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Para avaliar as estruturas de controle interno dos municípios,  o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com Banco Mundial e com apoio da  Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), estão promovendo o Diagnóstico Nacional de Controle Interno. A ideia é coletar dados fornecidos pelos municípios via questionário, e a partir dos resultados encontrados oferecer um suporte personalizado aos municípios na implementação de unidades e práticas de controle interno ideais.

Os(as) gestores(as) municipais, com o apoio do responsável pela área de controle interno do município, devem responder até dia 15 de abril, de forma virtual, o questionário de avaliação do controle interno. O contato será realizado por e-mail a partir do dia 29 de março. O resultado obtido pelo municipalista ao responder o questionário, independente se for positivo ou negativo, não implica em fiscalização ou gera qualquer ônus para os gestores. Por isto mesmo, é ressaltado que as respostas tenham compromisso com a verdade, pois quanto mais sincera, mais assertivo será o plano de ações que o município receberá para melhoria do seu controle interno. 

 

Sobre Controle Interno

O Controle Interno é um conjunto de processos efetuados para captar possíveis riscos e fornecer garantias de que a entidade controlada execute sua missão com ética, de forma econômica e eficiente, tudo de acordo com os regimentos legais. Um controle interno bem estruturado proporciona maior transparência sobre as ações públicas, o que gera uma série de benefícios para toda a sociedade como: fortalecimento da democracia, confiança na máquina pública e gastos mais eficientes.

 

Para mais informações entre em contato:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

É gestor municipal ou responsável pelo CI do seu município? Responda o questionário AQUI

 

FONTE: Assessoria de Comunicação do CONACI

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O 2º episódio da série “Onde está a CGE” mostra como as capacitações do órgão evitam que servidores de todo o Estado cometam ilicitudes, dentre elas, o conflito de interesses.

 

A série “Onde está a CGE? ”, criada para mostrar, de forma simples e lúdica, como as atividades da Controladoria-Geral do Estado de MG se transformam em benefícios concretos para a sociedade, ganha mais um episódio. Dessa vez o assunto são os processos de prevenção aos ilícitos administrativos, dentre eles o conflito de interesses.

Apenas no ano de 2021, mais de 40 mil pessoas foram sensibilizadas pelas capacitações promovidas pela CGE.  Além disso, o órgão produziu dezenas de materiais informativos, como o Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos, os Informe Coge e a Cartilha Regime Disciplinar do Servidor Público Estadual.

A CGE também tratou especificamente de conflito de interesses, plano de fundo do nosso episódio, ao publicar a Resolução Conjunta nº 1/2020, que normatiza situações que suscitam conflitos de interesse após o exercício de cargo, emprego ou função pública. Ligados ao princípio da impessoalidade, a prevenção e combate ao conflito de interesses constituem vertentes primordiais para o alcance da promoção da integridade em qualquer instituição.

 

Acompanhe o “Onde está a CGE?” no canal do Youtube da CGE.

 

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Documento reúne as melhores práticas de governança e gestão de riscos nas aquisições públicas.

 

A Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Fazenda (CSET/SEF) acaba de publicar o seu Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, por meio da Instrução Normativa 01/2022. O objetivo é orientar os servidores, padronizar procedimentos e adotar as melhores práticas de governança e compliance nas aquisições públicas.

Elaborado pela Controladoria Setorial e com a colaboração de servidores das unidades da Secretaria, o manual reúne atualizações de legislações, doutrinas, jurisprudências e boas práticas sobre o tema, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Segundo a controladora setorial da SEF, Ellen Silveira, o manual cumpre uma das diretrizes do Plano Estratégico da SEF 2022, na ação vinculada ao Eixo Estratégico temático – Governança e Compliance.

Ellen afirma, ainda, que será de suma utilidade para todos os gestores e fiscais de contratos das unidades da secretaria, e adianta que a Instrução Normativa que instituiu o Manual prevê o prazo de 60 dias para a capacitação dos servidores e operacionalização dos novos procedimentos de gestão e fiscalização. “O manual é um documento dinâmico, com previsão de atualização periódica, com os avanços da legislação e dos procedimentos gerenciais aplicados à gestão pública, podendo, também, a sua revisão ocorrer por proposta dos gestores, fiscais e demais interessados”, ressaltou a controladora.

O documento foi publicado no IOF MG do dia 19 de março, por meio da IN SEF 01/2022. Além disso, está disponível na intranet da SEF, com destaque na página principal e também na aba da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF), dentro do item “Aquisições e Contratos”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Fazenda

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O evento de iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado e a Secretaria de Planejamento e Gestão, faz referência à Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral.

 

Hoje (30/03) aconteceu mais uma edição do Seminário Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral referente à “Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral”. O evento reuniu palestrantes para debater aspectos relacionados ao tema “Assédio Moral”, com o objetivo de conscientizar os servidores sobre a importância de prevenir e combater a prática abusiva no âmbito da Administração Pública Estadual.

A iniciativa foi da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O Seminário ocorreu por meio de uma transmissão no canal do Youtube da Ouvidoria-Geral. Os temas das palestras que ocorreram foram: “Aspectos conceituais do assédio moral e acolhimento ao servidor”; “Assédio moral e o abuso de poder em tempos de pandemia” e “Assédio moral: gestão de riscos, prevenção e enfrentamento”.

A CGE participou da abertura, representada por Rodrigo Fontenelle, o controlador-geral do Estado de MG. Ele explicou a importância de definir e discutir o tema do assédio moral para a sua prevenção. “15% das denúncias recebidas referem-se ao assédio moral, o que reforça a necessidade de discussão do tema. Na CGE temos o Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos e é importante ressaltar que esta conduta não é aceitável em lugar nenhum, muito menos no governo do Estado de Minas Gerais” - afirmou.

Clique aqui para assistir novamente ao evento.

 

Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual

A ouvidoria é responsável pelo acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual praticados por agentes públicos do Poder Executivo Estadual no exercício de suas funções, bem como, pelo desenvolvimento de ações que visem o combate e a prevenção dessa prática. 

Atendimento ao manifestante

A OGE/MG é a porta de entrada para acolhimento do servidor. As denúncias relacionadas a assédio moral podem ser registradas através de um dos canais abaixo: 

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones:  162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque - Saúde

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Mais de 40 Controladorias do Brasil estiveram presentes na plenária para debater pautas importantes para o futuro do Controle Interno Brasileiro.

 

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) participou, nos dias 24 e 25 de março, da 41ª Reunião Técnica do Conaci (RTC), que aconteceu em Natal (RN). O encontro teve como objetivo debater pautas importantes para o futuro do Controle Interno Brasileiro, além de discutir o resultado do diagnóstico do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), Compras Públicas e a Nova Lei de Licitações.

Mais de 40 Controladorias do Brasil estiveram presentes na plenária para tratar de aspectos como a importância da estruturação do CI nos municípios para o enfrentamento à corrupção e os benefícios da tecnologia para otimizar as ações de controle.

No evento foram tratadas pautas técnicas e administrativas. “Eu gostaria de lembrá-los quais são os quatro pilares da diretoria: tecnologia da informação, capacitação, gestão municipal e parcerias, que garantem o fortalecimento do Controle Interno do país.” – ressaltou Rodrigo Fontenelle, o controlador-geral do estado de MG e presidente do Conaci.

 

Assista novamente às transmissões no canal do Conaci:

1º dia (24/03) clique aqui

2º dia (25/03) clique aqui

 

E para mais informações, acesse o site do Conaci (clique aqui).