Programa de Integridade e implementação de gestão de riscos estiveram em pauta na última semana na Segov e Casa Civil; iniciativas aconteceram em parceria com a Controladoria Setorial da Segov
A Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC) lançou, na última semana (29/7), o seu Programa de Integridade. O evento contou com a participação de servidores de todas as áreas da Casa Civil, além de representantes da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), órgão responsável por coordenar e orientar a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI).
Durante o evento, o secretário da Casa Civil, Luiz Otávio Brandão, reforçou que o Programa de Integridade está alinhado à missão do órgão de apoiar o Governo do Estado na articulação política e na viabilização de políticas públicas para todos os mineiros, especialmente para as pessoas com deficiência e doenças raras.
O lançamento também contou com fala institucional do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e palestra da Superintendente Central de Integridade e Controle Social, Tatiane Silva.
O plano da SCC está estruturado em seis eixos principais: (1) compromisso com a integridade, (2) governança, gestão de riscos e controles, (3) prevenção, detecção e tratamento dos riscos de integridade, (4) prevenção ao conflito de interesses, (5) transparência e controle social e (6) promoção da cultura de integridade.
O lançamento foi acompanhado por um café da manhã de integração, seguido por uma apresentação detalhada das ações e metas previstas. O clima foi de engajamento, troca de experiências e reforço ao compromisso da SCC com uma gestão pública cada vez mais ética e eficiente.
Capacitação em gestão de riscos
Na quarta-feira (30/7), Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Governo (Segov) realizou capacitação virtual sobre gestão de riscos. A ação, promovida em parceria com o Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles integra o Programa de Integridade da Segov e da SCC.
Durante a capacitação, os participantes foram orientados sobre temas como a metodologia aplicada à gestão de riscos, o uso do sistema UAIRisk e cases de sucesso que ilustram boas práticas já implementadas. Também foram apresentados conceitos fundamentais como a Política de Gestão de Riscos (PGR), a Declaração de Apetite a Riscos e o próprio funcionamento do CGIRC.
Ao todo, foram capacitador 125 servidores da Segov e Casa Civil. A iniciativa reforçou o compromisso da administração estadual com a transparência, eficiência e prevenção de riscos institucionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e alinhado às melhores práticas da gestão pública.