A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), por meio da Diretoria Central de Controle Social, iniciou a construção de capacitação para conselheiros estaduais. A primeira reunião de alinhamento do projeto aconteceu nesta segunda-feira (30); na ocasião, equipe da CGE reuniu-se com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TJCE), que tem reconhecida expertise na área de capacitação de conselheiros.
Durante o encontro, Hanuzia Pereira Ferreira, Gerente de Avaliação e Resultados de Soluções de Aprendizagem do Instituto Plácido Castelo (Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE), apresentou o formato das capacitações promovidas pelo Tribunal cearense, destacando boas práticas e desafios enfrentados para engajar os participantes e tornar a formação efetiva. “Desenvolver uma capacitação nessa área exigiu extensa pesquisa e benchmarking, uma vez que os materiais sobre conselhos são esparsos” – destacou Ferreira.
O curso oferece ao cidadão conteúdos de alta qualidade e “o objetivo da CGE, tanto quanto do controle externo cearense, é equipar os conselheiros com informações e ferramentas que facilitem suas rotinas e elevem o valor dos trabalhos entregues pelos conselhos", explicou Tatiane Silva, Superintendente Central de Integridade e Controle Social da CGE-MG.
A capacitação para conselheiros estaduais está em fase de desenvolvimento e será oferecida gratuitamente a partir de novembro. As inscrições serão divulgadas no site da CGE-MG e no Portal dos Conselhos.
As capacitações do Tribunal de Contas do Ceará para conselheiros de políticas públicas são gratuitas e podem ser acessadas em: ipc.tce.ce.gov.br/30-cursos-e-eventos.