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campanha drh

O objetivo é compartilhar boas práticas que promovam o bem-estar e o autocuidado durante a pandemia.

Há um ano, no dia 17/03/2020, os servidores estaduais de Minas Gerais tiveram suas rotinas transformadas por completo. A pandemia de COVID-19 trouxe o distanciamento social, novos protocolos a serem seguidos, a adesão ao teletrabalho e ao ensino remoto. O medo do contágio, somado à novidade do isolamento acarretaram, em muitos casos, o desenvolvimento ou agravante da ansiedade, estresse e pânico.

Além disso, a falta de interação com colegas, a queda nas horas de lazer e a não separação entre vida pessoal e profissional cooperam com a improdutividade no trabalho, conforme aponta pesquisa realizada pela Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e o Ministério da Economia [1].

Diante disso, a Diretoria de Recursos Humanos da Controladoria-Geral do Estado desenvolveu o projeto “Bem-estar em tempos de COVID-19”, que objetiva compartilhar ações que promovam o bem-estar e melhoria da saúde física e mental do servidor no período de isolamento social, auxiliando na qualidade de vida e, consequentemente, no aumento da produtividade.

O intuito é incentivar os servidores da CGE e de outros órgãos ou entidade a relatarem suas experiências, contando uma vivência que mobilizou seus sentimentos e, de certa forma, transformou sua rotina, seus hábitos e trouxeram um novo aprendizado durante o período de isolamento.

A servidora Renata Silveira, Diretora de Recursos Humanos da CGE conta o bem-estar que a prática do crochê proporcionou nesse período conturbado. “Nesse período de isolamento eu comecei a estudar e assistir vídeos para aprender sobre pontos, linhas e agulhas. O crochê virou quase uma prática meditativa. E, além disso, me traz a sensação de que, ao fim desse momento, dessa fase tão difícil, eu vou ter produzido coisas que eu considero bonitas”, relatou.

 

Saiba como participar

O depoimento completo da Renata e outros relatos serão compartilhados semanalmente nas redes sociais da CGE. E nós também queremos saber o que você tem feito! Se você escreveu um livro, adotou um pet, aprendeu um artesanato, uma receita nova, começou uma nova atividade física, plantou uma horta no quintal, aprendeu a dançar, ajudou num projeto social, você pode alegrar e inspirar muitos colegas. Envie seu relato e algumas fotos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou, se preferir, compartilhe uma boa prática em sua rede social pessoal e utilize a hashtag  #eumecuidonapandemia. Seu depoimento será compartilhado no Instagram da CGE/MG.

 

Ainda não é hora de flexibilizar

A partir desta quinta-feira, dia 17/03, a “onda roxa” passou a valer em todo o estado de Minas Gerais, com medidas rígidas para combater o contágio do coronavírus. Desde outubro do ano passado houve uma queda nas taxas de isolamento social, o que provocou um aumento da média móvel dos casos de infecção do novo coronavírus.

Saiba sobre as novas medidas de restrição e circulação da onda roxa aqui. Se puder, fique em casa!

[1] HEINEN, Maíra. Produtividade entre servidores públicos federais diminuiu na pandemia. Brasília, 7 dez. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2020-12/produtividade-entre-servidores-publicos-federais-diminuiu-na-pandemia. Acesso em: 17 mar. 2021.

capa ebt

Com pontuação máxima, Minas subiu 20 posições e ocupa a 1ª posição no rankig.

Minas subiu 20 posições e obteve pontuação máxima na Escala Brasil Transparente (EBT), organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgada hoje (12/03/2021) no portal do órgão. Minas ocupa o 1º lugar do ranking ao lado do Espírito Santo e do Ceará.

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

“Quando assumimos, em janeiro de 2019, ocupávamos a 20ª colocação, e a gente tem muito orgulho e fica muito feliz em dizer que, hoje, Minas Gerais agora ocupa o 1º lugar desse ranking,”, afirmou o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. “Quero agradecer muito o empenho da equipe da CGE e de todos os órgãos envolvidos, agradecer toda a dedicação ao longo desses 2 anos para recolocar Minas no lugar que ela merece em relação à Transparência. Agradeço também ao governador Romeu Zema pela autonomia e todo o apoio em relação a esse tema”, completou.

A primeira avaliação utilizando a metodologia da EBT aconteceu em 2018. Naquele ano a pontuação de Minas Gerais foi de 7.36, ficando na 20ª posição no ranking dos estados. A partir da análise dos critérios de avaliação utilizados pela CGU iniciou-se, já em 2019, a execução de um plano de ação para atender aos requisitos da avaliação.

“A evolução de MG nas ações de transparência pública foi possível pela diretriz estratégica do governo, apoio e suporte do Gabinete CGE e a dedicação de toda equipe SUTI para melhorar a interface com o cidadão e atender a lei de acesso à informação”, afirmou Nicolle Bleme, subcontroladora de transparência e integridade da CGE. “O empenho dos órgãos e entidades no atendimento aos pedidos de acesso à informação de forma tempestiva e adequada foi fundamental para essa conquista”.

 

Transparência de dados públicos é a regra!

Minas Gerais tem se firmado como um dos Estados mais compromissados com a transparência das informações públicas.

Prova disso é que, ao longo de 2020, organizações não governamentais independentes avaliaram a qualidade dos dados e informações disponibilizados pelo Portal da Transparência de MG relativas à pandemia, posicionando o estado sempre entre as primeiras posições.

Além disso, inovações e aprimoramentos na disponibilização de informações públicas é uma constante. Ao longo de 2020, por exemplo, diversas funcionalidades foram incorporadas ao Portal da Transparência com o objetivo de aumentar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários do Portal como, por exemplo:

  • consulta do histórico mensal da remuneração de determinado servidor numa mesma página, bem como a possibilidade de realizar o download desse histórico;
  • descaracterização de dados pessoais;
  • inclusão da possibilidade de marcar e desmarcar todos os checkboxes nas pesquisas avançadas;
  • inclusão de modos de pesquisa adicionais na consulta restos a pagar;
  • incorporação de fale conosco centralizado; integração com o SIAFI - campo histórico do empenho;
  • inclusão da memória de cálculo do valor pago.

Minas Gerais lançou, ainda, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. O novo portal visa ser ponto de referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes, turismo.

Além disso, com o intuito de aumentar a qualidade dos dados e metadados publicados, os novos conjuntos de dados serão documentados conforme padrão de metadados legível por máquina. Isso possibilita, por exemplo, a validação automática se os dados estão em conformidade com a documentação.

Minas também evoluiu na seara da transparência passiva. Ao longo de 2020 foram elaboradas estratégias para otimizar o atendimento dos órgãos e entidades, buscando qualidade da informação e tempestividade nas respostas. Apenas em 2020 foram mais de 5 mil demandas recebidas por meio do e-sic do Portal da Transparência.

A Controladoria-Geral do Estado de MG publicou, ainda, súmulas administrativas pelo fortalecimento da transparência.

podefalar dia da mulher

PodeFalar especial Dia Internacional da Mulher discute os impactos que a pandemia, somado aos desafios da desigualdade de gênero, trouxeram para a saúde mental da mulher e reflete sobre práticas de autocuidado.

Neste episódio especial do Dia Internacional da Mulher, celebrado na última segunda-feira, dia 8 de março, a jornalista, mentora e empreendedora digital, Patrícia Giudíce e a jornalista Luciane Evans, assessora de comunicação da SES-MG e idealizadora do “Cria para o mundo”, conversam com Gabriela Miranda, assessora de comunicação da CGE-MG sobre “Exaustão feminina x autocuidado e alternativas possíveis”.

As convidadas da semana desenvolvem projetos de produção de conteúdo para mulheres e conversaram um pouco sobre suas experiências acerca dos desafios do teletrabalho, produtividade e sobrecarga enfrentada pelas jornadas triplas: profissão, serviço doméstico e cuidado dos filhos. No bate-papo, elas falaram sobre equilíbrio entre profissão, vida pessoal, casa e filhos e como lidaram com momentos de esgotamento através de pequenas práticas de autocuidado. Ainda, refletiram sobre o poder de transformação desse cenário de divisão desigual de tarefas por meio da educação não-sexista e da comunicação não violenta.

Entenda o cenário atual

Uma pesquisa da ONU revelou que mulheres foram as mais afetadas pela pandemia - houve um aumento nos casos de violência contra a mulher, alta taxa de desemprego, atingindo principalmente mulheres pobres e pouco escolarizadas. Ainda, devido ao teletrabalho e fechamento das escolas, estima-se que as mães ganharam cerca de 5,2 horas a mais com os filhos por semana. Assim, o trabalho doméstico que já era majoritariamente desempenhado pela mulher ficou ainda mais intenso, causando sobrecarga, exaustão e, em alguns casos, o desenvolvimento de ansiedade e depressão.

“O ano de 2020 foi um dos piores anos para empregabilidade da mulher. Com a crise, as primeiras a serem demitidas ou pedirem demissão foram mulheres mães. Precisamos evoluir nessa pauta e trazer cada vez mais os homens para essa conversa, inclusive, os empresários e o governo. Existem muitos paradigmas sobre mulher, maternidade e carreira que precisam ser resinificados”, reflete Patrícia Giudíce.

“Existe um preconceito em relação à mulher que é mãe no mercado de trabalho, quando, na verdade, mulheres mães possuem um senso de responsabilidade e produtividade muito grande. O que de fato acontece é a falta de políticas públicas para nós, de uma escuta ativa das nossas demandas e representantes que levantem nossas bandeiras”, comenta Luciane Evans.

Ouça mais sobre empoderamento feminino no PodeFalar!

O 21º episódio já está disponível nas principais plataformas digitais. Não deixe de ouvir e compartilhar esse importante debate!

Assista à entrevista pelo YouTube (clique aqui) ou ouça na plataforma de sua escolha: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Anchor.

Com pontuação máxima, Minas subiu 20 posições e ocupa a 1ª posição no rankig

Minas subiu 20 posições e obteve pontuação máxima na Escala Brasil Transparente (EBT), organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgada hoje (12/03/2021) no portal do órgão. Minas ocupa o 1º lugar do ranking ao lado do Espírito Santo e do Ceará.

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º - é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

“Quando assumimos, em janeiro de 2019, ocupávamos a 20ª colocação, e a gente tem muito orgulho e fica muito feliz em dizer que, hoje, Minas Gerais agora ocupa o 1º lugar desse ranking,”, afirmou o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle. “Quero agradecer muito o empenho da equipe da CGE e de todos os órgãos envolvidos, agradecer toda a dedicação ao longo desses 2 anos para recolocar Minas no lugar que ela merece em relação à Transparência. Agradeço também ao governador Romeu Zema pela autonomia e todo o apoio em relação a esse tema”, completou.

A primeira avaliação utilizando a metodologia da EBT aconteceu em 2018. Naquele ano a pontuação de Minas Gerais foi de 7.36, ficando na 20ª posição no ranking dos estados. A partir da análise dos critérios de avaliação utilizados pela CGU iniciou-se, já em 2019, a execução de um plano de ação para atender aos requisitos da avaliação.

“A evolução de MG nas ações de transparência pública foi possível pela diretriz estratégica do governo, apoio e suporte do Gabinete CGE e a dedicação de toda equipe SUTI para melhorar a interface com o cidadão e atender a lei de acesso à informação”, afirmou Nicolle Bleme, subcontroladora de transparência e integridade da CGE. “O empenho dos órgãos e entidades no atendimento aos pedidos de acesso à informação de forma tempestiva e adequada foi fundamental para essa conquista”.

 

Transparência de dados públicos é a regra!

Minas Gerais tem se firmado como um dos Estados mais compromissados com a transparência das informações públicas.

Prova disso é que, ao longo de 2020, organizações não governamentais independentes avaliaram a qualidade dos dados e informações disponibilizados pelo Portal da Transparência de MG relativas à pandemia, posicionando o estado sempre entre as primeiras posições.

Além disso, inovações e aprimoramentos na disponibilização de informações públicas é uma constante. Ao longo de 2020, por exemplo, diversas funcionalidades foram incorporadas ao Portal da Transparência com o objetivo de aumentar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários do Portal como, por exemplo:

consulta do histórico mensal da remuneração de determinado servidor numa mesma página, bem como a possibilidade de realizar o download desse histórico;

descaracterização de dados pessoais;

inclusão da possibilidade de marcar e desmarcar todos os checkboxes nas pesquisas avançadas;

inclusão de modos de pesquisa adicionais na consulta restos a pagar;

incorporação de fale conosco centralizado; integração com o SIAFI - campo histórico do

empenho;

inclusão da memória de cálculo do valor pago.

Minas Gerais lançou, ainda, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. O novo portal visa ser ponto de referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes, turismo.

Além disso, com o intuito de aumentar a qualidade dos dados e metadados publicados, os novos conjuntos de dados serão documentados conforme padrão de metadados legível por máquina. Isso possibilita, por exemplo, a validação automática se os dados estão em conformidade com a documentação.

Minas também evoluiu na seara da transparência passiva. Ao longo de 2020 foram elaboradas estratégias para otimizar o atendimento dos órgãos e entidades, buscando qualidade da informação e tempestividade nas respostas. Apenas em 2020 foram mais de 5 mil demandas recebidas por meio do e-sic do Portal da Transparência.

A Controladoria-Geral do Estado de MG publicou, ainda, súmulas administrativas pelo fortalecimento da transparência.

Súmula Administrativa CGE/MG n° 05, de 22/09/2020;

Súmula Administrativa CGE/MG n° 08, de 03 de dezembro de 2020.

Participe! Sua opinião é muito importante para o sucesso do projeto!

FORMULARIO PORTAL site

Projeto irá incrementar a interface do Portal da Transparência de Minas para facilitar a extração de valor das informações.

Com o objetivo de melhorar a interface do Portal da Transparência de MG e tornar as informações públicas ainda mais acessíveis para a população, a Controladoria-Geral do Estado de MG, em parceria com o Laboratório de Inovação em Governo (LABmg), iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e da Fundação João Pinheiro, iniciaram, em fevereiro deste ano, o projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência".

"O Portal já realiza a divulgação dos dados públicos, valorizando a transparência e fortalecendo o controle social. Mas estamos dando um passo a mais. Agora, a partir desse projeto, avançamos em uma nova etapa na transparência pública e ampliamos a participação social. Queremos ouvir cidadãos, jornalistas, pesquisadores e interessados, e vamos receber suas sugestões e colaborações para melhorar de fato a usabilidade do portal.", afirma Soraia Ferreira Quirino Dias, Superintendente Central de Transparência, da Controladoria-Geral do Estado.

O projeto “Experiência do Usuário no Portal da Transparência” irá realizar entrevistas, pesquisas por meio de formulário e testes de usabilidade. Essas ferramentas têm como objetivo identificar as necessidades dos usuários, entender suas dificuldades e, assim, entregar uma interface mais intuitiva, que facilite a navegabilidade, análise e a compreensão do dado ofertado, além de mapear outras informações não disponíveis do Portal da Transparência, mas que podem vir a ser ofertadas por meio de demandas dos usuários.

Participe e nos ajude a construir o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais!

Clique no link abaixo e responda ao formulário da pesquisa, disponível até o dia 30/3.

Sua opinião é muito importante para o sucesso do projeto!

Responda ao formulário!

Transparência de dados públicos é a regra!

Minas Gerais tem se firmado como um dos Estados mais compromissados com a transparência das informações públicas.

Prova disso é que, ao longo de 2020, organizações não governamentais independentes avaliaram a qualidade dos dados e informações disponibilizados pelo Portal da Transparência de MG relativas à pandemia, posicionando o estado sempre entre as primeiras posições.

Além disso, inovações e aprimoramentos na disponibilização de informações públicas é uma constante. Ao longo de 2020, por exemplo, diversas funcionalidades foram incorporadas ao Portal da Transparência com o objetivo de aumentar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários do Portal como, por exemplo:

  • consulta do histórico mensal da remuneração de determinado servidor numa mesma página, bem como a possibilidade de realizar o download desse histórico;
  • descaracterização de dados pessoais;
  • inclusão da possibilidade de marcar e desmarcar todos os checkboxes nas pesquisas avançadas;
  • inclusão de modos de pesquisa adicionais na consulta restos a pagar;
  • incorporação de fale conosco centralizado; integração com o SIAFI - campo histórico do
  • empenho;
  • inclusão da memória de cálculo do valor pago.

Minas Gerais lançou, ainda, o novo Portal de Dados Abertos com o objetivo de dar publicidade a informações sobre os processos de gestão de finanças públicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado. O novo portal visa ser ponto de referência para busca e acesso a dados públicos sobre quaisquer assuntos de interesse da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, esportes, turismo.

Além disso, com o intuito de aumentar a qualidade dos dados e metadados publicados, os novos conjuntos de dados serão documentados conforme padrão de metadados legível por máquina. Isso possibilita, por exemplo, a validação automática se os dados estão em conformidade com a documentação.

Minas também evoluiu na seara da transparência passiva. Ao longo de 2020 foram elaboradas estratégias para otimizar o atendimento dos órgãos e entidades, buscando qualidade da informação e tempestividade nas respostas. Apenas em 2020 foram mais de 5 mil demandas recebidas por meio do e-sic do Portal da Transparência.

A Controladoria-Geral do Estado de MG publicou, ainda, súmulas administrativas pelo fortalecimento da transparência.

  • Súmula Administrativa CGE/MG n° 05, de 22/09/2020;
  • Súmula Administrativa CGE/MG n° 08, de 03 de dezembro de 2020.

Participe! Sua opinião é muito importante para o sucesso do projeto!