- ASCOM
- Notícias
- Acessos: 15
CGE Minas realiza transição da Arcco-MG e da Secex e apresenta balanço das ações de 2024
CGE Minas conclui suas atividades à frente da gestão da Arcco-MG e da Rede de Controle da Gestão Pública.
Após um ano de mandato da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) assume a coordenação da Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG) em 2025.
A reunião de transição aconteceu ontem (19/2), no gabinete da CGE Minas, na Cidade Administrativa. Na ocasião, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, destacou a importância da PCMG para os avanços do combate à corrupção em Minas nos últimos anos. “A Arcco, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma série de operações durante a pandemia. Essas iniciativas foram fundamentais para prevenir irregularidades e fraudes nas contratações da Covid-19”, relembrou.
Representando a PCMG, participaram do encontro o delegado de Polícia Dr. Adriano Assunção Moreira e o investigador de Polícia Thiago Soares dos Reis.
Balanço das ações
A CGE passou pela coordenação da Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG) nos anos de 2019 e 2020 e retornou em 2024. Dentre as ações realizadas pela rede no último ano, destacam-se a criação de câmara técnica destinada ao fortalecimento do controle interno no âmbito dos municípios mineiros e câmara especializada em combate à corrupção.
Além disso, a Arcco-MG capacitou cerca de 500 servidores em mais uma edição da Semana Contra a Corrupção e publicou a Cartilha “Diretrizes de Prevenção e Combate à Corrupção", documento que apresenta diretrizes norteadoras para a atuação dos órgãos públicos e da sociedade civil no enfrentamento da corrupção.
A Arcco-MG é formada por diversos órgãos e instituições da administração pública do Estado de Minas Gerais e tem como objetivo de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão do Poder Público, ao diagnóstico e combate à corrupção, bem como o fortalecimento, ampliação e aprimoramento da articulação entre instituições.
Rede nacional
Em 2024, além de estar à frente da coordenação da rede mineira, a CGE também presidiu a Rede de Controle da Gestão Pública, que possui abrangência nacional. Quem assume a Secretaria Executiva das Redes de Controle (Secex) no exercício de 2025 é o Ministério Público de Contas (MPC) do Maranhão.
Com o objetivo promover o compartilhamento de boas práticas de governança pública e reforçar a atuação em rede, a Secretaria Executiva da Rede de Controle da Gestão Pública, promoveu, em 2024, o Encontro Técnico de Integridade e Governança, realizado nos dias 20 e 21 de junho, no Rio de Janeiro, e a Reunião Plenária da Rede de Controle da Gestão Pública, realizada nos dias 12 e 13 de novembro, em Belo Horizonte.
A Rede de Controle da Gestão Pública é um centro decisório de atuação nacional que, por meio da troca de experiências e da sinergia entre organizações, atua no acompanhamento dos gastos públicos e no combate à corrupção no país.