Técnica de auditoria adotada em Minas é caso de sucesso apresentado em Congresso na Colômbia. Evento chega ao fim nesta sexta e reúne mais de mil pessoas.
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), apresentou, nesta sexta-feira (4/10), boas práticas de governança e metodologia de auditoria implementada pelo Governo de Minas durante o XXVIII Congresso Latino-Americano de Auditoria Interna (CLAI), em Cartagena, na Colômbia.
O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, compartilhou a técnica de auditoria contínua adotada pelo Estado, solução inovadora que utiliza extração, análise e mineração de dados para aumentar a eficiência dos trabalhos e a qualidade das entregas em controle interno.
“A auditoria contínua promove o aumento da capacidade de análise dos processos e das informações e torna as ações de controle mais efetivas e tempestivas, promovendo a melhoria da gestão pública”, explica o controlador.
Minas é referência nacional e internacional em Controladoria; em 2023, a CGE recebeu premiação da Diligent Latin America Awards na categoria "Líder de Auditoria e Gestão de Riscos" pela implementação da auditoria contínua.
Sobre o evento
Organizado pelo Instituto dos Auditores Internos, o CLAI é o maior evento da América Latina no setor. A iniciativa reúne especialistas e dirigentes de vários países para debater tendências, práticas e experiências de sucesso em auditoria. Nesta edição, realizada nos dias 2 a 4 de outubro, o encontro reuniu mais de mais de 1200 participantes.