A Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), por meio da Auditoria-Geral, realizou entre os dias 25/10 a 8/11 de 2024, pesquisa aos cidadãos com o intuito de coletar sugestões para os trabalhos de auditoria de 2025.
Os participantes puderam votar nos seguintes temas: auditoria sobre a política estadual de saneamento básico; auditoria sobre o combate ao desmatamento e alterações da vegetação nativa; auditoria para melhorar a segurança nas escolas; auditoria sobre a construção e a aquisição de moradias para a população; e auditoria sobre o Transporte e Distribuição de Água Potável pela Defesa Civil.
A pesquisa contou com a participação de mais de 2 mil pessoas e teve como tema de maior indicação a auditoria para melhorar a segurança nas escolas (38%), sendo seguido pela auditoria sobre o combate ao desmatamento e alterações da vegetação nativa (31%).
Em resposta, no ano de 2025, a Diretoria Central de Auditoria de Políticas de Saúde, Educação e Cultura (DSEC) prevê a realização de atividade sobre o tema ganhador entre agosto e dezembro. No âmbito da Diretoria Central de Políticas Públicas de Meio Ambiente, Agropecuária e Infraestrutura (DMAI), será realizada abordagem sobre o segundo tema mais votado, ainda no primeiro trimestre de 2025.
“A CGE atua junto aos gestores, oferecendo consultoria e avaliação de políticas públicas, visando aperfeiçoar, ainda mais, as entregas e serviços prestados à população. Esse diálogo e parceria com a alta administração é essencial, entretanto, temos que ouvir também o maior beneficiário das nossas ações, ou seja, o cidadão mineiro”, afirma o auditor-geral da CGE, Igor Martins da Costa.
O resultado completo da pesquisa, segue abaixo:
Fonte: Resultado da Pesquisa Cidadã - Núcleo de Desenvolvimento da Capacidade de Auditoria Interna da Auditoria-Geral