O projeto Risco Sob Controle, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), foi apresentado aos membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por ocasião de sua XIII Reunião Técnica, ocorrida nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, no Recife (PE).
Focada na atuação preventiva, a nova metodologia de Auditoria Baseada em Risco (ABR) diferencia-se de todas aquelas já estabelecidas na literatura específica, que se restringem à aplicação da ABR em instituições privadas. Como resultado de sua aplicação, prevê-se o fortalecimento das estruturas de controle e o estímulo à governança corporativa.
Avanço
Concentrada em processos de maior relevância e calcada em resultados, a nova metodologia de ABR – considerada um marco para a consagração da auditoria de caráter preventivo – abrange a identificação, análise, avaliação e monitoramento do tratamento dos riscos que, de forma direta, expõem os negócios das instituições do Poder Executivo estadual.
O grande desafio da Superintendência Central de Pesquisa e Desenvolvimento do Controle e da Transparência (SCPD-CGE), responsável pelo projeto, residiu no desenvolvimento de uma alternativa de atuação para a auditoria interna com foco no risco corporativo em ambientes nos quais a gestão de riscos se mostra incipiente ou inexistente e o gerenciamento de riscos é ainda intuitivo.
Participação
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) esteve representada na Reunião Técnica do Conaci (RTC) pela subcontroladora da Informação Institucional e Transparência, Margareth Suzana Travessoni Gomes, e pelo subcontrolador de Auditoria e Controle de Gestão, Eduardo Fagundes Fernandino. Presente ainda a Superintendência Central de Pesquisa e Desenvolvimento do Controle e da Transparência, pelo superintendente Reinaldo Cândido da Costa e pelo diretor da área de Pesquisa e Desenvolvimento Vinícius Fernandes Moreira.
A participação da CGE-MG na RTC traduziu-se em oportunidade de divulgação entre os titulares de órgãos de controle interno nela presentes e seus convidados da metodologia de Auditoria Baseada em Riscos (ABR) desenvolvida pela CGE no contexto do projeto “Risco sob Controle” e que se encontra em fase de implantação no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual de Minas Gerais.
Conaci
O Conaci é um colegiado que congrega, por intermédio de seus titulares, os órgãos de Controle Interno dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios-Sede das capitais e da União, objetivando o desenvolvimento de um controle mais eficaz da gestão pública.
Suas reuniões técnicas têm como objetivo definir diretrizes de atuação, avaliar ações em curso, disseminar e debater temas específicos de interesse dos órgãos de controle e definir temário e ações inerentes às atividades necessárias à organização e realização de seu Encontro Nacional de Controle Interno.
- Notícias
- Acessos: 1719