A Controladoria-Geral do Estado de MG (CGE) disponibilizou os código fontes do Sistema dos Conselhos e do Portal dos Conselhos, plataformas digitais desenvolvidas pelo órgão que consolida e sistematiza, em um só endereço, diversas informações sobre os conselhos de Minas. O objetivo da ação é promover o incremento e aprimoramento da rede de políticas de controle social no país.
"Os conselhos participativos são avanços democráticos muito alinhados ao controle interno. O Portal foi desenvolvido no intuito de promover mais transparência e gestão da informação para esses conselhos e para os cidadãos”, explicou Thomaz Anderson, Superintendente de Integridade e Controle Social da CGE. "Disponibilizar esses códigos possibilita que outros entes da federação tenham acesso a ferramentas que proporcionam o fortalecimento da governança e do controle social", concluiu Thomaz.
O Portal dos Conselhos permite a qualquer cidadão a consulta a atos normativos, o acesso às pautas e atas das reuniões dos conselhos, a extração da lista de membros, a leitura de notícias relevantes para a participação social e o acesso às capacitações diretamente relacionadas com o controle social. Já o Sistema dos Conselhos permite que as secretarias executivas otimizem a gestão dos conselhos sob sua responsabilidade e recebam comunicados e informativos dos administradores da plataforma.
A CGE elaborou, ainda, o procedimento operacional padrão (POP) para orientar os entes públicos e as organizações da sociedade civil sobre os meios e requisitos necessários para obtenção dos códigos-fonte e implementação das ferramentas.
Clique aqui para acessar o POP.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sobre o Portal dos Conselhos
Ganhador de menção honrosa no Prêmio Inova 2020, o Portal dos Conselhos aumenta a transparência e organiza as informações dos conselhos participativos, além de aproximar o controle social do controle interno.
Criado no fim de 2019 pela Controladoria-Geral do Estado de MG, o Portal é uma ferramenta que amplia as possibilidades de controle exercido pelos cidadãos e pelas cidadãs mineiras ao sistematizar, em um só endereço, as informações relativas aos conselhos mineiros.
O Governo de Minas possui, em sua estrutura, mais de 50 conselhos de políticas públicas, percebidos pela sociedade como instrumentos importantes para a realização do controle social e de participação cidadã. Até a implementação do Portal, apenas 32% possuíam sites próprios, sem que existisse um padrão para a divulgação e transparência das informações. O Portal surgiu como ferramenta para gestão sistematizada dessas informações e, atualmente, concentra dados atualizados de quase 50% dos conselhos.
O desenvolvimento do portal também objetivou diminuir os custos transacionais dos conselhos interessados em divulgar suas informações para um público mais amplo, uma vez que oferece para as instituições participativas um sistema em que é possível inserir todos os atos normativos produzidos, atualizar o nome dos membros, divulgar as pautas e registrar as atas de suas reuniões.
“O Portal dos Conselhos possibilita que o controle social seja impulsionado a partir da combinação entre transparência, gestão da informação e estímulo à participação da sociedade”, afirmou Silvio Zakhia, diretor de controle social da CGE.
Visite o Portal dos Conselhos!
O que são Conselhos?
Conselhos são instituições participativas – IPs, assim como os comitês de políticas públicas - que contemplam representantes da população e membros do poder público estatal em práticas que dizem respeito à elaboração, implementação e gestão de bens e serviços públicos.
Elas são espaços de articulação entre Estado e sociedade, nos quais as decisões sobre políticas públicas envolvem um processo de discussão e busca de acordos públicos para atendimento ao conjunto da sociedade. Estas instituições são fundamentais para a efetivação da participação popular e do controle social sobre as políticas públicas e sobre a administração pública como um todo.