A controladora-geral adjunta da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Luciana Cássia Nogueira, recebeu, ontem (17/08), premiação da Diligent Latin America Awards 2023. A iniciativa visa reconhecer profissionais que se destacam nas áreas de Auditoria, Governança, Compliance, ESG e Risco, atuando com práticas de governança inovadoras, simplificadas e sustentáveis.
A CGE concorreu com 20 finalistas de toda América Latina e levou o prêmio na categoria "Líder de Auditoria e Gestão de Riscos" com o projeto de Auditoria Contínua. Capitaneada pela auditora interna da CGE-MG, Cynthia Martins Vieira, a técnica de Auditoria Contínua foi implementada em Minas Gerais em 2019 e alavancada a partir de 2020 com a publicação da Resolução CGE 01/2021.
A Auditoria Contínua é um procedimento que realiza testes utilizando bases de dados informatizadas, mediante ferramentas de extração, análise e mineração de dados, com base na avaliação de riscos e controles internos.
“Auditoria baseada em grande volume de dados é um caminho sem volta. O aumento da capacidade de análise dos processos e das informações torna as ações de controle mais efetivas e tempestivas, gerando valor e contribuindo com a melhoria da gestão pública”, afirma a auditora interna Cyntia Vieira.