Noticias

Capa site 4

Honraria reconhece a contribuição da Controladoria-Geral do Estado para o fortalecimento da gestão pública e a integridade em Minas Gerais

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) foi agraciada, nesta segunda-feira (8/6), com a Medalha Alferes Tiradentes, a mais alta comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O recebimento da honraria coroa o compromisso contínuo da CGE-MG com a transparência, a integridade e a eficiência na administração pública. A instituição foi representada na solenidade pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias.

A homenagem foi recebida durante solenidade comemorativa pelos 251 anos da corporação, que reuniu autoridades civis e militares, além de representantes de instituições e personalidades que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento do Estado e ao fortalecimento dos serviços prestados à sociedade mineira.

Para a Controladora-Geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, "receber a Medalha Alferes Tiradentes é uma honra que estendo a cada servidor e colaboradora que constrói a história da CGE-MG diariamente. Esse reconhecimento consolida a importância do nosso trabalho técnico na promoção da transparência e do controle social. Parabenizamos a Polícia Militar de Minas Gerais não apenas pelos seus 251 anos de história e bravura, mas também pela parceria sólida e pelo compromisso compartilhado de garantir um Estado cada vez mais justo, seguro e íntegro para todos os mineiros”.

A medalha

A Medalha Alferes Tiradentes é uma tradicional condecoração da Polícia Militar de Minas Gerais, inspirada no mártir da Independência e patrono das polícias militares do Brasil. Ela é destinada a premiar cidadãos e instituições que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento, a ordem e a segurança da sociedade mineira.

O reconhecimento concedido à CGE-MG reforça a importância do trabalho desenvolvido pela instituição na promoção da integridade, da transparência, do controle interno e da boa governança pública, pilares fundamentais para o fortalecimento da gestão pública e para a entrega de melhores serviços à população.

capa do pss csec iepha

O programa Transforma Minas está com inscrições abertas para o processo seletivo que irá preencher a vaga de chefia da Controladoria Seccional do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A oportunidade é destinada a profissionais com experiência em áreas relacionadas ao controle interno, auditoria, integridade, transparência e gestão pública.

A pessoa selecionada responderá tecnicamente à Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e administrativamente ao Iepha-MG, atuando no fortalecimento das ações de controle interno, transparência, integridade e defesa do patrimônio público.

Sobre a vaga

Entre as atribuições da função estão a execução de atividades de auditoria e fiscalização, o acompanhamento da gestão contábil, financeira, orçamentária e patrimonial, a avaliação de licitações e contratos, a elaboração de relatórios técnicos e o monitoramento das políticas de transparência e integridade da instituição.

A Controladoria Seccional também atua no assessoramento da Presidência do Iepha-MG em temas relacionados à auditoria, correição administrativa, governança, transparência e promoção da integridade.

Requisitos

Para participar do processo seletivo, é necessário possuir ensino superior completo e experiência profissional comprovada em áreas como auditoria interna, compliance, integridade, gerenciamento de riscos, ouvidoria, transparência e acesso à informação, correição administrativa, governança, planejamento estratégico, gestão de processos ou monitoramento de políticas públicas.

Experiências em cargos de liderança e pós-graduação em áreas relacionadas à gestão pública, auditoria, governança, integridade ou controle interno serão consideradas diferenciais.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho de 2026, às 11h59 (horário de Brasília).

O processo seletivo inclui etapas de inscrição, análise curricular, entrevista por competências, testes, avaliação da situação funcional e envio de documentos comprobatórios.

Os interessados podem acessar todas as informações sobre a vaga e realizar a inscrição por aqui!

Capa site 1

Representada pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, e por equipes técnicas da instituição, a CGE-MG participou do evento realizado em Uberlândia, contribuindo para debates sobre fortalecimento do controle interno, transparência e integridade no setor público.

Fortalecer o controle interno, ampliar a troca de experiências e discutir os desafios da administração pública contemporânea foram alguns dos temas que marcaram o 4º Encontro Estadual de Controle Interno, realizado nesta segunda-feira (26/5), em Uberlândia. O evento reuniu representantes de controladorias, especialistas, servidores públicos e autoridades de diversas regiões de Minas Gerais.

A programação também contou com a participação do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), reforçando a importância da articulação entre instituições e profissionais da área para o fortalecimento das políticas de controle, integridade e transparência no Estado.

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participou da programação institucional do encontro, representada pela controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, além de equipes técnicas da instituição. Durante o evento, foram debatidas boas práticas relacionadas à integridade, transparência pública, auditoria governamental e fortalecimento dos mecanismos de controle.

Promovido pela Controladoria-Geral do Município de Uberlândia, o encontro teve como objetivo incentivar a integração entre os órgãos de controle e estimular o compartilhamento de experiências e soluções voltadas à melhoria da gestão pública.

Durante a programação, Marcela Ferreira Dias destacou a importância da atuação integrada entre as instituições de controle.

“É muito importante atuarmos em rede, para entendermos o valor do controle interno para o cidadão”, afirmou a controladora-geral do Estado.

Oficina técnica

Além da participação institucional, a CGE-MG também contribuiu tecnicamente com a programação do evento. No período da tarde, a subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social da CGE-MG, Cynthia Martins Vieira, ministrou a oficina “Lei de Acesso à Informação (LAI) na Prática: Instrumentos de Transparência e Controle Social”, abordando mecanismos de acesso à informação, promoção da transparência pública e fortalecimento do controle social.

A programação contou ainda com palestras, painéis temáticos e oficinas simultâneas conduzidas por especialistas de diferentes instituições, promovendo discussões sobre prevenção à corrupção, ouvidoria pública, auditoria interna governamental e inovação na gestão pública.

A participação da CGE-MG reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da integridade, da transparência e do controle interno na administração pública mineira.

capa pmmg

Ontem (26/05), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participou, da solenidade em comemoração aos 44 anos de criação da Polícia Militar Feminina de Minas Gerais, realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Representando a CGE-MG, a controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, esteve presente na cerimônia, que homenageou a trajetória e a contribuição das mulheres na segurança pública mineira.

O evento reuniu autoridades civis e militares, além de integrantes da corporação e convidados, em um momento marcado pelo reconhecimento da atuação feminina na PMMG e pela valorização da história construída ao longo das últimas décadas.

Durante a solenidade, Marcela Ferreira Dias destacou a importância simbólica da celebração e o significado da presença feminina em espaços de liderança e serviço público.

“É uma honra poder presenciar esse momento simbólico e importante para todos”, afirmou a controladora-geral do Estado.

A cerimônia também reforçou o compromisso das instituições públicas mineiras com a valorização das mulheres, da igualdade de oportunidades e do fortalecimento de políticas que promovam reconhecimento, respeito e representatividade.

A participação da CGE-MG reafirma a parceria institucional com órgãos do Estado e o apoio a iniciativas que reconhecem trajetórias inspiradoras e fortalecem o serviço público em Minas Gerais.

Conferencia ODS

Encontro promoveu debates sobre a promoção da sustentabilidade, inclusão social e participação cidadã

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participou, na última segunda-feira (18/5), da 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.

Com o tema “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento socialmente justo e inclusivo, ambientalmente responsável e economicamente viável”, o evento reuniu representantes da sociedade civil, especialistas, instituições públicas e movimentos parceiros para discutir propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

Após a solenidade inicial, os debates avançaram para os grupos temáticos. Representantes da CGE participaram no agrupamento dos Eixos 1 (Democracia e Instituições Fortes) e 5 (Governança Participativa), para discutir mecanismos de fortalecimento da participação cidadã, transparência pública e colaboração entre os diversos setores da sociedade na implementação efetiva das metas da Agenda 2030.

A diretora central de integridade da CGE, Kátia Ferraz, apresentou as ações do órgão voltadas ao fortalecimento da transparência, da integridade e da participação social no Estado, com destaque para a implantação da Política Mineira de Promoção da Integridade, a modernização do Portal da Transparência e a ampliação dos dados abertos. Ela também ressaltou os avanços na governança participativa, com atuação dos conselhos estaduais, e apontou desafios como a organização de dados e o fortalecimento da confiança pública.

Para a subcontroladora de transparência, integridade e controle social da CGE, Cynthia Vieira, o fortalecimento das instituições vai além da criação de normas e sistemas, passando pela construção da confiança pública, sustentada na transparência, no acesso à informação e na participação ativa da sociedade.

Ao final da conferência, seis propostas prioritárias foram aprovadas em plenária e serão apresentadas na etapa nacional, em Brasília. Também foram eleitos 20 delegados que representarão Minas Gerais, sendo 14 integrantes da sociedade civil e seis representantes do poder público estadual.

A conferência reforça o compromisso do Governo de Minas com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão social e fortalecimento da participação cidadã.

 

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com