CGE capacita servidores em IA e firma acordo de cooperação técnica para uso do ChatTCU
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), realizou imersão com o objetivo de capacitar servidores no uso da inteligência artificial (IA) aplicada ao serviço público. O curso foi ministrado pelo professor e palestrante Wesley Vaz, auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU).
A capacitação, que chegou ao fim ontem (21/8), foi ministrada ao longo de 7 dias. Participaram das turmas os servidores do órgão central e das controladorias setoriais e seccionais, além de servidores da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE).
O curso utiliza a abordagem ATIVA, metodologia desenvolvida com base em estudos de casos reais e boas práticas internacionais. O método divide o processo em 5 fases interconectadas, criando um caminho claro para organizações públicas navegarem nos desafios da implementação de IA. Ao final da imersão, os servidores saíram com projetos estruturados para pensar soluções utilizando agentes de IA com o foco em resolução de problemas e aprimoramento do controle interno.
Para tornar ainda mais palpável a aplicação da IA em sua rotina de trabalho, a CGE firmou acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas da União para uso do ChatTCU, ferramenta de inteligência artificial que auxilia nas atividades diárias dos servidores.
O ChatTCU funciona como um chatbot, permitindo que usuários obtenham respostas e orientações rápidas sobre serviços administrativos, jurisprudência selecionada, normativos, entre outros. Além disso, a ferramenta é também uma plataforma de agentes de IA, que permite a automação de tarefas e a execução de fluxos de trabalho mais complexos.