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CGE e SEPLAG promovem evento para apresentação das competências técnicas dos servidores estaduais da área de controle interno
A Controladoria-Geral do Estado, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), promoveu um evento para apresentação das competências técnicas mapeadas para a função de controle interno e as implicações do mapeamento na avaliação de desempenho dos servidores. O evento ocorreu na última quarta-feira, 13/4, no auditório JK da Cidade Administrativa e contou com a participação de 293 servidores da área de controle interno, incluindo aqueles que trabalham nas unidades setoriais e seccionais de auditoria.
O controlador-geral do estado em exercício, Dany Andrey Secco, falou no início do evento sobre o enfoque abrangente do trabalho, esclarecendo que as competências dizem respeito às atividades de controle interno de todas as áreas e são direcionadas ao aprimorando amplo e complexo do sistema como um todo. “Não trataremos aqui de competências exclusivas do auditor interno no sentido estrito, que seriam relacionadas àqueles que pertencem à carreira, mas sim de todos os servidores que exercem funções de controle interno”, diz Secco.
A subsecretária de gestão de pessoas da SEPLAG, Warlene Rezende, também esteve presente e destacou que o trabalho de mapeamento de competências realizado com a CGE foi uma construção coletiva com potencial de influenciar outras secretarias e de mudar o rumo da avaliação de desempenho em todo o Estado. A avaliação seria direcionada a um acompanhamento mais efetivo e contextualizado para a realidade funcional do cargo ocupado. Essa ideia foi reforçada pelo gestor da Diretoria Central de Coordenação das Unidades de Auditoria da CGE, Carlos Maurício Santo Rosa, que afirmou que “a avaliação deixa de ser um instrumento genérico e passa a ser individualizada por servidor, de acordo com as suas atividades específicas”.
Os resultados do mapeamento de competências foram apresentados pela diretora de gestão de desempenho, Maria Aparecida Muniz Jorge, que também detalhou conceitos e procedimentos adotados no trabalho. Segundo ela, a expectativa é de que o levantamento seja uma ferramenta de planejamento, e não apenas uma metodologia. “A forma como os servidores e gestores utilizam a ferramenta, a implementação coerente e o acompanhamento é que podem melhorar os resultados e agregar na busca pela elevação do grau de maturidade do controle interno”, afirma a gestora.
A partir de 2016, além de subsidiar as próximas avaliações de desempenho em todos os níveis hierárquicos, as competências levantadas devem servir de parâmetro para planos de capacitação continuada, definindo oportunidades de aprendizagem para o servidor, e para desenvolvimento de propostas de certificação ocupacional.
Mapeamento de Competências
Estiveram à frente do trabalho a Subcontroladoria de Auditoria e Controle de Gestão, por meio da Diretoria Central de Coordenação das Unidades de Auditoria (DCCA/CGE), e a Diretoria Central de Gestão do Desempenho (SEPLAG), cuja parceria garantiu a implementação de metodologias consistentes de levantamento e organização de competências específicas requeridas aos servidores e gestores para cada tipo de unidade, cargo ou função. O trabalho envolveu 6 (seis) áreas da função de controle interno – auditoria central, unidades descentralizadas de auditoria, correição, governo aberto, assessoria técnica e inteligência – e mapeou 79 competências técnicas. Cada competência apresenta descrições de conhecimentos, habilidades e atitudes (iniciais da conhecida lógica de CHA) esperadas do servidor, assim como atividades relacionadas e entregas previstas.
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Os servidores podem acessar a Cartilha das Competências Técnicas da função de controle interno, disponível AQUI.
Foto 1: Auditores e servidores do sistema de controle interno no Auditório JK.
Foto 2: Controlador-Geral do Estado, Dany Andrey Secco.
Foto 3: Diretora de Gestão de Desempenho, Maria Aparecida Muniz Jorge.
Foto 4: Diretor da DCCA, Carlos Maurício Rosa.