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A Controladoria-Geral do Estado vai realizar, no início do próximo ano, um encontro com o propósito de difundir a temática da prevenção e combate à corrupção entre seus servidores e a sociedade e envolvê-los em um esforço comum para se multiplicarem os debates sobre ética, transparência e ações de prevenção à corrupção.

O encontro terá o formato de fórum de discussão, proporcionando a reflexão sobre o alcance das novas medidas de prevenção à corrupção, e contará com a participação do Subsecretário de Assessoria Técnico-Legislativa, professor Márcio Luís de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), empresários e servidores.

Evolução

O ano de 2013 tem sido muito importante no que se refere às medidas de prevenção à corrupção, com a edição da Lei Federal n. 12.846, de 1º de agosto de 2013, que entrará em vigor a partir do início do ano. A chamada “lei anticorrupção” surge como um importante instrumento de combate à corrupção, regulamentando a responsabilidade administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira.

A elaboração da Lei demonstra a mudança de comportamento da Administração em relação aos bens públicos e a preocupação em prevenir ilícitos e comportamentos em desacordo com os princípios constitucionais, estabelecendo a punição da pessoa jurídica como forma de coibir condutas lesivas ao patrimônio público.

Transparência ativa

Na luta contra a corrupção e na fomentação da democracia, a transparência dos atos públicos é uma busca histórica. Apresentando-se na formatação atual, como a efetivação do dever do Estado de mostrar ao cidadão o que faz, quando faz, quanto gasta e porque faz. Tratando-se, acima de tudo, de uma fundamental medida de prevenção.

Com tais propósitos e com o objetivo de promover a transparência, a edição das Leis de Acesso à Informação, em diversos Países, contribuiu para a consolidação, o funcionamento e a preservação dos sistemas democráticos, razão pela qual tem sido um objetivo perseguido por muitos e, recentemente, alcançado pelo Brasil, com a edição da Lei Federal n. 12.527/2011, que entrou em vigor em 16 de maio de 2012. A transparência ativa consiste no dever de publicização de informações gerais de interesse público, independentemente de requerimento.

Em Minas Gerais, o Decreto n. 45.969, de 2012, em seu artigo 7º, viabiliza o acesso à informação através do Portal de Transparência, no site www.transparencia.mg.gov.br, que deve conter:

  1. informações sobre a estrutura organizacional;
    2. orientações sobre a Lei de Acesso à Informação;
    3. dados gerais para o acompanhamento de programas e ações;
    4. registros de repasses ou transferências de recursos financeiros;
    5. registros das despesas;
    6. informações concernentes a procedimentos licitatórios;
    7. respostas às perguntas mais frequentes da sociedade.

O artigo 8º da citada lei refere-se aos sítios eletrônicos das unidades integrantes do Poder Executivo que devem especificar suas informações, bem como apresentar a possibilidade de redirecionamento da pesquisa para o Portal da Transparência.

Mudança cultural

A disponibilização de informações ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor público, como portador da vontade do Estado, tem um papel fundamental no processo de mudança cultural, pois lida cotidianamente com a informação pública, desde sua produção até o seu arquivamento. Em uma cultura de acesso, os agentes públicos têm consciência de que a informação pública pertence ao cidadão e que cabe ao Estado provê-la de forma tempestiva e compreensível e capaz de atender eficazmente às demandas da sociedade.

A Lei n. 12.527 garante que a demanda do cidadão seja vista como legítima, podendo ele solicitar qualquer informação pública sem necessidade de motivação ou justificativa. São criados canais eficientes de comunicação entre o governo e a sociedade, que visam a atingir todos os cidadãos. A Lei de Acesso à Informação representa uma mudança de paradigma em matéria de transparência pública, pois estabelece que o acesso é a regra e o sigilo, a exceção. Qualquer cidadão pode solicitar acesso às informações públicas, ou seja, àquelas não classificadas como sigilosas, conforme procedimento que deve observar as regras, os prazos, os instrumentos de controle e os recursos previstos.

Assim, a atuação dos agentes públicos, comprometidos com a transparência e o acesso à informação, mostra-se essencial e determinante para o sucesso e eficácia da Lei. A sua implementação produz sociedades mais bem informadas, com direitos fundamentais ainda mais protegidos, com Administrações Públicas mais transparentes, eficientes e eficazes, e com cidadãos mais conscientes de seus direitos e responsabilidades.

Prestigiada pela presença do governador Antonio Anastasia - que participou de um painel sobre Políticas Públicas - foi lançada, dia 14, no auditório JK, na Cidade Administrativa, a Semana Global de Empreendedorismo em Minas, promovida por iniciativa da Endeavor Brasil e que está sendo desenvolvida, de 18 a 24 de novembro, em mais de 130 países.

No período, milhares de atividades com foco no tema empreendedor serão realizadas por parceiros do movimento, que incluem instituições de ensino, organizações de fomento ao empreendedorismo, órgãos governamentais, empresas e pessoas.

Na abertura do evento, a coordenadora nacional da Endeavor Brasil, Marcella de Barros Coelho, saudou o governador e os participantes, seguindo-se pronunciamento da Subcontroladora de Informação Institucional e da Transparência da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), Margareth Travessoni, que fez ainda a apresentação dos vencedores da I Maratona Hackaday, programação de palestras e oficinas desenvolvidas nos dias 19 e 20 de outubro como parte do 1º Hackathon do Governo de Minas Gerais.

Na oportunidade, após elogiar os trabalhos apresentados no Hackathon, Margareth Travessoni comentou sobre o Portal de Dados Abertos do Governo de Minas que vem sendo desenvolvido pela Subcontroladoria de Informação Institucional e da Transparência da CGE-MG e que permitirá ao cidadão uma visualização mais ampla dos dados abertos do Governo de Minas e a melhor compreensão e interpretação dos mesmos, tendo destacado a grande importância desta efetiva participação da sociedade na gestão pública, “que é o que desejamos e esperamos”.

Em seguida, Margareth Travessoni anunciou as equipes vencedoras da Maratona, com seus representantes apresentando um resumo dos trabalhos. A equipe Champs (1º lugar), formada por alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentou o Dataminas, que permite ao cidadão comum uma melhor visualização e melhor entendimento das contas do Governo do Estado. A equipe Larange (2º lugar) apresentou visualização dos dados disponibilizados pelo Governo de Minas na forma de infográficos dinâmicos em diferentes mídias, enquanto a equipe Liaise (3º lugar) apresentou aplicação que permite aos usuários identificar regiões e/ou municípios que oferecem melhor infraestrutura para investimentos.

Após, foram realizados dois painéis, o primeiro sobre Políticas Públicas, com participação do governador Antonio Anastasia e do presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, com mediação do presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence; e o segundo sobre Educação Empreendedora, com participação do jornalista Gilberto Dimenstein, colunista da Folha de São Paulo; Fábio Veras, diretor de Operações da Sebrae-MG; e Frederico Amorim, empreendedor da Mix Lanches.

Será realizado nos dias 20 e 22 de novembro próximo, de 9h às 13h, na sala de treinamento 2 da Prodemge, no 5º andar do Edifício Gerais, o Curso de Mapeamento de Processos, promoção da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), tendo como instrutora Keren Batista Oliveira, assessora-chefe de Gestão Estratégica e Inovação (AGEI/CGE).

O curso tem como principal objetivo o aperfeiçoamento dos auditores setoriais e seccionais do Sistema de Controle Interno e de servidores da CGE em mapeamento de processos. Serão vistos tópicos básicos e aprofundados de mapeamento, com foco em notações e exercícios práticos. As inscrições devem ser realizadas por meio do link http://jotform.co/form/32624633739863 .

No dia 20 o curso, que tem como público alvo servidores que já possuem alguma experiência ou conhecimento em Mapeamento de Processo, vai envolver os servidores setoriais e seccionais do Sistema de Controle Interno, enquanto no dia 22 será direcionado para os servidores da Controladoria-Geral.  Programação
Data: 20 e 22 de novembro de 2013
Horário: 9h às 13h
Local: 5º andar – sala 2 – Edifício Gerais (sala de treinamento da Prodemge)
Vagas: 15 para cada turma

Curso de Tomada de Contas Especial encerra 2013 com saldo positivo

06 de Dezembro de 2013 , 10:52 
Atualizado em 12 de Novembro de 2014 , 10:55

A Controladoria-Geral do Estado, órgão central do Sistema Estadual de Controle Interno, promoveu em 2013 proveitoso treinamento para os servidores envolvidos no processo de tomada de contas especial, que teve como principais objetivos, além do aprimoramento da instrução do processo de tomada de contas especial, qualificar tecnicamente os tomadores de contas e os auditores internos e, principalmente, alavancar o volume de recursos financeiros ressarcidos em decorrência de danos causados ao erário.

Idealizado pela Subcontroladoria de Auditoria e Controle de Gestão e executado pela Superintendência Central de Auditorias e Tomadas de Contas Especiais, o trabalho de capacitação foi desenvolvido de maio a dezembro de 2013 e envolveu servidores de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de expressiva participação dos técnicos da Controladoria-Geral do Estado.

Com mais essa ação, a Controladoria-Geral do Estado fortalece ainda mais suas competências de defesa do patrimônio público, fiscalização da aplicação dos recursos, combate à corrupção e, especialmente, contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública estadual e para o enfrentamento aos gestores descompromissados com uma eficiente administração pública.

Programação

O treinamento teve como conteúdo programático o tema central sobre tomada de contas especial, envolvendo, pela ordem, seus antecedentes, sua instauração, a execução da fase interna e encaminhamento e acompanhamento junto ao Tribunal de Contas do Estado.

Com uma carga horária de 12 horas-aula, contou com a participação de 363 profissionais distribuídos em dez turmas e foi realizado nas dependências da Cidade Administrativa Tancredo Neves pela instrutora Denise Nascimento de Sá, Auditora Interna e Diretora Central de Coordenação de Tomadas de Contas Especiais.

Em 2014 serão disponibilizadas novas turmas para o referido treinamento com o objetivo de manter a capacitação permanente e atualizada sobre as inovações do tema.

A prevenção e o combate à corrupção têm sido metas prioritárias nas ações globais e pontuais do Governo de Minas e várias medidas foram tomadas ao longo do ano de 2013 visando atingir estes objetivos. A maior parte das ações é realizada pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) ou conta com a participação do órgão. Em Minas Gerais, a administração pública é pautada pela total transparência e gerenciada por uma adequada e eficiente parceria com a sociedade – premissas asseguradas e reforçadas pela CGE-MG ao longo de 2013.

Transparência

O Portal de Transparência tem sido uma importante ferramenta de prevenção à corrupção, pois dá amplas condições à sociedade e a cada cidadão de obter, em um mesmo local, as mais diversas informações sobre a gestão pública, como, por exemplo, resultados e gastos com os projetos e políticas públicas do Estado, despesas com pessoal e outros gastos – é o que se traduz no chamado conceito de “transparência ativa”.

Com a principal finalidade de expandir esse direito a todo e qualquer cidadão e tornar mais fácil o acesso às informações, o Governo de Minas desenvolveu e disponibilizou para todos os municípios mineiros, de forma gratuita, ainda, um Portal de Transparência Municipal. Essa ferramenta permite que os municípios cumpram as exigências da Lei da Transparência e da Lei de Acesso à Informação, dando total transparência às suas informações.

Com tal iniciativa, o Governo do Estado permitiu que muitos municípios que apresentavam dificuldades para cumprir as disposições legais - principalmente aqueles com menores populações e área territorial - passassem a ter condições de disponibilizar suas informações aos cidadãos, contribuindo assim para o controle social. Desse modo, a ferramenta que amplia a transparência também auxilia na prevenção à corrupção.

Instrumentos

O Portal de Denúncias e a organização das informações produzidas pelos órgãos e entidades visando agilizar o atendimento dos pedidos de acesso à informação constituem, igualmente, importantes instrumentos inibidores da corrupção. A destacar ainda o Decreto nº 45.604, de 18 de maio de 2011, referente à contratação para cargos de confiança no Poder Executivo no Estado. Pelos seus termos, ficaram impedidos de assumir tais funções pessoas que tenham sido condenadas por crimes praticados na esfera pública ou privada.

A Controladoria-Geral do Estado deu sequência, a partir do dia 9 de outubro, à segunda etapa da implantação da nova metodologia de auditoria em Acordos de Resultados, com a continuação do treinamento de auditores setoriais e seccionais. O principal objetivo desta segunda etapa é executar exames de auditoria sobre a construção do programa de trabalho das diversas equipes de governo, envolvendo a concepção e desenvolvimento de indicadores e ações.

Tais exames pretendem contribuir para a elaboração de instrumentos de contratualização de resultados claros, transparentes e alinhados à estratégia governamental, criando um ambiente de segurança jurídica e institucional aos acordantes, aos acordados e aos membros das Comissões de Avaliação.

Apresentação

Para facilitar o encaminhamento dos trabalhos, a Diretoria Central de Controle de Contratos de Gestão (DCCCG) elaborou o 2º Roteiro de Auditoria em Acordo de Resultados, contendo orientações e diretrizes sobre a apropriada condução das auditagens.

O roteiro foi apresentado aos auditores setoriais e seccionais do sistema de controle interno pelo servidor Ângelo Emílio de Carvalho Fonseca, que destacou a importância desta nova metodologia no sentido de aperfeiçoar o controle sobre as ações de governo relacionadas ao Acordo de Resultados.

Ângelo Emílio destacou que “o Acordo de Resultados é tido pelo Governo de Minas como ferramenta indispensável à implantação da estratégia de governo. Em face de tal importância, natural que a Controladoria fizesse parte deste processo, garantindo maior controle e transparência, a partir de exames de auditoria minuciosamente executados”. Estiveram presentes o Subcontrolador de Auditoria e Controle de Gestão, Eduardo Fagundes Fernandino; a Diretora da Superintendência Central de Controle da Gestão, Mônica Wild Grossi Bastos; e o Diretor da Diretoria Central de Controle de Contratos de Gestão, Cláudio Souza de Toledo Salles.

Para o ano de 2014, a DCCCG já prepara o 3º Roteiro de Auditoria, que, encerrando a implantação da nova metodologia, concentrará esforços sobre os procedimentos de avaliação dos Acordos de Resultados.