A pesquisa de opinião on-line sobre o Portal da Transparência do Estado, lançada em 29 de junho e encerrada ontem, contou com mais de 1,3 mil participantes que responderam o questionário com 19 perguntas relacionadas à navegabilidade, à usabilidade e ao conteúdo do site. O layout do portal e a experiência de uso do site estão entre os temas avaliados pelos voluntários que puderam, além de responder a perguntas, deixar sugestões. O resultado da pesquisa será usado na reformulação do portal.
“Estamos trabalhando na entrega de um novo Portal de Transparência, com uma linguagem mais cidadã, com mais informações e mais acessível, para que a sociedade possa exercer o controle de maneira efetiva. Nosso objetivo é construir uma ferramenta que seja referência no país”, observou a Subcontroladora da Informação Institucional e da Transparência, Margareth Travessoni.
A iniciativa faz parte do plano de ação traçado pela nova gestão da CGE-MG para melhorar a transparência ativa e o fornecimento de informações públicas no Estado. A reestruturação do Portal da Transparência está entre as medidas detectadas no diagnóstico realizado pelo órgão para melhorar o acesso à informação em Minas.
O Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais foi lançado em 2009 pela CGE atingiu, este ano, de 45 mil acessos mensais contra 20 mil no ano passado. Até este mês, a Controladoria registrou mais de 3 mil pedidos de acesso à informação superando, em seis meses, o número de solicitações feitas em 2014.
“A política de transparência tem sido uma das diretrizes do atual governo refletindo no aumento dos pedidos de acesso à informação e consultas realizadas no portal da transparência”, afirmou Margareth.