Evento reuniu cerca de 170 participantes para debater boas práticas de integridade, auditoria e governança nas empresas públicas e sociedades de economia mista de Minas Gerais. Evento reuniu cerca de 170 participantes para debater boas práticas de integridade, auditoria e governança nas empresas públicas e sociedades de economia mista de Minas Gerais.
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) realizaram, nesta segunda-feira (20/10), o II Encontro com as Estatais: Pela Integridade Público-Privada, no Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa. O evento reuniu cerca de 170 participantes, entre empregados públicos e gestores de empresas estatais e órgãos do Executivo mineiro, para debater temas como auditoria interna, governança, correição, transparência e promoção da integridade.
A mesa de abertura reuniu a controladora-geral do Estado, Marcela Ferreira Dias, o diretor-presidente da Gasmig, Carlos Camargo Cólon, e representantes das estatais e secretarias do Governo de Minas, reforçando o caráter integrador do evento.
Em sua fala, a controladora-geral Marcela Ferreira Dias destacou o significado do evento como o primeiro da nova gestão da CGE, reforçando a importância de cultivar a integridade como valor essencial à administração pública.
“Integridade é cultura. Ser íntegro é ser leal — leal à instituição pública e, principalmente, ao cidadão. Trabalhamos todos os dias pelo interesse público, e a Controladoria existe para lembrar a administração do nosso propósito: servir com ética, transparência e eficiência”, afirmou.
Marcela também ressaltou o papel da CGE como parceira das empresas e dos gestores comprometidos com boas práticas.
“A Controladoria sempre estará ao lado do gestor que quer ser eficiente. E não há eficiência sem integridade”, completou.
O diretor-presidente da Gasmig, Carlos Camargo Cólon, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento da integridade e da cooperação entre o órgão de controle e as estatais.
“Tão importante quanto entregar resultados é a forma como os alcançamos. Investimos continuamente em compliance, gestão de riscos e políticas de integridade corporativa. Eventos como este são fundamentais para promover o diálogo, o aprendizado conjunto e a melhoria contínua de nossos processos”, afirmou.
Palestras
A programação do encontro contou com palestras de destaque nacional. O Secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Pontes Vianna, abriu o ciclo com a palestra magna “O papel do Estado na promoção da integridade empresarial”, abordando o papel do poder público na consolidação de uma cultura de ética e conformidade nas organizações.
No período da tarde, o diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Ricardo Wagner de Araújo, apresentou o “Sistema de Integridade da Petrobras”, destacando a evolução dos mecanismos internos de controle e o impacto das boas práticas de compliance nos resultados corporativos.
Encerrando a programação, o auditor-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Marcus Vinicius de Azevedo Braga, ministrou a palestra “Auditoria interna e suas contribuições para a essência das empresas estatais”, enfatizando o papel estratégico da auditoria para a governança e a geração de valor público.
Encerramento
O controlador-geral adjunto do Estado, Igor Martins, realizou o encerramento do evento, agradecendo a presença dos participantes e destacando o compromisso contínuo da CGE com a promoção da integridade e da eficiência na gestão pública.
O II Encontro com as Estatais: Pela Integridade Público-Privada reforça o compromisso do Governo de Minas, por meio da CGE, em fortalecer a cultura de integridade e o aprimoramento dos mecanismos de controle e transparência nas empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado, em conformidade com as diretrizes da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais).
Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com