
Iniciativa pioneira do Governo de Minas concorre na votação popular até 16/1
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) é finalista da 6ª edição do Prêmio Conexão Inova, na categoria Governança Pública, com a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI). A premiação, promovida pela rede Conexão Inovação Pública, reconhece práticas inovadoras implementadas no setor público brasileiro.
O prêmio contempla iniciativas que se destacam em áreas como serviços públicos, inovação aberta, linguagem simples, transformação digital, inteligência artificial, comunicação pública e gestão pública, entre outros temas.
Com a criação da PMPI, Minas Gerais foi o primeiro governo do país a transformar a integridade pública em política de Estado. Instituída pelo Decreto nº 48.419/2022 e coordenada pela CGE, a política tem como objetivo organizar, fortalecer e padronizar as ações de integridade nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual.
Na prática, a PMPI orienta cada órgão a estruturar e implementar seu próprio programa de integridade, com apoio técnico da CGE. Para isso, são disponibilizados guias, capacitações, ferramentas digitais e acompanhamento contínuo, contribuindo para o fortalecimento de valores como ética, transparência e responsabilidade no dia a dia do serviço público. A política beneficia diretamente servidores e gestores e, de forma indireta, toda a sociedade, ao reduzir riscos de irregularidades, qualificar a gestão pública e ampliar a confiança nos serviços prestados.
Os finalistas do Prêmio Conexão Inova são escolhidos por avaliação de banca julgadora e também por votação popular, realizada por meio de reações nas publicações da rede Conexão Inovação Pública no LinkedIn. Para votar na PMPI, basta acessar este link e participar até o dia 16/1, sexta-feira.
Os vencedores serão anunciados durante a 4ª edição do Convergência, que acontece em Goiânia, entre os dias 11 e 13 de março.


