Maio é o mês Internacional de Conscientização sobre a Auditoria Interna, esforço anual coordenado globalmente para aumentar a conscientização sobre a profissão.
A Controladoria-Geral do Estado de MG (CGE) uniu-se ao movimento e vai apresentar, ao longo de todo o mês, vídeos de gestores dando exemplos concretos de como a auditoria interna agregou valor e trouxe benefícios aos seus órgãos e instituições. O primeiro, com o presidente do IPSEMG, Marcus Vinícius de Souza, já está no ar.
“Temos batido muito na tecla que a auditoria-interna agrega valor e trabalha ao lado da gestão. Com essa campanha, porém, queremos mostrar exemplos concretos de como isso acontece”, afirmou a auditora-geral do Estado, Luciana Cássia Nogueira.
As ações de auditoria alcançaram, em 2020, o montante de R$ 80,72 milhões em benefícios financeiros. Esse valor é calculado contabilizando-se o impacto de orientações fornecidas pela auditoria e acatadas pelo órgão ou entidade.
É possível citar, como exemplos, o cancelamento ou suspensão de licitação ou contrato nos quais a auditoria tenha detectado alguma inconformidade, como sobrepreço; a eliminação ou redução de ineficiências e desperdícios; a detecção e interrupção de pagamento ou aumento de remuneração concedido indevidamente.
“Se adicionar valor e melhorar as operações de uma organização são o nosso norte, não há dúvidas de que também são o desejo de qualquer dirigente. Para mim a chave está na boa comunicação”, afirmou o controlador setorial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Igor Martins da Costa. “Somente ela pode facilitar a compreensão e possibilitar a entrega de resultados satisfatórios, na certeza de que ambos caminham juntos para o sucesso da Administração”, completou.
Nos últimos anos a compreensão do papel do auditor interno aumentou bastante entre os gestores mineiros. “A CGE tem contado com o apoio e parceria dos gestores e servidores do Estado, o que é essencial para que possamos entregar ações efetivas, que incrementem a eficiência e a economicidade das atividades específicas de cada órgão”, afirmou o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle.
Fique de olho nas redes da CGE e saiba um pouco mais sobre como podemos auxiliar a instituição em que você trabalha tornar-se cada vez melhor!
Nos ajude a entender como anda a percepção sobre Auditoria Interna! Colabore respondendo a 5 perguntas. Clique AQUI e participe.