, explicou que com a colaboração da Secretaria de Saúde, a CGE espera poder colaborar para reduzir os riscos e tornar o trabalho ainda mais eficiente.
Durante a visita a equipe da CGE foi acompanhada pelo Coordenador do Almoxarifado, João Erick, pelo Diretor de Logística e Patrimônio, Alan da Silva Santos e pelo Assessor Breno Cruz.
Foto: Equipe SES e CGE em visita ao almoxarifado
Para saber mais sobre o CGE Presente, clique aqui.
Para saber mais sobre a 2ª fase do projeto, clique aqui.
CGE Presente, 1º Ciclo
O CGE Presente tem como objetivo verificar a aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social com atuação preventiva. O tema alimentação escolar foi escolhido para a primeira fase do projeto.
“Foi realizada auditoria preventiva com o intuito de identificar deficiências e agir de forma a propor soluções rápidas para os problemas encontrados na tentativa de reduzir potenciais danos e a qualidade na entrega de políticas públicas a sociedade”, explica a Coordenadora de Auditoria, Transparência e Integridade da Secretaria de Estado de Educação, Dandara Pimenta.
“A dinâmica dos trabalhos baseou-se na aproximação com o staff da SEE para facilitar o conhecimento dos fluxos de trabalho e dos processos existentes no dia a dia das escolas. Dessa forma, propiciou-se que soluções criativas e viáveis fossem pensadas, discutidas com a alta administração, e, paulatinamente, implementadas. Nesse sentido, o projeto visou trabalhar para agregar valor ao serviço público, propondo aprimoramentos na gestão das Caixas Escolares e por meio desta parceria com a SEE foi possível contribuir de forma mais eficaz e assertiva para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos de trabalho, gerando economicidade, eficiência e maior transparência”, completa Dandara.
Para saber mais, assista animação inspirada no primeiro ciclo do projeto.