Governo de Minas avança na promoção da ética pública e no enfrentamento do conflito de interesses
O Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG) apresentou o balanço do triênio 2022-2024 ao governador Romeu Zema. O encontro, que aconteceu na última terça-feira (10/6), teve como objetivo discutir sobre as principais entregas realizadas pela gestão e debater sobre as perspectivas do próximo mandato do Conselho.
Dentre as ações destacam-se os avanços no enfrentamento do conflito de interesses no governo de Minas, com a publicação do Decreto 48.417/2022 e o lançamento do SPCI, sistema que permite a realização de consultas públicas sobre o tema.
Outra importante iniciativa foi o fortalecimento das comissões de ética do Estado. Só no último triênio foram ofertados mais de 60 encontros e capacitações para aprimorar a atuação das comissões. Consulte aqui o relatório de balanço.
Durante a reunião, o presidente do Conset, Joaquim Murta, ressaltou o compromisso da atual gestão com a promoção da ética e da integridade pública. “As atividades do Conset foram retomadas em 2019 após mais de 4 anos sem reuniões e conselheiros nomeados”, comentou.
Também participaram da reunião os conselheiros e servidores da Secretaria Executiva do Conset.
Sobre o Conselho
O Conset-MG é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, ligado diretamente ao Governador do Estado, e tem por finalidade zelar pelo cumprimento dos princípios e das regras éticas e pela transparência das condutas da administração pública direta e indireta do Estado.
Além disso, orienta as atividades das Comissões de Ética do Estado, recebe consultas e denúncias que envolvam os membros da Alta Administração Estadual. Atualmente, o Conset está vinculado administrativamente à Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).
A pessoa selecionada será responsável por promover, no âmbito da ARMBH, atividades voltadas à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria, à correição administrativa, à transparência e ao fortalecimento da integridade. A função se subordina tecnicamente à Controladoria-Geral do Estado (CGE) e administrativamente à própria agência.
Entre as atribuições da posição estão a execução do Plano de Atividades de Controle Interno (PACI), a avaliação de contas e procedimentos da autarquia, a apuração de denúncias e a orientação para a promoção da integridade e da transparência. A atuação exige visão estratégica, habilidade de liderança e comprometimento com resultados.
Dos requisitos obrigatórios, é necessário ter ensino superior completo e, no mínimo, três anos de experiência técnica em Controle Interno na administração pública direta ou indireta (nas áreas de auditoria, correição e/ou integridade), além de experiência em unidades de controle interno por período equivalente.
Formações em áreas como Administração, Contabilidade, Direito, Economia ou Gestão Pública são desejáveis, assim como especializações e conhecimentos específicos sobre sistemas estaduais, legislação correlata, normas de auditoria e liderança de equipes.
As etapas do processo seletivo envolvem análise curricular, entrevista por competência, testes e formulário de situação funcional, além do envio de documentos comprobatórios.
Remuneração e benefícios
O cargo é de comissão DAI-28 (R$ 5.446,35), acrescida de vale-refeição variável conforme metas. A carga horária é de 40 horas semanais, com regime híbrido de teletrabalho. A vaga é para atuação na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Período de inscrições: de 09/06/2025 até 13/06/2025, às 11h59 (horário de Brasília)
Para saber os detalhes completos da vaga, acesse aqui.
Ações promovidas no mês de maio destacaram a importância da auditoria interna governamental na administração pública
Chegou ao fim, na última sexta-feira (23/5), a 4ª edição da Semana Mineira de Controle Interno. O evento, promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), reuniu mais de 30 especialistas e capacitou cerca de 1300 pessoas.
Além da participação dos servidores do Executivo Estadual de Minas Gerais, o evento contou com representações de 10 estados da federação e 48 municípios mineiros, consolidando-se como o maior evento de capacitação já realizado pelo segmento.
Ao longo de uma semana intensa de atividades, foram realizados palestras, painéis e oficinas que abordaram, como foco central, a inovação no setor público e o uso da Inteligência Artificial (IA) generativa nas atividades de controle interno.
Temas como integridade pública e ESG também estiveram em pauta, trazendo a reflexão sobre como equilibrar a automação e a humanização nas rotinas do controle. Para a palestrante Daiesse Jaala, atual Chefe da Divisão de Auditoria de Licitações e Contratos da Advocacia-Geral da União (AGU), a inovação não pode estar desassociada de pautas como a promoção da diversidade nas organizações públicas.
“Falar sobre diversidade é inovar sim, porque temos olhares plurais. Nós precisamos de instituições que sejam diversas e, só assim, serão muito mais eficazes nas entregas e em agregar valor para a sociedade”, enfatizou.
Oficinas
Durante a Semana, foram realizadas 26 oficinas práticas em diversos temas como linguagem simples, automação, pregão eletrônico, auditoria e consultoria, licitações em obras públicas, dentre outros.
A vasta oferta de atividades é uma forma de promover o desenvolvimento e atualização profissional dos auditores internos do Estado e demais agentes públicos que atuam na área.
“A CGE Minas é reconhecida nacionalmente pelo investimento na oferta de treinamentos gratuitos para o controle interno e para a gestão. Para a Auditoria-Geral, a capacitação contínua e alinhada com os parâmetros internacionais é fundamental para alcançar melhorias significativas para a gestão e políticas públicas por meio dos serviços de auditoria de avaliação e consultoria, e serve como instrumento de valorização dos profissionais de auditoria interna", destaca o Auditor-Geral da CGE, Igor Martins da Costa.
IIA May
A Semana Mineira de Controle Interno faz parte da agenda oficial de eventos do Governo de Minas Gerais e é realizada anualmente pela CGE, sempre em maio, em alusão ao mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna (IIA May).
A campanha, encabeçada pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), incentiva profissionais e organizações de todo o mundo a promoverem ativamente o valor da profissão de auditor.
Além das capacitações ofertadas durante a IV Semana Mineira, a CGE também realizou, ao longo do mês de maio, campanhas de comunicação e ações internas com o objetivo de promover a ampla conscientização sobre a missão da auditoria interna governamental, suas atividades e os benefícios gerados no Governo de Minas.
Um dos destaques da campanha foi a série de vídeos “Orgulho de ser Auditor”. Os conteúdos, vinculados nas redes sociais da CGE, narram a trajetória profissional de alguns auditores internos do Estado e trazem comentários sobre auditorias realizadas em vários setores como saúde pública, mobilidade urbana e políticas sociais.
O governador do Estado, Romeu Zema, e o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, também demonstraram apoio à campanha Internacional de Conscientização da Auditoria Interna em vídeo publicado no Instagram. Confira aqui os vídeos da campanha.
Dia D
Na última quarta-feira (28/4), os auditores internos fizeram mobilização em toda a CGE, encerrando a campanha. Na ação, foram distribuídos adesivos com o selo oficial do IIA May; também foi vinculado, nas Tvs institucionais do órgão, mensagem em apoio à campanha.
Foram abertas hoje (09/06) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 11/2025 da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), que seguem até o dia 16 de junho. A seleção é para o cargo de diretor(a) da Diretoria Central de Controle Social (DCS), unidade vinculada à Subcontroladoria de Transparência, Integridade e Controle Social.
A vaga é destinada a servidores efetivos do Estado de Minas Gerais, que deverão comprovar formação de nível superior e experiência na área de controle e participação social. O cargo será ocupado por meio de designação em função comissionada DAD-7, com remuneração integral ou proporcional (50%) caso o(a) servidor(a) opte por manter a remuneração do cargo efetivo. Há ainda ajuda de custo por dia trabalhado.
Etapas do processo
O processo seletivo será realizado em três etapas:
Inscrição – De 9 a 16 de junho de 2025: o(a) interessado(a) deverá preencher o formulário online e enviar currículo e carta de motivação para o e-mail da Diretoria de Recursos Humanos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Análise curricular – A partir de 13 de junho: a equipe técnica fará triagem dos currículos recebidos.
Entrevistas – Também a partir de 13 de junho: conduzidas pela Subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social e pela Superintendente Central de Integridade e Controle Social.
As pessoas selecionadas para a entrevista receberão aviso por e-mail e deverão confirmar disponibilidade para participação.
Perfil buscado
A CGE procura uma pessoa resiliente, organizada, comunicativa, com boa capacidade de análise, compreensão da administração pública estadual e experiência em gestão. É desejável que o(a) candidato(a) tenha atuado com projetos voltados à participação e ao controle social, como conselhos gestores, audiências públicas, ouvidorias, entre outros.
A carga horária é de 40 horas semanais, em regime de teletrabalho híbrido (3 dias presenciais e 2 em home office), com lotação na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Atribuições da DCS
A Diretoria Central de Controle Social é responsável por planejar e executar ações voltadas ao fortalecimento da democracia participativa e do controle social na administração pública estadual, além de manter canais de diálogo com a sociedade e estimular o uso de ferramentas de transparência pública.
Informações adicionais
A seleção não gera direito automático à nomeação, e o resultado final será divulgado no site da CGE (www.cge.mg.gov.br). Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente por e-mail à Diretoria de Recursos Humanos da CGE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com o assunto: “PSS SUTI/DCS”.
Confira os detalhes no edital completo e não deixe de participar!
Estão abertas, até o dia 6 de junho de 2025, as inscrições para dois Processos Seletivos Simplificados nº 9 e 10 de 2025 promovidos pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). Os processos visam selecionar profissionais para as chefias das controladorias setoriais da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV).
As vagas são destinadas a servidores efetivos da carreira de Auditor Interno do Poder Executivo Estadual, conforme estabelecido na Lei Estadual nº 15.304/2004. Os selecionados responderão tecnicamente à CGE e administrativamente ao órgão de lotação.
As inscrições devem ser realizadas até as 17h do dia 13 de junho, por meio de envio de currículo e carta de motivação para o e-mail da Diretoria de Recursos Humanos da CGE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com o assunto correspondente ao processo seletivo desejado. É necessário também preencher o formulário de inscrição específico, disponível nos respectivos editais.
Confira abaixo as informações específicas de cada processo:
PSS nº 09/2025 – Chefia da Controladoria Setorial da OGE
Cargo comissionado: DAD-8
Composição da equipe: inicialmente, apenas a chefia
Local de trabalho: Edifício Gerais – 12º andar, Cidade Administrativa
Assunto do e-mail: "PROCESSO SELETIVO CSET/SEGOV – CURRÍCULO"
A seleção será composta por três etapas: análise curricular (classificatória), entrevista com o titular do órgão (eliminatória) e validação das informações. Os candidatos selecionados para a fase de entrevistas receberão comunicação eletrônica.
Confira os editais completos e não perca a oportunidade de contribuir para o fortalecimento do controle interno em Minas Gerais!