Minas é referência nacional em transparência, integridade, enfrentamento à corrupção. Confira resultados de 2021.
A Controladoria-Geral do Estado acaba de publicar o Relatório de Balanço com as principais entregas do ano de 2021. O documento aponta as principais diretrizes e ações do Governo do Estado de Minas Gerais, que segue apresentando bons números em relação à transparência, à integridade e ao enfrentamento à corrupção.
Um dos destaques são as ações de auditoria que alcançaram, em 2021, o montante de R$ 239 milhões em benefícios financeiros, incremento de 195% em relação a 2020. Outra grande entrega do ano foi o 1º Acordo de Leniência do Estado, que trouxe R$128,9 milhões para os cofres públicos.
O estado também tem se consolidado como referência em transparência e integridade pública. Neste ano, Minas subiu 20 posições e obteve pontuação máxima na Escala Brasil Transparente (EBT), ranking de transparência organizado pela Controladoria-Geral da União. Além disso, o estado continua inovando em implementação de ferramentas tecnológicas. Segundo relatório divulgado pela Transparência Internacional, Minas Gerais ocupa o primeiro lugar na média geral do Índice de Transformação Digital e Integridade, metodologia que avalia o nível de maturidade das iniciativas digitais implementadas por governos estaduais voltadas à garantia de integridade.
Em 2021, a CGE decidiu 65 processos administrativos disciplinares, envolvendo 152 servidores, ensejando a aplicação de 44 expulsões, 17 suspensões, 4 repreensões, 87 outras decisões correcionais e, ainda, a instauração de 16 Sindicâncias Administrativas Investigatórias. Dentre as decisões correcionais, constam 44 servidores expulsos da administração pública em 2021, sendo 25 expulsões por atos relacionados a corrupção (expulsões fundamentadas nos artigos 249, inciso III, 250, incisos II, III, V, VI e 257, incisos II e III, da Lei Estadual nº 869/52). Além disso, a CGE deu continuidade às ações de prevenção de ilícitos administrativos, resultando em 5.765 pessoas capacitadas e mais de 40 mil pessoas sensibilizadas por ações orientativas.
Para o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, o bom desempenho de Minas se deve ao fato das inúmeras inovações, a exemplo das novas tecnologias que incrementaram a governança do órgão e do Estado e os esforços dos servidores somado à cultura da ética e da integridade, que tem demonstrado estar presente no DNA dessa gestão.
Para acessar o Relatório na íntegra, clique AQUI.
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