Noticias

Evento Sejusp fev 2026 CGE

Evento apresentou a nova edição do Plano de Integridade da Sejusp e reconheceu boas práticas institucionais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) realizou, no dia 11/2, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o seminário “Integridade na Sejusp”, voltado aos servidores da pasta. A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) participou do encontro, reforçando o apoio institucional à promoção da cultura de integridade no Estado.

O evento marcou a apresentação da segunda edição do Programa e do Plano de Integridade da Sejusp, além da entrega da premiação “Destaques de Integridade”, que reconheceu boas práticas institucionais.

A controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, participou da abertura ao lado do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e destacou a parceria da CGE com os órgãos e entidades estaduais no fortalecimento do ambiente de integridade em Minas Gerais.

“Os Programas de Integridade fortalecem a ética, a transparência e a boa governança e vão além de documentos formais, são compromissos vivos com o interesse público. Seu sucesso depende do engajamento coletivo de servidores e gestores na construção da confiança institucional”, afirmou Marcela.

A programação incluiu palestra da subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE, Cynthia Vieira, que ressaltou a integridade como uma escolha diária e uma infraestrutura essencial da gestão pública, capaz de sustentar a confiança, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Também foi abordada a transição do combate à corrupção para a consolidação de uma cultura organizacional baseada em valores, prevenção de riscos e responsabilidade coletiva.

Durante o seminário, foi apresentada a nova edição do Plano de Integridade, instrumento estratégico voltado ao fortalecimento da governança, da gestão de riscos e da prevenção de irregularidades, além do Comitê de Integridade. A coordenadora de Integridade e Transparência, Marina Augusta Silva Rosa, destacou que a iniciativa busca alinhar condutas e consolidar uma cultura organizacional pautada pela ética, pela transparência e pela responsabilidade no âmbito da Secretaria.

 

 

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

 
 

Dados abertos seplga fev 2026

Governo de Minas amplia transparência e divulga novos dados orçamentários no Portal de Dados Abertos

Atualização permite acompanhar e extrair, em formato aberto, como o dinheiro público é planejado e gasto em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) passou a disponibilizar novos conjuntos de dados no Portal de Dados Abertos, gerenciado pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE). As informações ajudam o cidadão a compreender, de forma mais clara, como o dinheiro público é planejado e executado pelo Governo de Minas.

Os dados divulgados são provenientes de dois sistemas utilizados pelo Estado: o Armazém do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e o Sistema Orçamentário (Sisor). Na prática, eles permitem acompanhar desde o planejamento do orçamento até a execução das despesas, indicando onde os recursos públicos estão sendo aplicados.

No Armazém Siafi, é possível encontrar informações sobre despesas já realizadas, como pagamentos efetuados pelos órgãos estaduais. Já o Sisor reúne dados relacionados ao planejamento orçamentário, com detalhamento de programas, ações e áreas que recebem recursos. Juntos, os dois sistemas permitem visualizar todo o percurso do dinheiro público, do planejamento à execução.

Segundo o assessor de Inteligência de Dados da Seplag-MG, Gabriel Braico Dornas, a ação reforça o compromisso do Estado com a transparência. “Essa iniciativa demonstra nosso compromisso com a transparência ativa. Esperamos que os dados ajudem o cidadão a acompanhar mais de perto como os recursos públicos são aplicados”, afirma.

Antes, esse tipo de informação ficava restrito a relatórios específicos ou a consultas limitadas em sistemas internos. Com a publicação no Portal de Dados Abertos, os dados passam a estar disponíveis de forma organizada, em formato aberto e com atualização diária.

 

Dados Abertos

Dados abertos são informações produzidas pela administração pública e disponibilizadas para acesso livre da população. Esses dados podem ser utilizados em aplicações desenvolvidas pela sociedade, como ferramentas tecnológicas e cruzamentos de informações.

Com as bases de dados publicadas no Portal de Dados Abertos, o acesso, a interpretação e o reuso das informações oficiais são ampliados e facilitados.

Gestores estaduais responsáveis por bases de dados de compartilhamento amplo, ou seja, aquelas que não estão sujeitas a restrições de acesso e ainda não estão catalogadas no Portal de Dados Abertos, podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para solicitar a abertura dos dados de sua unidade.

 
 

PSS Transforma fev 2026

Promover a responsabilização de agentes públicos, fortalecer a atuação correcional e assegurar o cumprimento do devido processo legal são desafios fundamentais para uma administração pública íntegra e ética. Nesse sentido, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) abriu o Processo Seletivo Simplificado nº 01/2026 para a escolha de profissional que irá atuar à frente da Diretoria Central de Responsabilização de Agentes Públicos da Área Social (Draps).

A Draps desempenha papel estratégico na apuração de infrações funcionais envolvendo agentes públicos de órgãos e entidades do Poder Executivo da área social, por meio da condução e do acompanhamento de sindicâncias e processos administrativos disciplinares. Entre suas principais atividades estão a orientação e supervisão das comissões disciplinares, o monitoramento de prazos processuais e o fortalecimento da segurança jurídica, sempre com foco na imparcialidade, na ética e na garantia do contraditório e da ampla defesa.

A oportunidade é voltada a servidores efetivos ocupantes do cargo de Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, com formação superior e experiência mínima de dois anos em atividade correcional. A função será exercida em cargo de provimento em comissão (DAD-7), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com possibilidade de regime de teletrabalho híbrido, conforme normativos vigentes.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2026, até as 17h, mediante preenchimento de formulário eletrônico e envio de currículo profissional e carta de motivação à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.conforme as orientações estabelecidas no edital. O processo seletivo contará com etapa de inscrição, análise curricular e entrevistas.

Alinhada aos seus valores institucionais, a CGE reafirma que seus processos seletivos são pautados pela diversidade e pela equidade, incentivando a candidatura de mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e integrantes de outros grupos minorizados.

📌 Todos os critérios, etapas e orientações para participação estão detalhados no edital.

capa do encontro das descentralizadas

Evento teve como objetivo promover o alinhamento institucional e iniciar programa de desenvolvimento dos servidores

Integração, diálogo, visão sistêmica e foco no cidadão são as diretrizes da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) para o exercício de 2026, apresentadas durante o I Encontro da CGE com as Unidades Descentralizadas. O evento foi realizado na última segunda-feira (9/2), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, e reuniu a alta administração da CGE e os titulares das controladorias setoriais e seccionais.

As diretrizes foram apresentadas pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, que ressaltou a importância de uma atuação integrada das unidades de controle interno, orientada à geração de valor público. A dirigente também destacou a necessidade de fortalecer uma cultura organizacional mais dinâmica, colaborativa e resolutiva. Na sequência, subsecretários e assessores do órgão central apresentaram os principais alinhamentos e prioridades da nova gestão.

Na ocasião, foi lançado o Programa Trilhas de Desenvolvimento, iniciativa que busca promover o nivelamento técnico das equipes e fortalecer a integração entre as unidades. “O programa é estruturado a partir de princípios como padronização, aplicação prática, progressividade, continuidade e aprendizagem colaborativa, com o objetivo de uniformizar a atuação das unidades e fortalecer o controle interno no Estado”, afirmou Marcela Ferreira Dias.

A palestra inaugural da Trilha de Desenvolvimento foi ministrada pelo professor João Saraiva, que abordou temas relacionados à comunicação empática e à escuta qualificada. “Em tempos de mudanças rápidas e tensões constantes, liderar é aprender a comunicar com empatia, reconhecer diferenças e construir uma cultura organizacional capaz de transformar conflitos em cooperação e propósito público”, destacou.

João Saraiva é consultor de projetos de impacto e palestrante nas áreas de comunicação e liderança, com atuação no setor público e no terceiro setor. Mestre em Desenvolvimento e Desigualdades Internacionais pela PUC Minas, possui MBA em Liderança e Gestão Pública pelo CLP e formação em Ciências Sociais pela UFMG. É professor de Gestão de Projetos no MBA em ESG e Inovação da PUC Minas e atua na formação de lideranças, no fortalecimento da escuta qualificada e na construção de narrativas públicas voltadas à transformação de equipes e organizações.

 

Unidades descentralizadas

As controladorias setoriais e seccionais são unidades descentralizadas da CGE que atuam junto aos órgãos e entidades do Poder Executivo com o objetivo de fortalecer o controle interno, a auditoria pública, a correição administrativa, a transparência, a integridade e o controle social.

Entre suas atribuições estão a realização de auditorias, o acompanhamento da execução dos recursos públicos, a análise de licitações e contratos, a apuração de denúncias, a emissão de recomendações e a elaboração de relatórios de prestação de contas. As unidades também coordenam processos disciplinares, promovem ações de prevenção à corrupção e fortalecem as políticas de transparência e integridade, contribuindo para a melhoria contínua da gestão pública.

 

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

 
 

Transforma Minas 2026 CGEMG

 

Candidatos serão selecionados por meio do programa Transforma Minas. Interessados devem se inscrever até 4 de fevereiro no site do programa

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) abriu três processos seletivos para o preenchimento de cargos de chefia das controladorias seccionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). As inscrições seguem abertas até as 11h59 do dia 4/2 (horário de Brasília), por meio do Transforma Minas. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do programa.

As oportunidades são destinadas a servidores efetivos da administração direta ou indireta do poder executivo estadual, com experiência nas áreas de auditoria, correição administrativa e/ou transparência e integridade. Os profissionais selecionados responderão tecnicamente à CGE e administrativamente às respectivas entidades, atuando no fortalecimento do controle interno, da integridade, da transparência e da boa governança na administração pública estadual.

Os processos seletivos contam com etapas como inscrição, análise curricular, validação e verificação de competências, testes, formulário de situação funcional e envio de documentos comprobatórios. O Transforma Minas reforça ainda o compromisso com a diversidade, incentivando a candidatura de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e integrantes de outros grupos minorizados.

Chefia da Controladoria Seccional do IEF

No Instituto Estadual de Florestas, a vaga é destinada à atuação em uma autarquia responsável pela política florestal e de biodiversidade do Estado. A remuneração mensal é composta por R$ 3.799,78 (DAI-22) e R$ 1.000,00 (GTI-4), além de benefícios como vale-refeição no valor de R$ 50,00 fixo + R$ 111,03 variáveis, férias e 13º proporcionais, plano de saúde opcional e possibilidade de regime de teletrabalho híbrido.

Chefia da Controladoria Seccional da Feam

Na Fundação Estadual do Meio Ambiente, a chefia da controladoria seccional atuará em um órgão estratégico para a regularização ambiental e a gestão de barragens e áreas contaminadas. A remuneração mensal também é de R$ 3.799,78 (DAI-22) e R$ 1.000,00 (GTI-4), com os mesmos benefícios previstos, incluindo carga horária de 40 horas semanais e flexibilidade de jornada.

Chefia da Controladoria Seccional do Igam

No Instituto Mineiro de Gestão das Águas, a oportunidade é para atuação em uma entidade responsável pela implementação da política estadual de recursos hídricos. A remuneração mensal é de R$ 3.799,78 (DAI-22), além de benefícios como vale-refeição no valor de R$ 50,00 fixo + R$ 111,03 variáveis, férias e 13º proporcionais, plano de saúde opcional e possibilidade de teletrabalho híbrido, conforme pactuação com a chefia.

 

Serviço: Processos seletivos das controladorias seccionais do IEF, Feam e Igam

Período de inscrições: de 28/01 a 04/02/2026, até as 11h59 (horário de Brasília)

Edital e inscrições: https://www.mg.gov.br/transforma-minas/vagas-abertas