Boas práticas de controle interno, nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021), integridade pública e combate à corrupção foram temas discutidos durante o 1º Encontro Técnico do Conselho Nacional de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), realizados nos dias 18 e 19 de março, em Manhuaçu, cidade da Zona da Mata Mineira.
O Encontro teve como objetivo promover a integração e a troca de boas práticas entre os membros do Conselho e demais públicos interessados. O evento reuniu agentes públicos das controladorias municipais de diversas cidades mineiras, além de representantes do Poder Executivo Estadual e Municipal e chefes das forças de segurança.
Programação
Durante a abertura do Encontro, a Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, falou sobre a importância do fortalecimento do controle interno nos municípios. Ainda na manhã de abertura do evento (18/3), os participantes acompanharam palestras ministradas pelo Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle; pela Gerente de Integridade, Conformidade e Gestão de Riscos da Codemge, Misma de Paula e pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Daniel de Sá Rodrigues.
O Encontro contou, ainda, com discussões sobre vedações eleitorais e outras temáticas relacionadas ao controle interno. O segundo e último dia de Encontro teve como foco capacitação sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, ministrada pelo Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Wagner Eustáquio Cunha Alves.
O próximo encontro está programado para o dia 26 de abril em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
O encontro foi uma realização do Coneci-MG em parceria com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu, por meio da Controladoria Geral do Município. A iniciativa contou com apoio da CEMIG, da CODEMGE, da Câmara Municipal de Manhuaçu, do SICOB Credilivre, do Ministério Público de Minas Gerais, da UNIFACIG, da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais e da Controladoria Geral da União.
Sobre o Coneci
O Coneci-MG é uma associação de direito privado que reúne controles internos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios mineiros, com o intuito de promover a integração, a cooperação técnica, o compartilhamento de informações e a articulação entre seus membros, além de incentivar a adoção de boas práticas de governança e de gestão pública.