A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) participou, na última terça-feira (23/04), da 3ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, em Belo Horizonte. O encontro, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o apoio da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH), abordou assuntos como a Lei Anticorrupção e Integridade Privada.
Durante o encontro, o secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes, apresentou o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. “O Pacto Brasil é um convite para todas as empresas brasileiras fazerem parte de um grande compromisso coletivo de engajamento pelas melhores práticas de integridade. O sistema já está no ar e as empresas já podem receber o selo que representa esse compromisso”, pontuou Marcelo Pontes.
O evento contou, ainda, com a realização de duas oficinas: “Avaliação de programas de integridade - Casos práticos”; e “Apresentação da proposta de Decreto de regulamentação da Lei n. 14.133/2021 – Poder Executivo Federal”.
Participaram da 3ª Reunião da Rede o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle e auditores internos da CGE. O evento contou ainda com a participação da diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da CGU, substituta, Cristine Ganzenmuller, do controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, bem como de controladores-gerais de estado, municípios, entre outros.
A Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada tem como principal objetivo constituir um fórum de cooperação entre os diferentes órgãos e entidades públicos responsáveis pela aplicação da Lei Anticorrupção e, assim, proporcionar uma atuação harmonizada e uniforme nas ações relacionadas ao fomento da integridade no setor privado.
Seminário de Integridade Pública e Privada
Na segunda-feira (22/04), a CGE Minas esteve presenta na Semana de Promoção da Política Municipal de Integridade Pública, evento organizado pela Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte.
O controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, participou da solenidade de abertura do evento ao lado Secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes, da Superintendente da CGU/MG, Tânia Santiago, do Controlador-Geral do município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz e do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata.
No encontro, foram discutidos temas como integridade, agenda ESG e gestão de riscos nas contratações públicas, além de apresentação de balanço e tendências da Política Municipal de Integridade Pública, instituída pela Prefeitura de Belo Horizonte no último ano.