A programação do evento se estende até sexta-feira, dia 17 de maio, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Interessados ainda podem efetuar inscrições em capacita.cge.mg.gov.br.
Liderança ética, cultura de integridade e atenção às agendas ambiental, social e governança foram os temas que inauguraram as discussões da III Semana Mineira de Controle Interno na manhã de ontem (13). Quase 400 servidores públicos do executivo estadual e de diversos munícipios de Minas Gerais prestigiaram a palestra magna ministrada por Olga Pontes, uma das maiores especialistas em compliance do Brasil.
De forma magnética e inspiradora, Olga abordou o tema “Ética em Movimento: Liderança com Integridade em um Mundo em Transformação”. Em sua fala, a palestrante enfatizou a importância da humanização para os procedimentos de controle interno. “Seguir regras, políticas, e práticas é essencial. Contudo, esses formalismos por si só são apenas papéis. Pessoas fazem a diferença, não papéis. É preciso estar atento às normas, mas, antes de tudo, é preciso estar atento às pessoas. Pessoas fazem a diferença e transformam ambientes. A cultura de integridade não se faz com formalismos, mas com pessoas”, reforçou.
A palestra está disponível no canal da CGE no YouTube.
Exposição Justiça e Arte
O combate à corrupção também está estampado em forma de arte no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, por meio da Exposição Justiça e Arte. A exposição apresenta as pequenas e grandes práticas cotidianas de corrupção em forma de cartum.
O projeto é fruto de uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caopp), com o Observatório de Comunicação Ambiental (Lei.A) e a entidade Cartunistas Mineiros Associados (Cartuminas). A exposição fica aberta para visitação até a próxima quinta-feira (16).
Integração entre gestão e controle
Representantes do controle interno e externo e secretários de Estado reuniram-se à mesa no intuito de somar forças na promoção da transparência, do ambiente de integridade e no combate à corrupção. Em seu discurso, o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, enfatizou a importância da integração entre gestores e órgãos de controle para o aperfeiçoamento dos serviços públicos.
O evento é realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) e conta com o apoio institucional do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Associação dos Auditores Internos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais (Audin).
Participaram da solenidade de abertura da III Semana Mineira de Controle Interno o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; a Superintendente Regional da Controladoria-Geral da União em Minas Gerais, Tânia Santiago Braga Oliveira; o Desembargador Tiago Gomes de Carvalho Pinto, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno e Secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Moreira Camata; o Secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes; a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto; o Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Daniel Guimarães; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues; o Chefe de Auditoria Interna na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, João Gabriel Alves; a Coordenadora da Controladoria Interna do Cláudia Mara de Moura Costa Emediato; o Comandante-Geral do CBMMG, Coronel BM Erlon Dias; Secretária de Estado Adjunta de Educação, Geniana Guimarães; a Ouvidora-Geral do Estado Adjunta, Gabriela Siqueira; o Cel da Polícia Militar de Minas Gerais Lázaro Tavares de Melo da Silva; o Assessor especial e chefe do Escritório de Dados da Sedese, Elder Carlos Gabrich Júnior; o Assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Alkmim; o Presidente do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais, Joaquim Antônio Murta Oliveira Pereira; Controlador-Geral do Munícipio de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz e o Presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência, Gustavo Costa Nassif.
Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com