
Evento promoveu alinhamento institucional, troca de experiências e debates sobre comunicação, auditoria e fortalecimento da atuação das controladorias setoriais e seccionais
Nesta segunda-feira (22/06), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), realizou o II Encontro com as Unidades Descentralizadas, dando continuidade ao programa Trilhas de Desenvolvimento, iniciativa voltada ao fortalecimento das competências técnicas e comportamentais dos servidores que atuam nas controladorias setoriais e seccionais.
A abertura do encontro contou com a participação da alta gestão da CGE-MG, que reforçou a importância da integração entre as unidades descentralizadas e do alinhamento institucional para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo estadual.
Durante a manhã, os participantes acompanharam reflexões sobre os desafios e perspectivas da atuação das unidades descentralizadas, além de orientações estratégicas relacionadas às atividades de auditoria, correição e controle interno. O momento também foi dedicado ao compartilhamento de experiências e ao fortalecimento da atuação colaborativa entre as equipes.
No período da tarde, a programação foi marcada pelo painel “Comunicação institucional, visão sistêmica e conhecimento do negócio na atuação das controladorias”, mediado por Débora Severino, assessora-chefe de Harmonização das Controladorias Setoriais e Seccionais. O debate reuniu os controladores Aldemir de Carvalho (Fundação Ezequiel Dias – Funed), Michelle Calazans (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad/Sisema) e Michelle Muradas (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig).
Ao longo do painel, foram discutidos temas relacionados à comunicação durante o planejamento, a execução e a apresentação dos resultados dos trabalhos de auditoria, destacando a importância do diálogo com gestores, da construção de relações de confiança, da visão sistêmica das organizações e da compreensão do negócio para a geração de valor à administração pública. Também foram abordados desafios enfrentados em situações sensíveis, a atuação em trabalhos que envolvem múltiplos órgãos e a relevância da comunicação como instrumento de gestão de riscos e fortalecimento da governança.
Após o painel, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes em um momento de perguntas e troca de experiências. Na sequência, a assessora-chefe de Comunicação da CGE-MG, Poliane Brandão, conduziu uma atividade sobre comunicação assertiva, adequação da linguagem ao público e fortalecimento da imagem institucional, encerrando a programação com uma dinâmica participativa voltada ao desenvolvimento das habilidades de comunicação dos servidores.
O II Encontro com as Unidades Descentralizadas reforça o compromisso da CGE-MG com o desenvolvimento contínuo de suas equipes e com o aprimoramento das atividades de controle interno, auditoria, correição e integridade, fortalecendo a atuação das unidades descentralizadas como parceiras estratégicas da gestão pública estadual.


