Iniciativa da Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Saúde tem como objetivo disseminar um ambiente de integridade e de cultura da licitude entre os servidores
Após 8 encontros realizados nas regionais de saúde do Estado, chegou ao fim o primeiro ciclo do projeto “Diálogos para a Integridade”. Ao todo, a iniciativa capacitou cerca de 600 servidores em diversos temas como integridade pública, deveres e proibições funcionais, assédio moral e sexual, resolução de conflitos e o papel das lideranças na promoção de ambientes éticos.
A ação foi realizada de maneira conjunta pela Controladoria Setorial, Comissão de Ética e Superintendência de Gestão, Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). O objetivo do projeto é promover um ambiente de integridade e de cultura da licitude nas superintendências de saúde.
O ciclo de encontros foi concluído nos dias 10 e 11 de julho, com a participação da regional de Belo Horizonte, em evento realizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Ao longo desta primeira etapa, o projeto percorreu presencialmente as regionais de Divinópolis, Juiz de Fora, Passos, Montes Claros, Uberaba e Belo Horizonte. As demais regionais, ainda não contempladas com visitas, participaram por meio do envio de até três representantes, conforme divisão geográfica por proximidade.
Ainda, atendimentos pontuais foram realizados, mediante solicitação, nas regionais de Ubá e Barbacena. Novas visitas específicas estão previstas para o segundo semestre de 2025, conforme demandas já registradas junto à Controladoria Setorial.
Segundo o controlador setorial da SES, Alex Pinheiro de Freitas, além de ser uma importante oportunidade de capacitação para os servidores das regionais, a iniciativa promove reflexões sobre liderança ética, responsabilidades funcionais e o fortalecimento da cultura de integridade.
Já a coordenadora do núcleo de correição administrativa da SES, Cynthia Quintão, explica que o projeto proporciona maior divulgação de assuntos caros à prevenção de ilícitos, promovendo a consequente interiorização das responsabilidades, valores e práticas éticas do servidor, bem como o aperfeiçoamento disciplinar no âmbito da Secretaria de Saúde.
Durante os encontros, também foram abordados temas como comunicação assertiva, gestão do conhecimento e avaliação de desempenho, facilitando a integração dos servidores, principalmente aqueles que estão lotados nas Unidades Regionais, destaca o Diretor de Desenvolvimento Humano da SES, Lucca Martins.
Por fim, a secretária executiva da Comissão de Ética da SES, Fernanda Tavares, reforça que o projeto propicia uma aproximação mais efetiva entre as unidades regionais e o nível central da Secretaria, promovendo a exposição e discussão de temas relevantes para o aprimoramento da atuação do agente público, bem como a troca de experiências entre os participantes.
Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com