O Governo de Minas, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizou nesta segunda-feira (28), a solenidade de encerramento da Mobilização Mineira em Apoio ao Dia Internacional Contra a Corrupção. O evento, que contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), ocorreu no Teatro do Centro Universitário Uni-BH, em Belo Horizonte, e contou com cerca de 350 pessoas, dentre autoridades, alunos de instituições de ensino superior, servidores da CGE e da CGU e integrantes de instituições parceiras.
Com o objetivo central de difundir a temática perante toda a sociedade, em um esforço comum para se multiplicarem os debates sobre ética, transparência e ações de prevenção à corrupção, o encontro concluiu o calendário de palestras que aconteceram durante o mês de novembro, em parceria com faculdades de direito e de administração pública de Minas Gerais.
Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre prevenção à corrupção e educação fiscal, além de outras discussões em torno deste tema. Para o controlador-geral do Estado, Moacyr Lobato, o problema da corrupção não pode ser solucionado unicamente mediante o emprego de ações repressivas e punitivas. “A prática da corrupção compromete a economia, a gestão pública e privada, o desenvolvimento sustentável e a democracia”, destacou.
Já o subsecretário de Estado da Fazenda, Pedro Meneguetti, ressaltou a importância da participação popular nesta mobilização. “O empoderamento da sociedade propiciado pela educação fiscal faz com que o cidadão ganhe consciência de que é o verdadeiro dono do dinheiro público, apresentando-se para o debate e para a ação mobilizadora, fiscalizando o administrador público e diminuindo espaços para a prática da corrupção”, disse.
Representando o governador Antonio Anastasia, a ouvidora-geral do Estado, Célia Barroso, afirmou que a interação entre o poder público, a sociedade mineira e os órgãos de controle é essencial para assegurar o êxito das ações de combate à corrupção. “O nosso desafio no combate à corrupção é grande, mas, sabemos que o povo brasileiro e, especialmente, nós mineiros, queremos dar um basta nesta triste realidade”, explicou Célia.
O secretário executivo da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro, enalteceu o papel que vem sendo desempenhado por Minas na constante busca pela transparência na administração pública. “Aqui em Minas Gerais a interação entre a CGE e a CGU nos deixa extremamente satisfeitos e confiantes. A ação integrada de todos os órgãos de defesa do Estado é o que pode fazer a diferença para o aperfeiçoamento de nossas atividades no combate contra a corrupção”, afirmou.
Ao final da solenidade, autoridades da CGE e da CGU destacaram a importância desta mobilização como um meio de incentivo para uma maior difusão do tema, bem como a reflexão sobre as formas de se prevenir e combater a corrupção.
O encontro foi organizado pela Subcontroladoria da Informação Institucional e da Transparência, com apoio da Superintendência de Suporte à Prevenção e ao Combate à Corrupção da CGE.
O dia Internacional contra a corrupção, celebrado em 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Em 2003 cerca de 110 países assinaram a convenção, entre eles, o Brasil.