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Treinamento gestão de riscos Setop 2 WEB

 

"A Gestão de Riscos contribui para a o alcance de resultados em benefício da sociedade". Armando Noé Carvalho 

 

Terminou sexta-feira (10/05/2019) o treinamento em gestão de risco ministrado pela Superintendência Central de Auditoria em Gestão de Riscos e de Programas da CGE (SCAGRP) a cerca de trinta servidores da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). 

O curso, com 12 horas de duração, foi ministrado pelo superintendente da SCAGRP, Armando Noé Carvalho, e apresentou os principais conceitos relativos à matéria de gestão de riscos. Além disso, contextualizou a importância da matéria no âmbito da Administração Pública, apresentou os modelos ISO 31000 e COSO para sua implementação, apresentou casos práticos e traçou os passos para que a Setop possa, efetivamente, realizar sua implantação.

A Gestão de Riscos é um elemento essencial para a boa governança, pois assegura que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais a organização está exposta, aumenta a probabilidade de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis e agrega valor à organização por meio da melhoria dos processos de tomada de decisão, contribuindo, por fim, para a o alcance de resultados em benefício da sociedade.

“O curso foi excelente. A carga horária e a metodologia foram adequadas e possibilitaram o bom aprendizado desse importante conteúdo, uma vez que alinhou teoria e prática. O Dr. Armando, por ser especialista certificado na matéria, conseguiu transmitir o conhecimento de forma muito clara e objetiva’, afirmou Giselli Starling, Superintendente de Planejamento, Gestão e Mudanças da Setop.

Segundo Giselli, a Setop planeja implementar a Gestão de Riscos alinhada ao Planejamento Estratégico do órgão, e enfatiza a importância do apoio da alta gestão: “Um importante fator de sucesso no âmbito desta Secretaria é o apoio da alta gestão, que tem um perfil técnico e muito comprometido com o alcance de resultados”.

 

Treinamento gestão de riscos Setop 6WEBEquipe da Setop capacitada em Gestão de Riscos: Parabéns e estamos à disposição!!!

 

PPP6

Servidores da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) participaram nesta semana do curso Aspectos Avançados de Parcerias-Público Privada com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio de Barcelos Silva, e o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Oscar Borges Prosdocimi. A iniciativa faz parte do programa CGE Capacita, que tem o objetivo de fazer parcerias para a qualificação dos servidores de controle interno.

Segundo Cynthia Martins Vieira, superintendente Central de Fiscalização Especializada da CGE, os palestrantes abordaram aspectos gerais e jurídicos nas parcerias público-privadas e também estruturas de governança dos contratos de parcerias, compartilhamento de riscos com o setor privado, sistemas de garantias, limites de alterações contratuais, relicitação e prorrogação antecipada. “Também trataram dos aspectos econômicos dos contratos com a discussão sobre metodologias que possibilitam a avaliação de projetos e políticas públicas, estruturação de estudos de viabilidade e avaliação de investimento de longo prazo”, explicou.

Além de servidores da CGE e Controladoria Setorial na Setop, também participaram servidores do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e do Núcleo de Coordenação de Projetos de Infraestrutura da atual Setop. “A iniciativa busca integrar as equipes que possuem atuação na área de parcerias público-privadas no Estado de Minas, fomentando a troca de boas práticas que possam contribuir com soluções na área de infraestrutura”, disse Cynthia.

Antes de ser secretário de Estado, Marco Aurélio foi secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Já foi consultor para PPPs da Fundação Getúlio Vargas e diretor da unidade de PPP do Estado de Minas Gerais.

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A CGE publicou, na data de hoje (03/05/2019), a Resolução nº 15/2019, que estabelece procedimento para a realização de reuniões e outros tipos de contato entre agentes públicos da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e particulares, usuários de serviços, fornecedores, prestadores de serviços, empresas em geral e organizações não-governamentais.

A Resolução é resultado da implementação da ação 28 do Plano de Integridade da CGE, que tem como prerrogativa “instituir regras claras de interação com o setor privado”. O objetivo da norma é orientar e estabelecer procedimentos visando à integridade nas interações público-privadas, com regras claras que disciplinem tais relacionamentos, especialmente em termos de comportamento e padronização das formas de acesso aos agentes públicos da Controladoria-Geral do Estado.

A auditora Beatriz Loureiro trabalhou na construção do documento: “é uma satisfação contribuir com a construção de medidas e práticas para salvaguardar a integridade tanto dos agentes públicos, como dos atores da iniciativa privada, trazendo mais transparência para as relações entre os setores”.

De acordo com a Resolução, nas reuniões realizadas entre agentes públicos da CGE e agentes privados deverão ser observadas as seguintes orientações:

  • toda solicitação de reunião deverá ser formalizada por escrito, preferencialmente por correspondência eletrônica, na qual deverá constar a pauta, o local e o horário;
  • a reunião deverá ter a participação de, no mínimo, dois agentes públicos.

"É importante, para o desenvolvimento de um cenário pleno de integridade, que outras instituições, sejam públicas ou privadas, construam suas próprias políticas de integridade, deixando claro o seu compromisso institucional de adequação à ética, transparência e accountability", afirma o Controlador-Geral, Rodrigo Fontenelle.

 

Conheça a Resolução nº 15/2019 clicando aqui.

Conheça o Plano de Integridade da CGE clicando aqui.

 

foto da reunião na CGU MG

Os superintendentes da Corregedoria-Geral da CGE Bernardo Oliveira Diabert, Vanderlei Daniel da Silva e Joana D’arc Aparecida de Faria, também corregedora-geral em exercício, participaram nesta semana da 1ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor) da Controladoria-Geral da União. Minas Gerais aderiu ao programa recentemente com o objetivo de trocar experiências em âmbito nacional e melhorar os processos correcionais, reduzindo o tempo de conclusão dos processos.

Ao todo, participaram 29 pessoas de vários órgãos e esferas da administração pública nacional por meio de videoconferência. O Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, apresentou o Procor e seus produtos. O regimento interno foi discutido e a coordenação da rede foi escolhida. Gilberto Waller fica à frente, tendo como secretário executivo o desembargador e representante da Corregedoria-Geral do TJ de Pernambuco, Fernando Cerqueira Norberto dos Santos.

GR telefone

A Controladoria-Geral de Minas Gerais aplica a segunda rodada do questionário de autoavaliação em gestão de riscos aos servidores e servidoras da Administração Direta, ou seja, das Secretarias. Quem for lotado em uma das secretarias que compõem a Administração Direta do Estado vai receber um e-mail com o link. Caso contrário, basta acessar o link abaixo para participar!

IMPORTANTE!

A consulta não deve ser respondida por servidores que estejam na Administração Indireta ou atuem “na ponta”, como escolas, penitenciárias, hospitais etc.

O diagnóstico visa identificar a percepção do servidor quanto ao tema e, dessa forma, conhecer o nível de maturidade em gestão de riscos no âmbito da Secretaria. A partir do resultado, serão propostas ações de melhorias, incluindo capacitações e outras estratégias.

Para auxiliar nas respostas, a CGE-MG elaborou um glossário com termos e definições para esclarecimento das questões.
Clique aqui e acesse o glossário.

Quaisquer dúvidas entrar em contato na Diretoria de Auditoria da Gestão de Riscos e de Integridade da CGE: 3915-8957/8972.  

 



QUESTIONÁRIO


https://forms.gle/UHUKSVgUHqzfDcsz7 


Prazo para respostas: 17/05