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CGE avalia satisfação dos servidores e cidadãos sobre serviços do órgão
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais realizou, durante o período de 12 a 30 de julho, pesquisa para avaliar a percepção dos servidores públicos e dos cidadãos sobre o órgão, bem como a satisfação em relação aos serviços prestados. A iniciativa faz parte de uma das ações do Plano de Integridade da CGE e é uma ferramenta importante para promover boas práticas de governança.
Segundo o chefe das Assessoriais de Harmonização das Controladorias Setoriais e Seccionais, Altair Fernandes Martins, o resultado da pesquisa demonstrou que os respondentes reconhecem a importância da CGE para o aperfeiçoamento e melhoria da gestão pública estatual. “Com a consolidação dos resultados, é possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos do órgão, o que contribui para o estabelecimento de um processo de melhoria contínua, de modo a identificar a melhor forma de gestão e atuação”, completou.
Resultados
Ao todo, a pesquisa contou com 317 respondentes, sendo 78% usuários internos - servidores, terceirizados, estagiários e servidores das Controladorias Setoriais e Seccionais – e 25% usuários externos. O questionário apresentou 12 questões de múltipla escolha, além de contar com campo aberto para que os entrevistados enviassem comentários, críticas e sugestões. A pesquisa foi realizada de forma anônima.
Quando perguntado quais termos melhor descrevem ou representam a atuação da CGE, as opções mais assinaladas foram “Auditoria”, “Controle Interno”, “Correição Administrativa” e “Transparência Pública”, o que indica boa percepção dos usuários em relação as frentes de trabalho do órgão: prevenção, detecção e correção.
Nuvem de palavras atuação CGE.
Além disso, 97% dos respondentes avaliaram a CGE como órgão importante ou muito importante para a administração pública e 72% afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços públicos prestados pela CGE.
Confiança
Segundo levantamento do Índice de Confiança na Justiça, pesquisa promovida pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, a sociedade brasileira apresenta desconfiança nas instituições públicas governamentais. Nesse sentido, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da CGE, tem trabalhado em iniciativas que promovam a confiabilidade: mais transparência, trabalhos preventivos e fomento da integridade nos âmbitos público e privado.
Com a pesquisa, foi possível identificar, com base na amostra, a confiança dos usuários nos serviços prestados pela CGE. 89% dos entrevistados concordaram que a CGE contribui para o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência da gestão pública estadual; 80% afirmaram que a CGE se destaca no monitoramento da qualidade dos gastos públicos, do equilíbrio fiscal e da efetividade das políticas públicas e 70% dos respondentes concordaram que os trabalhos desenvolvidos pela CGE visam agregar valor à gestão dos órgãos/entidades.
Comentários
Acesse os resultados da pesquisa AQUI.