Noticias

medalha pcmg

A controladora-geral do Estado de Minas Gerais, Marcela Ferreira Dias , foi condecorada, na última segunda-feira (3/11), com a Medalha de Honra ao Mérito da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), durante cerimônia realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A honraria, instituída pela Polícia Civil por meio de resolução publicada em setembro de 2024, tem como objetivo reconhecer policiais, personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à corporação ou à sociedade mineira, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública, da ética e da justiça.

A cerimônia foi conduzida pela chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis, e reuniu diversas autoridades estaduais, agraciados e seus convidados. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do YouTube da PCMG.

A Medalha de Honra ao Mérito representa o reconhecimento público e institucional àqueles que, por seus méritos e colaborações relevantes, contribuem para o engrandecimento da Polícia Civil e para o fortalecimento de valores como coragem, dedicação e compromisso social.

Ao agradecer pela homenagem, a controladora-geral destacou a importância da parceria entre os órgãos de controle, investigação e segurança pública.

“Hoje tive a honra de receber a Medalha de Honra ao Mérito da Polícia Civil de Minas Gerais, uma instituição essencial para o fortalecimento do nosso Estado e parceira constante da CGE-MG no combate à corrupção, na promoção da integridade e na defesa do interesse público. Seguimos firmes na missão de servir o cidadão mineiro, fortalecendo a parceria entre os órgãos de controle, investigação e segurança pública para construir um Estado cada vez mais íntegro e confiável”, afirmou Marcela Ferreira Dias.

8

Evento reuniu cerca de 170 participantes para debater boas práticas de integridade, auditoria e governança nas empresas públicas e sociedades de economia mista de Minas Gerais. 

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) realizaram, nesta segunda-feira (20/10), o II Encontro com as Estatais: Pela Integridade Público-Privada, no Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa. O evento reuniu cerca de 170 participantes, entre empregados públicos e gestores de empresas estatais e órgãos do Executivo mineiro, para debater temas como auditoria interna, governança, correição, transparência e promoção da integridade.

A mesa de abertura reuniu a controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, o diretor-presidente da Gasmig, Carlos Camargo Cólon, e representantes das estatais e secretarias do Governo de Minas, reforçando o caráter integrador do evento.

Em sua fala, a controladora-geral Marcela Ferreira Dias destacou o significado do evento como o primeiro da nova gestão da CGE, reforçando a importância de cultivar a integridade como valor essencial à administração pública.

“Integridade é cultura. Ser íntegro é ser leal — leal à instituição pública e, principalmente, ao cidadão. Trabalhamos todos os dias pelo interesse público, e a Controladoria existe para lembrar a administração do nosso propósito: servir com ética, transparência e eficiência”, afirmou.

Marcela também ressaltou o papel da CGE como parceira das empresas e dos gestores comprometidos com boas práticas.

“A Controladoria sempre estará ao lado do gestor que quer ser eficiente. E não há eficiência sem integridade”, completou.

O diretor-presidente da Gasmig, Carlos Camargo Cólon, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da integridade e da cooperação entre o órgão de controle e as estatais.

“Tão importante quanto entregar resultados é a forma como os alcançamos. Investimos continuamente em compliance, gestão de riscos e políticas de integridade corporativa. Eventos como este são fundamentais para promover o diálogo, o aprendizado conjunto e a melhoria contínua de nossos processos”, afirmou.

Palestras

A programação do encontro contou com palestras de destaque nacional. O Secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Pontes Vianna, abriu o ciclo com a palestra magna “O papel do Estado na promoção da integridade empresarial”, abordando o papel do poder público na consolidação de uma cultura de ética e conformidade nas organizações.

No período da tarde, o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Ricardo Wagner de Araújo, apresentou o “Sistema de Integridade da Petrobras”, destacando a evolução dos mecanismos internos de controle e o impacto das boas práticas de compliance nos resultados corporativos.

Encerrando a programação, o auditor-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Marcus Vinicius de Azevedo Braga, ministrou a palestra “Auditoria interna e suas contribuições para a essência das empresas estatais”, enfatizando o papel estratégico da auditoria para a governança e a geração de valor público.

Encerramento

O controlador-geral adjunto do Estado, Igor Martins, realizou o encerramento do evento, agradecendo a presença dos participantes e destacando o compromisso contínuo da CGE com a promoção da integridade e da eficiência na gestão pública.

O II Encontro com as Estatais: Pela Integridade Público-Privada reforça o compromisso do Governo de Minas, por meio da CGE, em fortalecer a cultura de integridade e o aprimoramento dos mecanismos de controle e transparência nas empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado, em conformidade com as diretrizes da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais).

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Capa pss 19 25

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) abrirá, na próxima segunda-feira (27/10), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 19/2025, que selecionará profissional para chefiar a Assessoria de Harmonização das Controladorias Setoriais e Seccionais (AHCS).

O período de inscrições vai até o dia 31 de outubro, às 17h, e os candidatos interessados devem preencher o formulário de inscrição/auto declaração, assegurando preencher os requisitos legais e obrigatórios e enviar para o e-mail devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “PROCESSO SELETIVO AHCS – CURRÍCULO”. É necessário anexar o currículo profissional e a motivação para ocupar o cargo (máximo de uma página), ambos em formato PDF.

A vaga é destinada a profissionais da carreira de Auditor Interno do Poder Executivo, conforme a Lei Estadual nº 15.304/2004, e será preenchida por meio de cargo de provimento em comissão DAD-9. O processo contará com duas etapas: análise curricular e, se necessário, entrevistas com os(as) candidatos(as) selecionados(as).

Entre as atribuições da AHCS estão a coordenação e harmonização da atuação das controladorias setoriais e seccionais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, além de apoiar e integrar as atividades de auditoria, corregedoria, transparência, integridade e controle social.

📅 Inscrições: de 27 a 31/10/2025 (até às 17h)
📄 Assunto do e-mail: PROCESSO SELETIVO AHCS – CURRÍCULO
🔗 Confira o edital completo aqui.

pss 18 2025

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 18/2025, que visa selecionar profissional para a chefia da Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

As inscrições podem ser realizadas de 16 a 23 de outubro de 2025, até às 17h, mediante o envio do formulário de inscrição, currículo profissional em PDF e texto de motivação (máximo de uma página) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “PROCESSO SELETIVO CSEC/SEDE – CURRÍCULO”.

A vaga é destinada a profissionais da carreira de Auditor Interno do Poder Executivo, conforme a Lei Estadual nº 15.304/2004. O cargo é de provimento em comissão (DAD-9), com gratificação GTED-4, e o exercício será na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em regime híbrido (três dias presenciais e dois em teletrabalho).

Entre os requisitos obrigatórios, estão experiência mínima de três anos nas áreas de auditoria, correição administrativa e/ou transparência e integridade, além de não ter sofrido sanção disciplinar nos últimos cinco anos. São considerados desejáveis formação superior e especialização em áreas correlatas, experiência em liderança e conhecimento sobre normas e legislações de controle e integridade pública.

A seleção será composta por três etapas: análise documental e curricular, análise técnica e entrevista final com o titular do órgão. O resultado será divulgado no site da CGE.

Confira o edital completo e participe!