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O Portal de Transparência do Estado de Minas Gerais disponibilizou acesso, no último dia 21 de junho de 2021, a uma atualização do conjunto de dados dos Termos de Parceria e Contratos de Gestão firmados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual com entidades privadas sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e como Organizações Sociais (OS).

As informações do novo conjunto de dados estão disponíveis em formato aberto e divididos em 4 arquivos:

  1. Formalização dos Termos de Parceria e Contratos de Gestão;
  2. Termos aditivos;
  3. Repasses previstos e realizados; e
  4. Relatórios das comissões de avaliação, relatórios de monitoramento, e relatórios gerenciais.

Essa atualização teve por objetivo atender na íntegra o disposto na https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=23685&comp=&ano=2020&aba=js_textoAtualizado#texto, que trata das diretrizes para a elaboração e a execução da lei orçamentária para o exercício de 2021, e que determinou, dentre outras obrigações, a divulgação no Portal da Transparência dos:

“contratos de gestão e termos de parceria firmados com o Estado acompanhados dos respectivos termos aditivos, bem como os relatórios das comissões de avaliação, os relatórios de monitoramento e os relatórios gerenciais, nos termos da Lei nº 23.081, de 10 de agosto de 2018;”

Um resumo contendo as alterações realizadas no conjunto de dados também está disponível para acompanhamento das mudanças implementadas.

A gestão dos dados sobre os Contratos de Gestão e Termos de Parceria está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG e estes serão atualizados pela equipe da Controladoria-Geral do Estado - CGE.

“Com essa iniciativa, ampliamos, sobremaneira, o volume de dados e informações sobre as parcerias entre o Estado de Minas Gerais e o terceiro setor disponibilizados para a sociedade. A ampla transparência da aplicação dos recursos públicos, dos resultados alcançados e das avaliações obtidas nas parcerias sempre foi um dos pilares de sustentação do modelo mineiro.” André Luiz Veloso Ferreira, Superintendente Central de Parcerias com o Terceiro Setor.

As informações também podem ser acessadas diretamente no Portal de Dados Abertos do Estado, além daquelas já disponibilizadas nos sites dos órgãos e entidades do Poder Público Estadual responsáveis pelas respectivas parcerias.

 

Dados Abertos

O conjunto de dados dos Termos de Parceria e Contratos de Gestão está documentado de acordo com o padrão de metadados Frictionless Data (dados sem fricção), uma especificação aberta e legível por máquina para armazenamento de metadados que permite a posterior validação se os dados publicados estão de acordo com o especificado.

Para conhecer mais sobre dados abertos e o padrão de metadados Frictionless Data assista a oficina “Dados abertos sem fricção” (vídeo e apresentação), ocorrida durante a 3ª Semana INOVA. A oficina teve como objetivo apresentar o processo de documentação, validação e publicação de um conjunto de dados, além de ter comunicado a importância da adoção de boas práticas nesse processo, de acordo com requisitos legais.

cobertura dia 2

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (06/07), o segundo painel do II Webseminário de Direito Administrativo Sancionador. O evento, que acontece até o dia 08/07, já conta com mais de 4 mil visualizações no canal do Youtube da CGE-MG.

O Webseminário é uma organização da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), em parceria com o Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Painel 2

O painel “Intersecções entre o direito administrativo sancionador e o direito penal” contou com a moderação da Dra. Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira, Ex-Presidente do IMDA e os painelistas Fábio Gabrich, Delegado da Policia Civil do Estado de Minas Gerais e o Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior.

Em sua palestra, Fábio Gabrich explanou sobre os princípios que aproximam o Direito Penal do Direito Administrativo Sancionador e as diferenças entre o ilícito disciplinar e o ilício penal. Gabrich afirma que existe uma insuficiência dos estatutos disciplinares em tratar diversas questões processuais, sendo necessário, portanto, recorrer ao direito penal. O painelista afirma ser necessária uma renovação legislativa “quando acontece a modernização, abrimos o campo para o debate”, afirmou.

A moderadora Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira também pontuou a necessidade de um instituto sancionador mais robusto “algo que me angustia é a ausência de uma teoria da sanção do direito brasileiro. Gera anacronismo e contradições”, afirma.

Em sua fala, o Corregedor-Geral da União, Gilberto Walter, apontou a necessidade de repensar o Direito Administrativo Sancionador a fim de alcançar uma corregedoria mais eficiente. “Temos que encontrar os pontos em comum entre o Direito Administrativo e o Direito Penal para tratar alguns casos de regime disciplinar e também separar os pontos que são inconfundíveis. Precisamos urgentemente de um Direito Administrativo Sancionador independente”, enfatizou.

A palestra está disponível no canal da CGE. Assista aqui.

 

As atividades do II Webseminário Direito Administrativo Disciplinar vão até dia 08/07. Inscreva-se aqui.

Programação:

Painel 3 - Medidas Alternativas de Resolução de Conflitos no âmbito do Direito Administrativo Sancionador

Dia 07/07, às 14h | Assista ao vivo aqui.

 

Painel 4 - Implicações da nova Lei de Licitações no Direito Administrativo Sancionador + Conferência de encerramento

Dia 08/07, às 14h | Assista ao vivo aqui.

 

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A Diretoria Central de Fiscalização de Contratações é uma unidade da Superintendência Central de Fiscalização de Contratações e Transferência de Recursos, que faz parte da Auditoria Geral.

O Governo de Minas, por meio do Programa Transforma Minas, acaba de abrir, até dia 16/07, as inscrições para participar do processo seletivo para aplicação à vaga de Diretor (a) central de fiscalização de contratações.

Para se candidatar é necessário ter ensino superior completo, experiência profissional comprovada na área de auditoria de, no mínimo, 1 ano e ser servidor público efetivo do Estado de Minas Gerais.

 

Vaga: Diretor (a) central de fiscalização de contratações

Inscrições até: 16/07 às 11:59 horário de Brasília

Para mais informações acesse o edital: Clique aqui.

E clique aqui para se inscrever.

 

Sobre o Transforma Minas

O Programa Transforma Minas é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o modelo de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para a administração pública do Estado.

O objetivo do programa é assegurar que os profissionais que compõem os quadros de alto escalão do Governo estejam aptos a enfrentar os grandes desafios que um estado com mais de 20 milhões de habitantes possui.

As seleções são realizadas por mérito, com base em um processo justo e aberto, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas, além da possibilidade de participação de profissionais de todos os setores, desde servidores públicos até profissionais da iniciativa privada ou do terceiro setor.

O Transforma Minas tem como objetivo consolidar-se como a política de contratação e desenvolvimento de pessoas para cargos de liderança de livre nomeação no Estado de Minas Gerais.

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Primeiro painel do Webseminário teve como objetivo fomentar a discussão sobre a atividade correcional e sensibilizar os agentes públicos e a sociedade quanto à necessidade de atualização e modernização da Lei Estadual Nº 869 e a Lei Federal Nº 8.429. 

Aconteceu, na tarde de 05/07, o primeiro painel do II Webseminário Direito Administrativo Sancionador. Os painelistas da sessão abordaram o caráter interdisciplinar entre a improbidade administrativa e o regime disciplinar dos agentes públicos, esclarecendo seus pontos de contato e suas diferenças. “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, explicou, de forma humorada, o moderador do primeiro painel, o Subcontrolador de Correição da Prefeitura de Belo Horizonte, Daniel Martins e Avelar.

O Procurador Regional da República, Dr. José Roberto Pimenta, realizou uma exposição panorâmica acerca das relações entre a Lei de Improbidade Administrativa e o Sistema Disciplinar. Pimenta explica que a importância da Lei da Improbidade Administrativa, que visa combater práticas de corrupção em sentido amplo. É a partir da Lei de Improbidade que houveram avanços na nossa legislação e desdobramentos como a criação da Lei nº 12.846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção. “O objetivo desses normativos não é reprimir e sim prevenir”, afirma.

Contudo, o Procurador Regional da República afirma que é preciso avançar na matéria disciplinar “já estamos no século XXI, mas estamos convivendo com legislações atrasadas no campo do regime administrativo disciplinar”, pontuou.

Ao fim de sua palestra, o painelista falou sobre o projeto de Lei de que propõe uma reforma da Lei de Improbidade e afirmou que o Senado deve estar atento e aberto para o aperfeiçoamento das nossas leis “toda legislação tem pontos fortes e pontos fracos e a sociedade não pode ser prejudicada”, explicou.

O painel também contou com explanação do Procurador do Estado de Minas Gerais, José Sad Júnior. Em sua fala, o painelista defendeu a consensualidade entre ação judicial por improbidade e a ação disciplinar e a independência das esferas penal e administrativa. “Temos que ter uma convergência da atuação estatal, para que essas sanções e consequência dos mesmos atos sejam harmônicas e não haja contradição”, afirmou.

Assista a palestra completa aqui.

 

As atividades do II Webseminário Direito Administrativo Disciplinar vão até dia 08/07. Inscreva-se aqui.

 

Programação:

Painel 2 - Intersecções entre o Direito Administrativo Sancionador e o Direito Penal

Dia 06/07, às 14h | Assista ao vivo aqui.

 

Painel 3 - Medidas Alternativas de Resolução de Conflitos no âmbito do Direito Administrativo Sancionador

Dia 07/07, às 14h | Assista ao vivo aqui.

 

Painel 4 - Implicações da nova Lei de Licitações no Direito Administrativo Sancionador + Conferência de encerramento

Dia 08/07, às 14h | Assista ao vivo aqui.

 

Sobre o evento

A segunda edição do Webseminário de Direito Administrativo Sancionador acontecerá nos dias 5 a 8 de julho. O evento, 100% on-line e gratuito, tem como objetivo discutir sobre a atividade correcional e sensibilizar os agentes públicos e a sociedade quanto à necessidade de atualização e modernização da Lei estadual nº 869, de 1952 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, que completará no dia 5 de julho 69 anos de vigência.

O Webseminário é uma organização da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), em parceria com o Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

 

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O evento promoverá debates sobre direito administrativo e direito sancionador entre os dias 5 a 8 de julho. Confira a programação aqui.

Na manhã desta segunda-feira (05/07), teve início as programações do II Webseminário Direito Administrativo Sancionador, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da CGE.

Cerimônia de abertura

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Otávio Soares Pacheco, o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, A Procuradora-Geral de Justiça Adjunta Jurídica, Eliane Maria Gonçalves Falcão, o Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa de Paula Castro e a Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto.

Em suas considerações, Rodrigo Fontenelle destacou os esforços para implementação da cultura de integridade na administração pública, tendo a área correcional como ator fundamental e a atuação em rede como peça fundamental para a efetividade dos resultados.

Fontenelle mencionou, ainda, os resultados obtidos com a aplicação do Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos. O documento é organizado em quatro eixos temáticos de atuação: educação, controle, normatização e atuação em rede, explicou. Segundo Fontenele, “Só no eixo educação, a CGE-MG atingiu, no ano de 2020, 5.765 pessoas em capacitações e mais de 40 mil pessoas foram sensibilizadas por ações orientativas”.

O Advogado-Geral, Sérgio Pessoa, elogiou o evento e elencou ações realizadas em Minas no âmbito da prevenção e combate à corrupção. “A CGE Tem dinamizado em MG os conceitos, sobretudo, de integridade e atuação concertada no combate à corrupção. Atuação também sempre dialógica, concertada entre os órgãos de controle interno (CGE, AGE, OGE) com o MP, o que tem permitido avanços”, afirma. “Em Minas Gerais, temos talvez um dos primeiros casos de um acordo realizado em ação de improbidade com reflexos positivos ao erário, permitindo inclusive intervenções em regiões de Minas em apoio a estrutura de laboratórios para realização de exames, nesse período tão dramático que atravessamos na pandemia”, concluiu.

A Presidente do IMDA, Luciana Raso, comemorou a parceria com a CGE e a realização do Webseminário pelo segundo ano consecutivo. “Nós, do Instituto Mineiro Administrativo, entendemos que nada é mais propício para a prevenção de ilícitos administrativos do que a sensibilização e orientação dos agentes públicos. Esse evento favorece não só os agentes públicos, mas a sociedade como um todo” afirmou.

 

Conferência Magna

Na conferência magna, o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Otávio Soares Pacheco, destacou a importância da atuação do Estado, a valorização dos servidores e o fortalecimento dos mecanismos de controle e a efetividade sendo os pilares fundamentais para a prevenção e combate da corrupção.

“O Estado existe para o cidadão e para promover o bem comum e o interesse coletivo da sociedade brasileira. Para que isso ocorra, toda a atividade estatal deve ser realizada de maneira eficiente e com respeito à lei. Promover eficiência e legalidade na administração pública é a padra de toque da atividade correcional. Quanto mais corrupto, menos eficiente ele é, e menor a credibilidade frente ao cidadão”, afirmou.

Segundo Pacheco, a correição é uma das mais importantes atividades estatais. O Presidente do Senado explicou ainda que, países que possuem sistemas correcionais bem estruturados apresentam os menores índices de corrupção. Pacheco lamentou a posição do Brasil, que foi avaliado com pontuação ruim no Índice de Percepção da Corrupção. “Precisamos avançar”, pontuou.

Pacheco mencionou que, pouco a pouco, o sistema correcional brasileiro tem se aperfeiçoado e mencionou institutos importantes, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Consórcios Públicos, Lei de acesso à informação e a própria Lei de improbidade administrativa. “É só assim, com a discussão profunda e abrangente do sentido, conveniência, oportunidade e aplicabilidade dos modelos sancionatórios que poderemos continuar avançando”, afirmou.

Por fim, Rodrigo Otávio Soares Pacheco ressaltou que o caminho para o combate aos ilícitos administrativos está na conscientização e na capacitação dos agentes públicos, "prevenir é mais barato e eficiente do que remediar", finalizou.

Para assistir a palestra, clique aqui.

Confira a programação completa do evento e garanta sua inscrição: capacita.cge.mg.gov.br.

 

Sobre o evento

A segunda edição do Webseminário de Direito Administrativo Sancionador acontece entre os dias 5 a 8 de julho. O evento, 100% on-line e gratuito, tem como objetivo discutir sobre a atividade correcional e sensibilizar os agentes públicos e a sociedade quanto à necessidade de atualização e modernização da Lei estadual nº 869, de 1952 – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, que completará no dia 5 de julho 69 anos de vigência.

O Webseminário é uma organização da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), em parceria com o Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

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