A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) promove, na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h, no auditório do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), solenidades alusivas ao Dia Internacional contra a Corrupção. A data foi instituída a partir da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003, quando 110 países assinaram o documento, entre eles o Brasil.
O evento tem como principal finalidade difundir a temática entre os servidores da CGE e a sociedade, e envolvê-los em um esforço comum para se multiplicarem as discussões sobre ética, transparência e ações de prevenção à corrupção. Objetiva ainda, visando à prevenção de ilícitos administrativos, demonstrar como a prática da corrupção compromete a gestão pública e privada, a economia, o desenvolvimento sustentável e a democracia.
O Governo de Minas está consciente de que o problema da corrupção não pode e nem deve ser enfrentado unicamente com o emprego de ações repressivas e punitivas, mas também – e principalmente – por meio do fomento da discussão dessa temática e de consequentes ações de conscientização e de prevenção. Assim, através da Controladoria-Geral, tem se empenhado na busca constante de orientação, conscientização e capacitação do servidor público acerca de seus direitos, deveres, responsabilidades, proibições e integridade funcional e proibições, o que tem projetado Minas como Estado pioneiro no aprimoramento e prevenção dos ilícitos administrativos e na busca permanente pela redução de sua ocorrência no âmbito do serviço público estadual.
E é dentro desta ótica, de tornar Minas Gerais cada vez mais ética e transparente, que se promovem as solenidades alusivas ao Dia Internacional contra a Corrupção, evento organizado sob a responsabilidade da Subcontroladoria da Informação Institucional e da Transparência, com apoio da Superintendência de Suporte à Prevenção e ao Combate à Corrupção da Controladoria-Geral.