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Seminário ouvidoria site

 

Na manhã da última quarta-feira (23/03), aconteceu o Seminário Ouvidoria e Gestão de Riscos: desafios e perspectivas, promovido pela Controladoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (CGE/RN). A controladoria-geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) participou, representada por Rodrigo Fontenelle, Controlador-Geral do Estado e Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O objetivo foi apresentar as perspectivas do controle interno no Brasil e a sua importância na administração pública como ferramenta de enfrentamento à corrupção.

Fontenelle ressaltou que apesar dos desafios, as controladorias vêm conquistando cada vez mais uma visão positiva por parte dos gestores, tendo em vista as melhorias que são promovidas para a gestão e, consequentemente, para a população. Ele ainda destacou que controle interno eficiente é aquele que promove entregas e não apenas fiscaliza e pune.  

Além disso, a campanha da CGE-MG sobre integridade foi apresentada aos participantes do encontro, com o objetivo de incentivar a responsabilidade de todos os servidores e sociedade civil no processo de integridade da administração pública. A iniciativa foi uma ação diretamente vinculada ao Plano Mineiro de Promoção da Integridade – PMPI.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conaci

 

Sobre o PMPI

Concebido pela CGE/MG, o objetivo do PMPI (Plano Mineiro de Promoção à Integridade) é criar um ambiente íntegro no Estado de Minas Gerais, e cada órgão ou entidade da administração pública do Poder Executivo é responsável por elaborar e publicar seu plano de integridade específico.

Para conhecer mais sobre o Plano Mineiro de Promoção da Integridade, instituído pelo Decreto nº 47.185, de 12 de maio de 2017, visite o Portal PMPI. (Clique aqui para acessar o Portal PMPI).

CGE Presente SES site

Trabalho conjunto tem como objetivo evitar que bens públicos hospitalares e ambulatoriais adquiridos pelo Estado permaneçam armazenados sem utilização.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciaram, ontem (23/03), novo ciclo do projeto “CGE Presente”. A proposta é identificar eventual existência de bens hospitalares e ambulatoriais remanescentes (materiais permanentes e/ou de consumo), que se encontram armazenados sem utilização e propor soluções para sua destinação, evitando a ociosidade.

Além disso, será realizada consultoria a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e dos mecanismos de controle relacionados à aquisição e utilização de bens públicos. O trabalho será coordenado pela Diretoria Central de Auditoria em Programas e Governança. “O Projeto CGE Presente trará uma nova dinâmica no relacionamento entre CGE e a SES, pois visa a melhoria nos processos por meio da prestação de consultoria”, explicou o Auditor Interno, Carlos Humberto Ornelas Oliveira.

Instituído pela Resolução CGE Nº 40, de 6 de novembro de 2018, o “CGE Presente” visa a interação, experimentação e criação conjunta, com o uso de métodos ágeis e práticas colaborativas, que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, destinado a melhorar a governança, o gerenciamento de riscos e os controles internos em temas de grande relevância socioeconômica presente nos projetos estratégicos dos órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais.

 

Encontro técnico

Equipes da CGE e SES se reuniram na manhã da última quarta-feira (23/03), Secretaria Estadual de Saúde, para alinhar estratégias de atuação do projeto.  Estiveram presentes a chefe de Gabinete da SES, Marina Queirós Cury, e os Subsecretários Leonan Felipe dos Santos, Juliana Ávila Teixeira e Darlan Venâncio Thomaz Pereira e os auditores da CGE, o Superintendente, Armando Noé Carvalho de Moura Júnior; o diretor, Eduardo Souza Batista; os Auditores Carlos Humberto Ornelas Oliveira e Leonardo Vitorino Melo; além do Controlador Setorial Alex Pinheiro Freitas.

CGE Presente SES

Foto: Divulgação.

 

CGE Presente, ciclo educação

O CGE Presente tem como objetivo verificar a aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social com atuação preventiva. O tema alimentação escolar foi escolhido para a primeira fase do projeto. “Foi realizada auditoria preventiva com o intuito de identificar deficiências e agir de forma a propor soluções rápidas para os problemas encontrados na tentativa de reduzir potenciais danos e a qualidade na entrega de políticas públicas a sociedade”, explica a Coordenadora de Auditoria, Transparência e Integridade da Secretaria de Estado de Educação, Dandara Pimenta.

“A dinâmica dos trabalhos baseou-se na aproximação com o staff da SEE para facilitar o conhecimento dos fluxos de trabalho e dos processos existentes no dia a dia das escolas. Dessa forma, propiciou-se que soluções criativas e viáveis fossem pensadas, discutidas com a alta administração, e, paulatinamente, implementadas. Nesse sentido, o projeto visou trabalhar para agregar valor ao serviço público, propondo aprimoramentos na gestão das Caixas Escolares e por meio desta parceria com a SEE foi possível contribuir de forma mais eficaz e assertiva para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos de trabalho, gerando economicidade, eficiência e maior transparência”, completa Dandara.

Para saber mais, assista animação inspirada no primeiro ciclo do projeto.

Agenda ESG

 

CGE disponibiliza conteúdos em áudio e formato e-book para promover a importância do engajamento ambiental, social e de governança no serviço público.

Está no ar o 37º episódio do PodeFalar, o podcast da Controladoria-Geral do Estado (CGE). O episódio, já disponível em todos as plataformas, encerra a “Trilogia ESG”, série que trouxe especialistas para discutir a importância da agenda da Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança para o serviço público. Soma-se à trilogia o lançamento da “Cartilha ESG na Controladoria-Geral do Estado”, que demonstra o engajamento do órgão com as orientações da Agenda.

PodeFalar!

Na terceira parte do episódio dedicado à agenda ESG, o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, conversa com o especialista Dalton Sardenberg sobre o tema governança. O convidado explicou que o tripé ambiental, social e governança devem ser trabalhados conjuntamente para garantir a eficiência pública.

Para Sardenberg, a governança é a base de sustentação do elo ESG, uma vez que ela define o processo de tomada de decisões dentro de uma organização. “Dentro da gestão, eu acredito que a busca pela eficiência é um elemento chave deste elo, como também um desafio para que possamos cumprir o nosso propósito. A administração pública é a gerência de tudo que é de todos, ou seja, os gestores públicos devem se lembrar do interesse geral. As questões de natureza ambiental e social têm que fazer parte da nossa atuação na governança. E sabe de que maneira é possível o gestor se comprometer em termos de ações concretas? De maneira efetiva”, enfatizou.

Dalton é doutor em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham e mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Gestão de Negócios pela UFSC e professor exclusivo nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Empresas Familiares, Gestão Estratégica e Administração de Conflitos da Fundação Dom Cabral.

O 37º episódio já está disponível nas principais plataformas digitais. Assista à entrevista pelo YouTube (clique aqui) ou ouça na plataforma de sua escolha: SpotifyDeezerApple PodcastsGoogle PodcastsAnchor.

 

Cartilha: Agenda ESG na CGE

Para dar continuidade nos debates sobre o tema, a CGE acaba de publicar a “Cartilha ESG na Controladoria-Geral do Estado”. O documento concentra os principais conceitos e reforça o compromisso da Controladoria e do Governo do Estado de Minas com a iniciativas que repercutam positivamente nos três fundamentos da ESG, reforçando o seu compromisso com um Estado íntegro, eficiente e alinhado às práticas dessa agenda.

Conheça a Cartilha! Disponível em formato digital. Baixe AQUI.

Cartilha ESG capa

Acompanhe também a trilogia sobre Agenda ESG no canal da CGE no YouTube.

FTVM site

 

O Governo de Minas Gerais selecionará o profissional para atuar como Controlador(a) Seccional da Fundação TV Minas Cultural e Educativa (FTVM). O profissional selecionado responde tecnicamente à Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) e administrativamente à FTVM.

 

Pré requisitos obrigatórios:

- Ensino superior completo;

- Experiência técnica comprovada de no mínimo 03 (três) anos, nas temáticas de Controle Interno: Auditoria, Correição Administrativa e/ou Transparência e Integridade.

 

Vaga: Controlador (a) Seccional FTVM

Inscrições até: Sexta, 25/03/2022 às 11:59h

Para mais informações acesse o edital clicando aqui.

E clique aqui para se inscrever.

 

Sobre o Transforma Minas

O Programa Transforma Minas é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o modelo de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para a administração pública do Estado.

O objetivo do programa é assegurar que os profissionais que compõem os quadros de alto escalão do Governo estejam aptos a enfrentar os grandes desafios que um estado com mais de 20 milhões de habitantes possui.

As seleções são realizadas por mérito, com base em um processo justo e aberto, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas, além da possibilidade de participação de profissionais de todos os setores, desde servidores públicos até profissionais da iniciativa privada ou do terceiro setor.

gestão de riscos 2 site

 

Nos dias 7 a 9 de março, a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) realizou o “Treinamento em Gestão de Riscos com Ênfase na LGPD”. O objetivo foi habilitar membros do Grupo de Trabalho (GT) e Pontos Focais representantes das áreas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico De Minas Gerais (SEDE/MG). O treinamento foi organizado pelo GT, que promove a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na SEDE.

Armando Moura, o Superintendente Central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da CGE ministrou a capacitação. “O tema, atém de agregar as metodologias de trabalho e gestão dos projetos setoriais, é fundamental para a conclusão do mapeamento dos processos e construção do inventário de dados pessoais” – afirmou o GT da SEDE/MG.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da SEDE/MG.