A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), passou a disponibilizar conjuntos de dados sobre Aids/HIV e Hanseníase no Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais.
Conforme informações prestadas pela SES, a vigilância da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) está baseada em um modelo de vigilância da infecção pelo HIV, do adoecimento e da ocorrência de óbito.
Tal vigilância utiliza informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Controle de Exames Laboratoriais de CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV (SISCEL), do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) e do Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV (SIMC). As informações têm origem no Portal da Vigilância em Saúde e abrangem desde o ano de 2010.
Já a vigilância epidemiológica da hanseníase é um componente essencial dos sistemas de saúde, focado na coleta sistemática, análise e interpretação de dados relacionados à identificação da infecção até o monitoramento dos casos e contatos. Seu objetivo principal é fornecer informações cruciais para orientar políticas de prevenção, controle e tratamento, contribuindo para a redução da incidência e o impacto da hanseníase na população. Para isso, são utilizadas informações de diversos sistemas, como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Investigação do Grau 2 de Incapacidade Física (SIGIF2), entre outros.
O Portal disponibiliza informações sobre Aids/HIV e Hanseníase a partir de 2010 e de acordo com o fluxo de registro das notificações. A base de dados será atualizada mensalmente.
Dados Abertos
Os dados abertos governamentais são públicos e disponibilizados ao cidadão em formato primário aberto, ou seja, sem necessidade de uso de software proprietário. Os dados são compreensíveis logicamente, com dicionários de dados legíveis por máquina, de modo a permitir sua reutilização em aplicações desenvolvidas pela sociedade.
Com as bases de dados publicadas no Portal de Dados Abertos, o acesso, a interpretação e o reuso das informações oficiais são facilitados e ampliados.
Se você é um gestor estadual de dados de compartilhamento amplo - aqueles que não estão sujeitos a nenhuma restrição de acesso, mas não estão catalogados no Portal de Dados Abertos - entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para realizar a abertura dos dados da sua unidade.