Evento ocorreu em Teófilo Otoni com a presença de servidores públicos municipais e estaduais, que participaram de palestras e oficinas.
Em ação inédita da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) e da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG), em parceria com a Controladoria-Geral do Município Teófilo Otoni, foi realizado, na última terça-feira (18/6), o I Encontro Regional de Controle Interno dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no Expominas de Teófilo Otoni.
O evento contou com a participação de gestores, controladores, ouvidores, servidores municipais e estaduais da região, com o objetivo de fortalecer a rede de Controle Interno dos Vales. Palestras e oficinas convidaram os presentes a pensarem em soluções inovadoras para os desafios locais e promoveram a cultura da ética e da transparência na gestão pública.
"O evento foi um marco para o fortalecimento dos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Pela primeira vez, reunimos, num mesmo espaço, servidores municipais e estaduais que atuam no Controle Interno na região. Ao lado deles, compartilhamos boas práticas de governança e discutimos a aplicação de novas tecnologias para uma gestão pública cada vez mais eficaz", destacou a ouvidora-geral adjunta do Estado, Gabriela Siqueira.
"Apresentamos boas práticas para os gestores e servidores, e, desta maneira, contribuímos para fortalecer a rede de Controle Interno local. A capacitação oferecida foi muito rica, com uma diversidade de oficinas que trataram de temas relevantes para a gestão pública, como a integridade e a transparência, a Nova Lei de Licitações e Contratos, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais", enfatizou a controladora-geral adjunta do Estado, Luciana Cássia Nogueira.
O controlador-geral do município de Teófilo Otoni, Heberton Onofri, enalteceu a importância deste primeiro Encontro Regional para a consolidação das boas práticas de Controle Interno entre os municípios. "Um evento ímpar e o primeiro em nossa região, em que pudemos fomentar a transparência, a ética e a efetividade da administração pública", pontuou.