O trabalho de consultoria e avaliação visa assegurar a eficiência da prestação de serviços de saúde em Minas.
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), por meio da Controladoria Seccional da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), está executando auditoria para acompanhar o processo de descentralização da gestão dos hospitais do Estado de Minas Gerais. A ação visa auxiliar a gestão na identificação de riscos e oportunidades de melhoria, visando garantir a conformidade, a transparência e a prestação de serviços de saúde que atendam às necessidades da população.
Entre os dias 24 a 26/3, a Controladora Seccional da Fhemig, Marcela Ferreira Dias, realizou visita técnica ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). A unidade hospitalar, localizada em Patos de Minas, destaca-se por ser a primeira instituição de saúde do Estado a passar pelo processo de descentralização para gerenciamento por uma entidade do terceiro setor.
O objetivo da visita foi conhecer as instalações e o funcionamento assistencial, além de dialogar com os colaboradores e gestores sobre os resultados da descentralização. Para a Controladora Marcela Ferreira Dias, as visitas in loco são essenciais entender a realidade das unidades e auxiliar a condução dos trabalhos de auditoria.
“A descentralização das unidades assistenciais da Fhemig representa não apenas uma mudança estrutural, mas também uma transformação profunda nos processos de gestão e operação”, explica Marcela. “Nesse sentido, o acompanhamento realizado pelo controle interno é fundamental para identificar as práticas eficazes, as áreas de risco e as oportunidades de melhoria, garantindo que o modelo de gestão adotado esteja alinhado aos objetivos da administração pública”, finalizou.
Também participaram da visita a vice-presidente da Fhemig, Patrícia Albergaria, a diretora de Contratualização, Faturamento e Parcerias (DPAR), Júlia Mara Sousa Oliveira, a gerente de Monitoramento de Parcerias (GMP/DPAR) e supervisora do contrato de gestão, Maria Thereza Coelho Papatela Jabour e representantes da Organização Social Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).
Qualificação da Gestão dos Hospitais
O governo de Minas, por meio do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), estabeleceu como uma de suas diretrizes estratégicas a promoção de parcerias com o setor privado. A iniciativa visa otimizar a gestão dos recursos públicos, aumentar a eficiência administrativa e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Alinhada ao PMDI, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) atualmente implementa o projeto “Qualificação da Gestão dos Hospitais”, visando expandir as parcerias como forma de qualificar e simplificar processos.
O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) foi a primeira unidade de saúde a ter a gestão descentralizada para uma organização social, com celebração da parceria com a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), assinada em maio de 2024.
Para saber mais, consulte aqui o Relatório de Auditoria na íntegra.