A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promove, nestes meses de abril e maio, o Curso Básico em Controle Interno e Auditoria Governamental. O objetivo do curso é aprimorar o conhecimento técnico dos servidores envolvidos nessas áreas, por meio de avaliações dos mecanismos de controle interno, normas e técnicas de auditoria e, principalmente, a condução do processo de auditoria, também com foco na transparência.
A capacitação visa, ainda, estimular a percepção da importância do controle interno e da auditoria interna na administração pública voltada para resultados, que é o sistema de gestão implantado pelo Governo de Minas. O conteúdo programático do curso tem como temas o controle interno, normas de auditoria, fundamentos da auditoria governamental e a visão geral do processo de auditoria administrativa.
Foram criadas três turmas para atender aos auditores internos da CGE e para os auditores internos setoriais e seccionais, integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual. O Curso Básico de Controle Interno e Auditoria Governamental é realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Para o superintendente-central de Auditorias e Tomadas de Contas Especiais e instrutor do curso, Henrique Hermes Gomes de Morais, “a oportunidade oferecida pela CGE vem preencher uma grande necessidade de capacitação dos agentes de auditoria. O treinamento visa atuar na prevenção da ocorrência de inconformidades na execução dos recursos públicos e, principalmente, o fortalecimento dos mecanismos de controle interno”, destaca.