Dados sobre Violência Contra a Mulher, divulgados pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e oferecidos em formato aberto pela Controladoria-Geral do Estado de MG (CGE) fomentaram o Desafio 8M, promovido pela A Casa Elza. O Desafio tem como objetivo estimular soluções inovadoras para a disseminação do conhecimento sobre o assunto e será lançado online, no dia 5 de abril, às 19h.
A competição é baseada no uso dos dados abertos sobre violência contra a mulher disponibilizados no Portal de Dados Abertos, e premiará as melhores soluções de tradução, comunicação de resultados e acionamento de achados para a sociedade civil a partir destas informações. A premiação acontecerá no palco da Semana de Controle Interno da CGE-MG, em maio. Além disso haverá apresentação dos cases com roda de conversa e debate sobre a construção das soluções na A Casa Elza.
“A CGE acredita na apropriação dos dados públicos pela sociedade como maneira de tornar mais eficiente o controle social, munindo os cidadãos de informações de qualidade que os permitam acompanhar a Administração Pública de modo cada vez mais consciente”, explicou Soraia Dias, Subcontroladora de integridade e controle social da CGE.
O Diretor de Estatística Criminal da PCMG, delegado Diego Fabiano Alves, ressalta que o evento é uma importante oportunidade de interação da Polícia Civil com a sociedade, por meio da qual é possível fomentar a transparência ativa das informações policiais. “Além disso, podemos apresentar a metodologia de construção desses dados, o que é essencial para produzir estatísticas e indicadores de monitoramento do fenômeno criminal cada vez mais seguros”, pontua.
PCMG e CGEMG participam do Desafio a convite de A Casa Elza oferecendo as palestras Transparência, Abertura e Controle Social, com Soraia Dias, e Capacidade Institucional e Prevenção de Violência, com o delegado Diego Fabiano Alves. Além disso, o evento conta com a participação da Dra. Luciana Andrade, especialista no tema da violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e acesso à justiça, com atuação em projetos voltados para a prevenção e erradicação da violência contra as mulheres, que falará sobre a relevância dos dados como evidências para práticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
No lançamento, além das palestras, também serão apresentadas as regras e os parâmetros de julgamento das soluções apresentadas.
As inscrições para as palestras já estão disponíveis AQUI ou no Instagram de A Casa Elza.
Participe, não perca essa oportunidade!