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A equipe de Auditores da CGE-MG palestrou sobre o tema Auditor das Gerais - Sua Participação na Gestão Pública. A palestra é fruto de um projeto da CGE que tem como objetivo incentivar o controle social, estimulando o cidadão a participar de forma mais efetiva na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

No evento foram apresentados os mecanismos de controle social disponíveis no estado de Minas Gerais, tais como o Portal da Transparência, a Lei de Acesso à Informação e o Portal de Denúncias.

Participaram do evento representantes dos Conselhos de Saúde de 21 municípios integrantes da SRS de Sete Lagoas.

O evento contou ainda com a participação do Sr. Jean Carlos dos Santos Barrado - Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Sr. Éderson Alves da Silva - Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e Sra. Maria Isabel Pereira Brás - Referência Técnica para o assunto de Controle Social da SRS de Sete Lagoas.

Participaram da palestra os Auditores Internos Gustavo Mariano de Freitas Souza, Maria Aparecida de Souza Meokarem, Rinaldo de Souza Barros, Philippe Leão de Farias Filho.

1 Controladoria palestra em evento sobre controle social em Sete Lagoas

O Subcontrolador de Correição Administrativa, Rafael Amorim de Amorim, se reuniu, na manhã da sexta-feira, dia 05/02, com os auditores setoriais e seccionais dos órgãos e entidades do Estado para divulgar um balanço das atividades realizadas pela SCA no ano de 2015 e apresentar as principais mudanças e desafios previstos para este ano em matéria correicional.

A nova divisão das áreas temáticas da SCA, a realização de visitas técnicas, a implementação do ajustamento disciplinar (TAD) e do sistema de registro de bens dos agentes públicos (SISPATRI-MG) foram alguns dos assuntos tratados na reunião de trabalho.

Merece destaque a publicação da , que disciplina a atuação das unidades de auditoria em matéria de correição administrativa.

Durante o encontro, foram divulgados, ainda, o Relatório Trimestral de Expulsões da Controladoria-Geral do Estado e o calendário das próximas reuniões entre a SCA e os auditores setoriais e seccionais, que ocorrerão trimestralmente.

0 Subcontroladoria de Correição Administrativa divulga balanço das atividades do ano de 2015 e apresenta os novos desafios para 2016

Com Assessoria de Imprensa da Ouvidoria-Geral do Estado

O controlador-geral de Minas Gerais em exercício, Dany Secco, disse nesta quinta-feira (14/01) que o Estado ganhará, em 2016, o Observatório da Despesa Pública. “É um sistema informatizado, com ferramentas de investigação moderna, que permite fazer uma análise sistemática das despesas, dos desembolsos do Estado”, anunciou ele no programa Ouvidoria e Cidadania, transmitido pela Rádio Inconfidência (AM 880), às quintas-feiras, às 13 horas.

Dany Secco também falou sobre a chamada “sindicância patrimonial”, que vai apurar o enriquecimento ilícito de servidor público, que deverá, anualmente, declarar a evolução patrimonial por meio de um sistema eletrônico. “Se houver enriquecimento ilícito, aí sim se faz o devido processo disciplinar.”

O controlador-geral comemorou o avanço da transparência na gestão estadual em 2015. Minas Gerais passou de 15º para a primeira colocação na escala Brasil Transparente, da Controladoria-Geral da União. Ele contou que foi implementado um sistema informatizado para reunir os pedidos dos órgãos. “Anteriormente era feito por e-mail, não tinha um agilidade, uma facilidade de controle do que estava sendo pedido”, explicou Dany Secco.

Houve também treinamento dos servidores, o que fez melhorar a qualidade das respostas e o cumprimento mais efetivo dos prazos. Em 2015, foram mais de 5 mil solicitações, 68% a mais do que no ano anterior. “Tivemos uma recepção maior de pedidos de acesso à informação e um tratamento mais adequado e de melhor qualidade para prestar essa informação ao cidadão mineiro.”

Ouça a entrevista completa clicando aqui.

O Governo de Minas Gerais publicou, nesta quinta-feira (21/1), no Diário Oficial, o Decreto nº 46.933 de 20 de janeiro de 2016. que torna obrigatório, aos servidores públicos estaduais, apresentar anualmente a declaração de bens e valores de seu patrimônio privado. A medida, que envolve todos os agentes públicos da administração pública do Executivo estadual, complementa as já exigidas entregas de declaração no ato da posse e também quando o servidor for deixar o cargo, emprego ou função.

“O Decreto vem ocupar uma lacuna no cumprimento da Lei de Improbidade Administrativa pelo Estado de Minas Gerais. Até então, a administração exigia a entrega da declaração de bens e valores no ato da nomeação e no desligamento, mas não cumpria a Lei quanto à obrigatoriedade da atualização anual, requisito fundamental para se fazer uma análise da evolução patrimonial do agente. A probidade é uma condição exigida pela Lei e, com certeza, esperada pela sociedade”, afirma Secco.

Sispatri-MG

O decreto também oficializa a implementação do Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (Sispatri-MG). Por meio desta ferramenta, os servidores estaduais da administração direta e indireta passam a declarar eletronicamente, a partir deste ano, seus bens e valores. A ferramenta será gerenciada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e vai auxiliar na identificação de casos suspeitos de enriquecimento ilícito, isto é, de agentes públicos que tiveram evolução patrimonial incompatível com a remuneração.

"O Sispatri dará suporte a uma elaborada metodologia de análise patrimonial utilizada pelo setor de inteligência da CGE-MG. A partir da declaração anual, serão estabelecidos cruzamentos com outras fontes de informação, que evidenciarão potenciais casos de enriquecimento ilícito", observa o controlador-geral em exercício. "A Controladoria já celebrou mais de 15 parcerias com diversos órgãos para ter acesso aos bancos de dados, como cartórios de registro de imóveis, de registro de pessoas jurídicas e Ministério do Trabalho", complementa.

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) é a gestora do sistema eletrônico e responde pela integralidade e inviolabilidade das informações.

Declarações

A declaração anual de bens e valores deve ser apresentada de 1º de abril a 31 de maio (ou quando este não for dia útil, no primeiro dia útil subsequente).  Os agentes públicos estaduais contam com três opções para entregar a declaração de bens e valores: formulário próprio; cópia da seção Bens e Direitos da declaração anual de imposto de renda, apresentada à Receita Federal, com as respectivas retificações, quando for o caso; ou pelo sistema eletrônico de registro de bens e valores.

Em sua página, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) vai disponibilizar, no período de declaração, o acesso ao sistema eletrônico de registro de bens e valores. No sistema, inclusive, há funcionalidade para receber cópia eletrônica da seção Bens e Direitos da declaração anual de imposto de renda. “Os servidores podem optar por preencher conforme o modelo do formulário ou imprimir a aba Bens e Direitos da Declaração do Imposto de Renda e entregar na respectiva unidade de Recursos Humanos (RH)”, esclarece Secco. “No caso de utilização do formulário, os dados a serem declarados devem ser os mesmos dos expressos para a receita federal”, acrescenta.

Detalhes podem ser verificados no Decreto nº 46.933 de 20 de janeiro de 2016..

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) assinaram hoje (22) uma resolução conjunta para fortalecer a apuração de ilícitos administrativos e fomentar ações de prevenção e aperfeiçoamento disciplinar no ambiente educacional. A cooperação técnica entre os órgãos tem como objetivo reestruturar o Núcleo de Correição Administrativa (NUCAD), subordinado à Auditoria Setorial da Secretaria de Estado de Educação, e disseminar o conhecimento das normas que regem a atuação dos servidores públicos.

De acordo com a resolução, caberá ao NUCAD, entre outras ações, propor medidas de caráter preventivo e corretivo, acompanhar procedimentos de apuração e investigação preliminares, promover diligências e coordenar atividades de prevenção de ilícitos administrativos.

“O NUCAD desenvolverá ações preventivas e repressivas, buscando a redução do tempo médio das apurações e o aumento da efetividade dos processos instaurados. Certamente, com auxílio da CGE, o resultado de suas ações impactará positivamente na gestão, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas de educação”, afirmou o subcontrolador de Correição Administrativa, Rafael Amorim de Amorim.

O subcontrolador lembrou ainda que a Secretaria de Educação possui dois terços da força de trabalho do Estado, sendo essencial a reestruturação do Núcleo para o fortalecimento de suas ações disciplinares. Além dele, participaram da assinatura da resolução, o controlador-geral em exercício, Dany Andrey, a secretária de Educação, Macaé Evaristo, e o secretário adjunto de Educação, Antônio Carlos Pereira.

Cooperação para fortalecer ações disciplinares