Evento em alusão ao Agosto Lilás debate sobre proteção às vítimas de violência doméstica no ambiente escolar
A Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Educação (CSET/SEE) participou, na última sexta-feira (22/8), de capacitação promovida pela Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica de Santa Luzia (REVIM). O evento, que aconteceu em parceria com a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, foi direcionado aos gestores escolares das redes municipal e estadual de Santa Luzia.
A ação teve como objetivo discutir a implementação do fluxo de atendimento escolar às vítimas de violência doméstica e familiar. Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Correição Administrativa (Nucad) da SEE, Joana D’arc Lopes, ministrou palestra sobre a escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Em sua fala, Joana Dárc destacou a importância da atuação em rede para o devido acolhimento das vítimas. “A violência doméstica acontece no seio familiar e, por isso, envolve também crianças e adolescentes. Nesse sentido, a escola exerce um papel importantíssimo, pois é na comunidade escolar que o estudante buscará apoio. Dessa forma, os profissionais devem estar parados para recepcionar as denúncias e dar o devido encaminhamento legal”, explica.
Escuta protegida na escola
A Secretaria de Estado de Educação lançou em 2025 o “Guia prático da escuta protegida na escola”. A publicação oferece orientações claras e objetivas para gestores, professores e demais profissionais da rede estadual sobre como agir em casos de violência contra crianças e adolescentes, especialmente a violência sexual.