Acordo irá alavancar a política de integridade e combate à corrupção no Estado.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) iniciou as tratativas para firmar acordo de cooperação técnica com o Governo de Minas. O objetivo da parceria é aproximar a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI) das melhores práticas internacionais de integridade, transparência e combate à corrupção.
A proposta foi feita pela própria OCDE em reunião realizada ontem (26/05), durante o Fórum Global de Integridade e Anticorrupção 2025, em Paris, na França. Na ocasião, o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, reuniu-se com o analista da Divisão de Integridade Pública da OCDE, Frédéric Boehm, para discutir a proposta.
“As diretrizes da OCDE sobre integridade pública são adotadas por governos e empresas do mundo todo. Em Minas não é diferente. Durante o processo de implementação da PMPI, buscamos seguir todas essas recomendações e, hoje, somos referência nacional no assunto”, explica o Controlador-Geral.
“Com essa parceria, estaremos cada vez mais alinhados às normas internacionais, fator que irá contribuir para a maturidade dos nossos processos e para o avanço da integridade e da agenda anticorrupção no Estado”, concluiu.
Fórum Global de Integridade e Anticorrupção 2025
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) participa, entre os dias 25 e 28, do Fórum Global de Integridade e Anticorrupção 2025. O evento, promovido anualmente pela OCDE, tem como objetivo promover o diálogo entre as organizações e fortalecer a integridade e o combate à corrupção nos países.
Na manhã de hoje (27/03), o Controlador-Geral, Rodrigo Fontenelle, apresentou os avanços da Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI) em painel que reúne lideranças de toda a América Latina.
A programação continua amanhã (28/03), com a Conferência Global da Alliance for Integrity.