Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia do Auditor Interno. Na gestão pública, a auditoria interna é responsável por fiscalizar o uso correto dos recursos públicos, prevenir e corrigir ilícitos administrativos e fortalecer a transparência e a participação social.
A data também foi escolhida para celebrar o aniversário do órgão. Neste ano de 2023, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) e a carreira de auditoria interno no Estado completaram 20 anos de história — duas décadas cumprindo com o propósito de ser integridade e eficiência por uma sociedade melhor.
Para festejar a data, a CGE Minas lançou selo comemorativo e organizou algumas ações de comunicação para sensibilizar a população quanto ao papel do controle interno.
História
No âmbito do Estado de Minas Gerais, o sistema de controle interno como conhecemos hoje iniciou em 2003, ano em a Auditoria-Geral do Estado assumiu o status de órgão autônomo (Lei Delegada nº 92/2003). Em 2011 a Auditoria-Geral do Estado passou a ser denominada Controladoria-Geral do Estado (conforme Lei Delegada nº 179/2011 e nº 180/2011). Para conhecer mais sobre a história da CGE, leia o nosso memorial disponível aqui.
Neste mês, a CGE Minas também irá disponibilizar em seu site institucional linha do tempo com todos os controladores que já passaram pela instituição como forma registrar sua trajetória até o momento.
Pesquisa de percepção do papel do Auditor
A CGE, por meio da Auditoria-Geral, promove mais uma pesquisa para compreender qual é a percepção dos agentes públicos do Estado de Minas Gerais sobre o papel da Auditoria Interna. Os interessados em colaborar com a pesquisa têm até dia 19 de dezembro de 2023 para preencher o Formulário.
A pesquisa, aplicada anualmente, é uma importante ferramenta para mapear a compreensão dos servidores públicos sobre as atividades da auditoria interna governamental e identificar os principais pontos de melhoria.
“Ao longo dos últimos anos, o controle interno passou por uma mudança de paradigma. Hoje, atuamos de forma preventiva e menos reativa. Buscamos atuar junto ao gestor, tendo como foco agregar valor à administração pública”, declara o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.
Acesse o aqui o Formulário e participe! Sua opinião é muito importante para nós.