A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), por meio da Coordenação de Acordos de Leniência e do Núcleo de Combate à Corrupção, promoveu, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), capacitação com o tema “Negociação Avançada em Acordos de Leniência”. A imersão aconteceu na última semana, nos dias 26 a 30 de agosto, em Belo Horizonte, na sede da Fundação João Pinheiro (FJP).
A capacitação teve como objetivo apresentar técnicas e fundamentos em negociação, com foco em reduzir a ocorrência de comportamentos irracionais e auxiliar os participantes a serem negociadores mais hábeis. Durante as aulas foram debatidos temas como os desafios da negociação na área pública; o papel do servidor público na negociação; negociação com o cliente interno e com o cliente externo e defesa dos interesses do acordo com a abordagem do Programa de Negociação de Harvard, dentre outros.
“Por meio de um método robusto e eficiente, tivemos a oportunidade de conhecer e desenvolver habilidades que nos auxiliem em negociações complexas, como nas leniências. Mais importante, nos foi demonstrado que a rotina de trabalho envolve constantes habilidades negociais, e as técnicas sugerem que podemos atuar de forma mais estratégica e criativa para a resolução de problemas”, comenta a Procuradora do Estado e Assessora Jurídica da CGE, Fernanda Carvalho.
Além dos Auditores Internos da CGE, foram capacitados Procuradores de Estado da Advocacia-Geral do Estado e Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM).
“A iniciativa promoveu maior integração e nivelamento teórico entre os diferentes atores envolvidos nas negociações de acordos de leniência, bem como um fortalecimento ainda maior dos canais de diálogo com a AGE, o MPMG, a CGU e a CTGM para as ações de combate à corrupção”, explica o assessor-chefe do Núcleo de Combate à Corrupção da CGE, Guilherme Caixeta.
A capacitação foi realizada com recursos provenientes de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a CGE, a AGE e o MPMG.
Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com