Capacitação Interlocutores e-SIC.
Nos dias 7 e 12 de novembro a Subcontroladoria de Transparência e Integridade ofereceu uma capacitação para os interlocutores do e-Sic. A servidora Soraia Ferreira Quirino Dias, superintendende central de transparência, ministrou o curso e trouxe exemplos concretos de pedidos de acesso à informação. Ao todo, participaram dos treinamentos 109 pessoas de diversos órgãos e entidades do Estado.
A capacitação é uma iniciativa que visa aperfeiçoar ainda mais a Transparência de Minas, refletindo na qualidade e tempestividade das respostas, além da melhoria no Ranking Escala Brasil Transparente, indicador que avalia a transparência pública em estados e municípios brasileiros.
Durante o treinamento, a Coordenadora do Núcleo de Atendimento à Lei de Acesso à Informação, Patrícia Oliveira, apresentou um case de sucesso da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais – SEJUSP, além de compartilhar boas práticas de organização de fluxos de atendimento e resultados positivos colhidos.
“As informações no contexto contemporâneo possuem grande relevância. Quando se refere especificamente às informações públicas elas necessitam de atenção e cuidado, pois acabam subsidiando ações do poder público, além de contarem a história e permitirem o controle social. Sabendo disso, trabalhamos com o objetivo de fornecer respostas aos pedidos da sociedade com cuidado, qualidade, padronização, responsabilidade, atenção, confiabilidade e integridade” - afirmou Patrícia.
Diagnóstico dos Interlocutores e-SIC
Em 2019 a CGE realizou um diagnóstico que permitiu traçar o perfil dos interlocutores. A partir das informações levantadas, outras capacitações serão oferecidas para entregar melhores respostas aos cidadãos! Confira o resultado:
Conhecendo o e-Sic
O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação.