Inovações como ChatGPT, inteligência artificial e o uso de outras tecnologias como ferramentas para o aprimoramento do Controle Interno brasileiro foram pautas das oficinas ministradas durante a Semana Mineira de Controle Interno. O evento, que aconteceu entre os dias 8 a 12 de maio, alcançou mais de 2000 pessoas nas modalidades presencial e remota.
Para além das discussões sobre o uso das novas tecnologias, os debates da Semana Mineira de Controle Interno enfatizaram, em cada palestra e atividade, a importância da humanização para a eficiência dos controles, tendo como foco o bom relacionamento entre administração pública, fornecedores e o cidadão.
Inovações
Os especialistas Daniel Piovanelli e Raul Moraes ministraram, no dia 11/5, a oficina "Aspectos práticos da cadeia de custódia e análise de vestígios na ferramenta IPED". Durante a capacitação, foi realizada abordagem teórica e prática do tema cadeia de custódia na experiência dos órgãos de defesa do patrimônio público e a posterior análise das evidências digitais coletadas por meio do Sistema IPED (Indexador e Processador de Evidências Digitais), que é uma ferramenta forense (código aberto disponibilizado no GitHub da Polícia Federal Brasileira) para indexação e processamento de grande volume de dados, possibilitando buscar e organizar informações de interesse que estejam em dispositivos como discos rígidos, pendrives, cartões de memória e outros tipos de mídias de armazenamento.
No mesmo dia, o cientista de dados Leon Sólon ofertou a Oficina "ChatGPT e outras ferramentas de IA na prática do Controle Interno". Com uma linguagem descomplicada, Sólon explicou a lógica e funcionamento do ChatGPT e como a ferramenta pode ser aplicada no aprimoramento das atividades do controle interno, aumentando a eficiência e produtividade das equipes.
Dados abertos
A Oficina Capacitação em Publicação de Dados, realizada no dia 10/5, pela Diretoria Central de Transparência Ativa, teve como objetivo promover a adesão de publicadores de dados de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. A oficina contou com 76 participantes, ao todo, distribuídos em 3 turmas ao longo dia.
Durante as oficinas, foram apresentados os principais marcos legais, processo de documentação, validação e publicação de um conjunto de dados, além de comunicar quanto a importância da adoção de boas práticas nesse processo, de acordo com os requisitos legais.
“Foi um momento propício para conversar sobre o Portal de Dados Abertos, os aspectos do fluxo de publicação, e também para conhecer um pouco das bases disponíveis e consequentemente, as possibilidades de abertura”, afirma a Diretora de Transparência Ativa, Flávia Vilela.
Controle Social
Controle social, educação para a cidadania e fortalecimento da participação social foram temas debatidos durante a oficina ofertada pelo Observatório Social do Brasil Itabira (OSBI) no dia 11/5.
Na ocasião, Jenisse Lanza, presidente do OSBI, apresentou os principais projetos e ações da entidade. Além dos casos práticos e das soluções desenvolvidas pelo Observatório junto aos poderes Executivo e Legislativo municipal, foi apresentado os desafios existentes na área do controle social, especialmente no âmbito da capacitação e qualificação para exercer direitos. “Sou uma cidadã em construção”, resumiu Lanza.
A roda de conversa contou com a interação do público, que reuniu servidores públicos de Minas Gerais e de outros estados, como Maranhão e Rondônia, além de servidores municipais de cidades mineiras como Uberaba, Paracatu e Miraí.
Acesso à informação
Também na quinta-feira, dia 11/5, aconteceu a oficina "Acesso à Informação: preceitos legais e troca de experiências", oferecida pela Diretoria Central de Transparência Passiva.
O objetivo foi capacitar interlocutores e demais servidores interessados sobre o atendimento de pedidos de acesso à informação recebidos pelos órgãos e entidades do Poder Executivo mineiro. Além disso, cumprindo uma das missões da Diretoria, a capacitação fez parte de um conjunto de ações contínuas que visam o cumprimento qualificado do direito de acesso à informação de solicitantes.
Integridade
As oficinas de integridade ocorreram nas manhãs dos dias 11 e 12/05 e tiveram a participação de um público bem diversificado, sendo prestigiadas por servidores de vários órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, empresas públicas, autarquias, Defensoria Pública, iniciativa privada, além de servidores dos municípios mineiros de Itabirito, Perdizes e Timóteo e de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Servidores do controle interno do município de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, e do Conselho Regional de Medicina do Tocantins também registraram presença nas oficinas.
Metodologia ágil
Nos dias 10/5 e 12/5, aconteceu a oficina "Metodologia Ágil para Auditoria Interna Governamental", ministradas pelos auditores internos Lucas Fernandes, Isabella Londe e Keise Mara Scherrer, da Companhia de Desenvolvimento de Minas (Codemge). Durante a oficina, foi trabalhado conceitos e práticas da auditoria interna Ágil (AI Ágil), isto é, o uso de valores, princípios, frameworks, métodos e/ou práticas de desenvolvimento de software Ágil na execução de trabalhos de auditoria interna.
Gestão de riscos
A oficina “Gestão de riscos em organizações públicas”, ministrada no dia 12/5, teve como objetivo demonstrar a importância da implementação da Gestão de Riscos nas organizações da Administração Pública, de forma a favorecer a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e análise, de forma crítica, dos riscos que possam causar prejuízos às atividades desenvolvidas.
Ofertada pelo auditor interno e Superintendente Central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da CGE, Armando Noé Carvalho de Moura Júnior, a capacitação é ofertada continuamente durante todo ano em diversos órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais.
Comunicação integrada
A comunicação como soft skills necessária para o desenvolvimento profissional e pessoal foi pauta da Oficina “Comunicação Integrada como ferramenta de transformação”, realizada no dia 12/5. Ministrada pelas jornalistas Thais Venturatto e Ully Schreck, a oficina trabalhou conceitos e técnicas para a aplicação da comunicação não-violenta e outras habilidades que auxiliam no dialogo entre as equipes e mitigação de conflitos.
Lançamento Política de Gestão de Riscos da Seplag-MG
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou, dia 12/5, sua Política de Gestão de Riscos. A metodologia, criada para gerenciar e prevenir riscos corporativos, orienta a tomada de decisões nas organizações e contribui com o aprimoramento dos serviços públicos, com a racionalização das despesas e com a garantia de entregas de qualidade à população.
O instrumento foi lançado durante a Semana Mineira de Controle Interno, promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O evento teve a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, e está disponível no canal da Seplag-MG no YouTube.
As apresentações e materiais das oficinas estão disponíveis em capacita.cge.mg.gov.br.
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