Compliance, gestão de riscos, prevenção à corrupção e trabalho em rede estiveram em pauta durante o Encontro Técnico de Integridade e Governança, evento promovido pela Secretaria Executiva da Rede de Controle da Gestão Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados do Rio de Janeiro.
O encontro, realizado nos dias 20 e 21 de junho na capital fluminense, reuniu gestores públicos, membros das redes de controle, acadêmicos e sociedade civil e teve como objetivo promover o compartilhamento de boas práticas de governança e integridade.
Programação
Durante o primeiro dia de atividades, foram discutidos temas como a responsabilidade dos usos previsíveis e imprevisíveis da Inteligência Artificial. Além disso, foram apresentadas experiências e boas práticas do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), as estratégias de integridade pública adotadas na Prefeitura do Rio de Janeiro e o projeto Escola Íntegra, iniciativa da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Rio Grande do Sul, (CAGE). No dia 21, foram debatidos temas como a importância da atuação em rede para o fortalecimento da integridade e as relações entre compliance gestão de riscos.
“A atuação em rede e a troca de experiências devem ser uma diretriz dos órgãos e entidades. Os temas tratados no Encontro Técnico de Integridade e Governança e o compartilhamento de iniciativas foram de grande relevância para o aperfeiçoamento da gestão e para a atuação preventiva das instituições”, explica Coordenador-Adjunto da Secretaria Executiva das Redes de Controle, Omar Abreu Bacha.
Participaram do encontro o controlador-geral do Estado de Minas Gerais e Coordenador da Secretaria Executiva das Redes de Controle, Rodrigo Fontenelle; o Coordenador-Adjunto da Secretaria Executiva das Redes de Controle e auditor da CGE, Omar Abreu Bacha; o Diretor de Administração e Finanças da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge); o Secretário Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados na Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Corrêa; além de outras especialistas e acadêmicos.
Sobre a Rede
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) está à frente da Rede de Controle da Gestão Pública durante o exercício de 2024. Com abrangência em todo o país, a Rede tem como objetivo estimular a troca de experiências e potencializar a sinergia entre organizações, visando o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao fortalecimento do controle social.
Créditos imagens: @jp_engelbrecht
Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com