Ocorrências de Crimes Violentos registradas no Estado de Minas Gerais estão disponíveis no Portal de Dados Abertos.
O Portal de Dados Abertos acaba de disponibilizar informações sobre Crimes Violentos registrados em Minas Gerais. A partir de agora é possível consultar, em formato aberto, ocorrências registradas desde 2012 até 2022. O Portal receberá atualização mensal, com dados consolidados ao longo do trimestre anterior.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Superintendência do Observatório de Segurança Pública e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) que visa promover a transparência pública e a participação social. As ocorrências de Crimes Violentos já são disponibilizadas para a população no próprio site da Sejusp e agora serão incorporados também no Portal de Dados Abertos do Governo.
O novo conjunto de dados informa a quantidade de ocorrências registradas discriminados por data e município, além de especificar a natureza dos crimes, sendo eles: Estupro Consumado; Estupro de Vulnerável Consumado; Estupro de Vulnerável Tentado; Estupro Tentado; Extorsão Consumado; Extorsão Tentado; Extorsão Mediante Sequestro Consumado; Homicídio Tentado; Roubo Consumado; Roubo Tentado; Sequestro e Cárcere Privado Consumado; Sequestro e Cárcere Privado Tentado e Homicídio Consumado.
“Disponibilizar informações públicas em formato aberto é uma excelente ferramenta de controle social. Uma vez que os dados abertos podem ser livremente compartilhados e reutilizados, as possibilidades são inúmeras, seja na sua utilização como fonte confiável para pesquisas, jornalismo de dados, entre outros”, afirmou a Subcontroladora de Transparência e Integridade da CGE, Soraia Dias.
O subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, Christian Vianna de Azevedo, explica que o acompanhamento das estatísticas criminais fortalece a transparência e contribui com as políticas públicas de segurança. "Por meio da divulgação dos dados abertos de criminalidade no portal do Estado, a Sejusp promove a transparência na sua comunicação com o cidadão, de maneira que a população possa compreender e acompanhar a dinâmica criminal no Estado, uma vez que os dados são disponibilizados e compartilhados em diversas camadas de detalhamento, objetivando sua melhor compreensão", ressalta.
- Acesse aqui o conjunto de Dados de Crimes Violentos. Em caso de dúvidas de como navegar no Portal de Dados Abertos, consulte o passo a passo no Guia de Referência para Uso Cidadão.
Sobre dados abertos
Dados abertos são:
- dados públicos representados em meio digital;
- estruturados em formato aberto;
- processáveis por máquina;
- referenciados na rede mundial de computadores;
- disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre reutilização, consumo ou cruzamento em aplicações digitais desenvolvidas pela sociedade.
Seu conceito e utilização estão previstos:
- na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011);
- no Decreto Estadual 45969/2012;
- e na Resolução 20, de 6/8/2014, da CGE.
Acesse o Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais e saiba mais.