A avaliação da nova versão do Sistema Integrado de Gerenciamento de Auditoria (SIGA) foi um dos principais temas abordados em reunião gerencial da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) com os auditores setoriais e seccionais, conforme previsto na Resolução CGE nº 001, de 3 de janeiro de 2013.
A reunião foi presidida pelo Controlador-Geral do Estado, com o Subcontrolador de Auditoria e Controle da Gestão, Eduardo Fagundes Fernandino, sendo representado pelo diretor da Diretoria Central de Coordenação das Unidades de Auditoria, Carlos Maurício Santa Rosa. Presentes ainda a Subcontroladora da Informação Institucional e da Transparência, Margareth Suzana Travessoni Gomes; e a subcontroladora de Correição Administrativa, Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa.
Na abertura da reunião, o Controlador-Geral fez comentários sobre a pauta da reunião, tendo destacado ainda o recente Acordo de Cooperação Técnica firmado recentemente com o Ministério Público de Minas Gerais, que tem como principal objetivo dar apoio às ações de transparência dos municípios mineiros. Explicou que o Termo de Compromisso firmado oficializa situação também recentemente anunciada pelo Governo do Estado: a possibilidade de todos os municípios mineiros compartilharem o sistema do Poder Executivo Estadual, que oferece informações aos cidadãos referentes à Lei da Transparência e à Lei de Acesso à Informação, instituído pelo Decreto nº 46.243, de 15 de maio de 2013. O Controlador-Geral fez questão ainda de destacar a permanente intenção da Controladoria-Geral do Estado e o seu empenho em dar total apoio aos auditores no exercício de suas missões precípuas, bem como no esclarecimento de dúvidas relativas ao importante trabalho que desenvolvem para a administração pública de Minas Gerais.
Ações Na sequência, Carlos Maurício Santa Rosa descreveu os itens da pauta da reunião e deu explicações sobre alterações que estão sendo implementadas nos Planos Anuais de Auditoria (PAA) – 2013/2014. Após relatar as principais alterações previstas e justificá-las, Carlos Maurício informou que tais modificações já haviam sido apresentadas em reuniões individualizadas realizadas pelas Diretorias Centrais de Coordenação das Unidades de Auditoria com 57 das 66 Unidades de Auditoria, nas quais foram também abordadas, debatidas e definidas propostas do Planejamento 2013.
Em relação ao SIGA, explicou que, anteriormente, foi constituída pela Subcontroladoria de Auditoria e Controle da Gestão uma comissão visando a avaliação e parametrização da nova versão do sistema, cujos trabalhos estão sendo desenvolvidos. Ressaltou, porém, que a migração somente ocorrerá se houver a garantia de operacionalização dos procedimentos atuais com ganhos de navegabilidade e na obtenção de relatórios gerenciais. Adiantou que a previsão para mudança da versão, caso ocorra, será em 1º de janeiro de 2014.
A comissão
A comissão encarregada de avaliar e dar parâmetros à nova versão ao SIGA, visando maior efetividade do trabalho de auditagem, é formada por Eduardo Fagundes Fernandino, Subcontrolador de Auditoria e Controle da Gestão; Henrique Hermes Gomes de Moraes, Superintendente Central de Auditorias e Tomadas de Contas Especiais; Reinaldo Cândido da Costa, Superintendente Central de Pesquisa e Desenvolvimento do Controle e da Transparência; Carlos Maurício Santa Rosa, Diretor Central de Coordenação das Unidades de Auditoria; Bernardo de Oliveira Daibert, Diretor Central de Auditorias e Tomadas de Contas Especiais; Armando Noé Carvalho de Moura Júnior, Diretor Central de Controle da Gestão; Rodrigo Dequech de Resende, da Superintendência Central de Auditoria Operacional da Diretoria Central de Coordenação das Unidades de Auditoria; e William Douglas de Oliveira Santos, da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças.