O e-Aud é a ferramenta mais moderna do país na atividade de auditoria interna governamental. Além disso, o sistema contribui para a gestão de projetos.
Na última sexta-feira (09/04), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais lançou novo sistema de auditoria, o e-Aud, que permitirá melhor interface com os clientes, aperfeiçoamento dos processos de trabalho e da qualidade das auditorias, além de garantir melhoria e agilidade nos processos de auditoria e na gestão das atividades.
O sistema é resultado de uma parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) a custo zero. Fruto de um projeto piloto que vem sendo desenvolvido há um ano, a CGE/MG é a primeira controladoria estadual a adotar a ferramenta.“O e-Aud é um grande ganho para Minas. O sistema permitirá a melhor reflexão por parte dos auditores quanto a relevância dos nossos trabalhos”, afirmou o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.
Segundo Luciana Cássia Nogueira, auditora-geral do Estado, o novo sistema é um marco para a auditoria-geral, já que proporcionará melhorias no gerenciamento e medição de desempenho da atividade. " O e-Aud é uma excelente ferramenta gerencial para a tomada de decisão da auditoria e irá promomover grande incremento na qualidade dos nossos trabalhos e no tempo de resposta", comemorou Luciana.
“O sistema traz um alinhamento com as normas internacionais de auditoria interna e irá fazer com que o auditor olhe para frente, para os riscos daquilo que pode impactar nos resultados das políticas e serviços públicos”, comenta o Coordenador de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Filgueiras.
Participaram do evento de lançamento do sistema o Controlador-Geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle, a Auditora-Geral, Luciana Nogueira, o Secretário Federal de Controle da CGU, Antônio Leonel e o Coordenador de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Filgueiras.
Expectativas
Durante o mês de abril, os auditores da CGE participarão de capacitações para aprenderem a utilizar o novo sistema. A expectativa é que a partir do próximo mês o e-Aud possa substituir por completo a antiga ferramenta, o Sistema Integrado de Gerenciamento de Auditoria (SIGA).
“O e-Aud é um grande passo para a melhoria da qualidade da auditoria e para o gerenciamento e medição de desempenho da atividade. Uma excelente ferramenta gerencial para a tomada de decisão da auditoria. O e-Aud é um marco na Auditoria-Geral da CGE!”, finaliza a Auditora-Geral, Luciana Nogueira.
Sobre o e-Aud
O e-Aud é o sistema desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão da Atividade de Auditoria Interna Governamental.
“O sistema é a melhor ferramenta de auditoria que conheço e possibilita a melhoria da organização do trabalho, em especial do planejamento de auditoria, que é o ponto chave do sucesso de um bom relatório. Ressalto, contudo, que a comunicação com o gestor, bem como com outros atores, é fundamental para a atuação cirúrgica da auditoria”, explica o Secretário Federal de Controle da CGU, Antônio Leonel.
O sistema é oferecido gratuitamente a todos os órgãos e unidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e às auditorias internas singulares dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (Audin). Por ser um sistema Web, ele não precisa ser instalado nas máquinas nem de servidor para o armazenamento dos dados. Para utilizá-lo basta acessá-lo pela internet.
A CGE/MG é a primeira controladoria estadual a adotar o sistema. O Secretário Federal de Controle da CGU, Antônio Leonel, afirmou que em breve outras controladorias estaduais e municipais também poderão aderir o e-Aud.